Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Zema X Ângelo Oswaldo
Ainda repercutindo a respeito da Semana da Inconfidência, comemorada recentemente em Ouro Preto, o que se diz por lá é que o discurso do prefeito da cidade, Ângelo Oswaldo (MDB), foi diretamente oposto ao pronunciamento do governador Romeu Zema (Novo), indicando um contraponto à fala do chefe do Executivo mineiro.

Problemas à vista
A retirada do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do poder da Polícia Civil pode trazer muitas sequelas na área pública estadual. Existem policiais mais experientes com ódio do governador do estado. Lá na frente, isso pode ser um problema sério, com certeza.

Empresários X Detran
Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), comentários dão conta que existe interesse de empresários do ramo de revenda e aluguel de carros em influenciar na indicação dos nomes para o Detran.

Mudança na comunicação
Nos últimos dois anos, a Rede Minas entrou em sintonia com o mercado de TV aberta, certamente pelo fato de estar sendo administrada pela Secretaria de Cultura, ou seja, sem interferência do poder central na área de jornalismo. Mas agora, o temor é que a emissora voltando a ser comandada pela Secretaria de Comunicação do Governo, a orientação possa ser bem diferente.

Milionários fora da política
Tancredo Neves dizia que não pode misturar dinheiro com política. Em sua opinião, o dinheiro ajuda, mas não define pleito eleitoral. Desta ótica, é bom relembrar que dois milionários mineiros, Braulio Braz e Inácio Franco, depois de alguns anos como parlamentares estaduais, foram derrotados nas urnas.

Sucessão em BH
Sem um roteiro efetivamente definido, o ex-vice-governador Paulo Brant (PSB), tem realizado constantes reuniões para levantar informações que possam balizar uma possível candidatura à sucessão pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Duelo de titãs
Nada há nada concreto quanto aos debates relacionados à sucessão de 2026. No entanto, tem gente gostando da ideia da possível candidatura do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares, para servir de uma espécie de antídoto ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL).

Empresa complicada
Quem convive cotidianamente com os problemas de transporte coletivo na região metropolitana de Belo Horizonte, já não aguenta mais ouvir falar no nome da empresa Saritur, sinônimo de problemas a todo instante.

Sucessão em Juiz de Fora
Um dos grandes colégios eleitorais de Minas, Juiz de Fora, tem como prefeita Margarida Salomão (PT). Embora a eleição esteja distante, já tem nome na fila com a finalidade de disputar o pleito. Recentemente, a imprensa divulgou que o ex-deputado Isauro Calais será candidato à sucessão de Margarida. A informação não obteve a repercussão positiva esperada pelo pré-candidato.

Política em Vespasiano
Nos bastidores é tido como certo a candidatura de Carlos Murta à prefeitura no próximo ano. Ex-prefeito e ex-deputado estadual, avalição do momento indica que, desta vez, por não ter nomes competitivos no páreo, ele deverá levar a melhor.

Loteria dos problemas
Já está na mira do Ministério Público a informação de que o contrato da empresa Intralot, com a Loteria de Minas Gerais, é antigo e firmado na época da primeira gestão do então governador Aécio Neves. Porém, até agora, já foram realizados vários termos aditivos, daí a suspeita de favorecimentos.

Prestígio do ex-governador
Durante a eleição do novo presidente do PSD mineiro, agora comandado pelo deputado estadual Cássio Soares, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, um dos caciques do partido, defendeu pessoalmente a ida do ex-governador Alberto Pinto Coelho para o posto de vice-presidente.

Sucessão em BH
Tucanos de alta plumagem em Brasília, comentam sobre a importância de uma candidatura mais estruturada para disputar a prefeitura de Belo Horizonte no próximo ano. Um dos nomes sugeridos é o de Eduardo Azeredo, que antes de ser governador e senador, também já foi prefeito da cidade.

Sucessão estadual
Amigos do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), avisam que o político também está no páreo pra as eleições ao governo de Minas daqui a três anos.

Deputados e as redes sociais
Em Brasília, setores mais tradicionais já compilam dados para constatar a falta de projetos objetivos emanados dos principais parlamentares ligados apenas às redes sociais. “Eles não têm tempo de pensar e planejar. Tudo na vida deles é virtual”, dizem jornalistas da crônica política.

PF X Bolsonaro
Tido como um dos jornalistas mais bem informados de Brasília, Gerson Camarotti comenta: “a Polícia Federal está reunindo provas para deixar o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), cada vez mais encalacrado”.

Aro, amargurado
Quem teve oportunidade de conversar com o ex-deputado, Marcelo Aro, percebeu a fisionomia de um cidadão amargurado. Deve ter a ver com a decisão do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, em afastá-lo do comando da sigla em Minas, transferindo a titularidade para o deputado federal Pinheirinho. Coisas da política.

ONU arcaica
“O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) está fora de moda, administrado ao estilo dos anos 1960. Tem de haver mudanças por lá para poder funcionar melhor”. Opinião do historiador Marco Antonio Villa.