Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Frente Parlamentar
Ex-prefeito de Andradas e ex-diretor da Associação Mineira de Municípios (AMM), o deputado estadual Rodrigo Lopes (União Brasil), vai se mostrando uma liderança municipalista dentro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Uma de suas medidas ao assumir seu primeiro mandato foi protocolar o pedido de criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Mineiros. A ideia conta com a simpatia de seus pares, que também já foram prefeitos e conhecem as dificuldades dos gestores municipais.

Loteria x Jogo do bicho
Vejam só que ironia. Segundo comentários ouvidos no âmbito da Caixa Econômica Federal, em Brasília, no estado de Minas Gerais está acontecendo uma situação inusitada. O jogo do bicho, especialmente junto ao “povão”, é mais popular do que a tradicional Loteria Mineira. Vê se pode uma coisa dessa, gente?

Presidente cai, cai
O mineiro Carlos Melles, atual presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional, está lutando arduamente, inclusive junto ao seu partido, o União Brasil, no sentido de convencer o governo federal a continuar no posto.

Sucessão estadual
Em Brasília, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) continua jogando suas fichas visando se tornar um nome para disputar a eleição majoritária em 2026. Vale dizer que sua pretensão seria o governo de Minas. Enquanto isso, o vice-governador Mateus Simões (Novo) segue conversando com lideranças de todas as regiões do estado. Que vença o melhor, claro!

Carnaval dos baianos
No Carnaval de Belo Horizonte, o que se viu foi uma presença dominante da música baiana. Inclusive, os trios elétricos, que estiveram nos principais espaços públicos, eram de cantores da Bahia. Vamos lá, músicos mineiros.

BR-040, o drama
Especialistas advertem que a situação de desgaste da pista da BR-040, especialmente no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, se ficar ainda mais danificada, irá exigir muito mais investimento do poder público.
Cena única. Sobre o assunto, seria importante os políticos pararem de fazer discursos nas redes sociais e caminhar juntos na busca por uma solução para esta demanda.

Azevedo x Kalil
Nos bastidores da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, a orientação do presidente da Casa, Gabriel Azevedo, é não dar trégua ao ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD). Não se sabe os motivos de tanto ódio de um contra o outro, já que Kalil está completamente fora do foco da política.

Posse prestigiada
Na posse do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Minas, Marcelo de Souza e Silva, mais de 600 convidados compareceram, incluindo a presença de oito secretários de Estado.

Copasa e Cemig
Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), circulam informações apontando que, atualmente, a maioria dos diretores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) são do Rio de Janeiro, e na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a predominância é de paulistanos. Será mesmo, pessoal?

Áreas de risco
Entrevistados que repercutiram sobre o acidente geológico em São Sebastião, no litoral de São Paulo, rememoram que no Brasil existem 4 mil localidades em área de risco, com uma média de 10 mil pessoas residentes nesses verdadeiros precipícios.

Pobres e ricos
O cientista político e comentarista de TV, Mauro Paulino, lembra. “Esses acidentes, especialmente nas encostas, ocasionando dezenas de vítimas, como no litoral de São Paulo, é uma demonstração clara de que os pobres continuam escravizados. Não mais nas senzalas, mas no pé das montanhas, em seus barracos pendurados em terra sem firmeza, e quando acontece o desastre, grande parte, pagam com a vida, enquanto os ricos estão sempre em seus condomínios de luxo”.

Fora da política
“Se o presidente Lula (PT) tivesse a pretensão de planejar um projeto político para Alexandre Silveira (PSD), ele não teria sido convidado para ser titular do Ministério de Minas e Energia”, avalia um interlocutor do Palácio do Planalto. É aguardar para conferir.

Comunicação arcaica
Serviu como fonte de ironia a informação indicando que, em plena época de comunicação virtual dominante, alguns membros do Congresso Nacional ainda usam o esquema de enviar mensagem por intermédio de telegramas. Coisa arcaica, cruz credo!

Fome e abandono
Para o filósofo Mário Sergio Cortella, as pessoas em vulnerabilidade e em situação de rua, não morrem só de fome. “O abandono no sentido mais amplo é uma dose também mortal para quem nada tem e que não recebe apoio sequer dos próprios familiares”, vaticina.

Campanha da Fraternidade
Ao repercutir sobre a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, este ano, o jornalista Gerson Camarotti disse: “Esse assunto está sendo debatido para colocar a limpo a situação da fome de 33 milhões de pessoas no Brasil. O tema preocupa até o Papa Francisco. O governo carece trabalhar melhor para minimizar esse verdadeiro drama social”.

Discurso de ódio
A crônica política de Brasília ainda está atordoada com os acontecimentos deste início de ano na Capital Federal. Mas, alguns dos jornalistas, especialmente os correspondentes dos maiores veículos do mundo, acreditam que agora começa um período de decantação para saber quem tem aptidão para implementar o discurso de ódio no país.

Seca no Sul
Recentemente, a imprensa paulista fez uma análise dos problemas climáticos do país. Um dos itens que chama atenção é a região Sul do Brasil, agora com 300 municípios sofrendo com a seca. No Rio Grande do Sul, o crescimento industrial e agropecuário sem muito critério ao longo dos anos pode ter contribuído para a degradação do solo na localidade, destruindo a fauna e a flora e traduzindo-se em seca extrema. Santo Deus, gente!

Políticos beneficiados
Sem meias palavras, o filósofo Luiz Felipe Pondé comenta. “Os problemas sociais de interesse coletivo sempre estiveram às margens dos interesses reais dos políticos. É assim no Brasil e no mundo. Esses políticos partem daquele princípio, primeiro eu a ser beneficiado, depois os outros, no caso, o povão”.