Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Voando alto

São reais as chances do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB), de conquistar voos mais altos na política mineira. Na avaliação de amigos, ele poderia ser candidato a deputado federal. Mas, em Brasília, o senador Antonio Anastasia (PSDB) profetiza: “Julvan tem porte para ser senador ou até mesmo vice-governador, dependendo da situação”. Pelo visto, sua liderança na briga entre os prefeitos e governo mineiro rendeu frutos.

Sucessão em Montes Claros

Tido como um homem público probo, o prefeito de Montes Claros Humberto Souto (Cidadania) segue firme em sua liderança junto ao povo. No entanto, segundo vereadores da oposição, há pessoas próximas ao prefeito que estão praticando atos indevidos e, certamente, isso será explorado no período eleitoral, pode apostar.

Política em Betim

Segundo o que se comenta nos corredores da Assembleia, em Betim, o prefeito Vittorio Medioli (sem partido), caso confirme sua candidatura à reeleição, tem chances de ser o único postulante. Segundo os mesmos interlocutores, os petistas e eternos rivais de Medioli, por lá, são considerados cartas fora do baralho.

Política internacional

Em Belo Horizonte, concedendo entrevista à TV Assembleia, o professor de Assuntos Internacionais da PUC Minas, Eugênio Diniz, vaticina: “Pelo que conheço da política norte-americana, acho muito difícil o presidente Trump ser cassado”. Cuidado com esse tipo de comentário, professor…

Panorama econômico

Na avaliação da jornalista Juliana Rosa, especialista em economia, a projeção indicando que, no próximo ano, a economia brasileira deve crescer mais de 2% já atiçou o empresariado internacional a apostar mais no Brasil.

Estudantes x Ideologia

A jornalista Patrícia Campos Mello comentou sobre a decisão do Ministério da Educação de passar a emitir as carteiras estudantis. Para ela, a mudança é motivada por víeis ideológico, o que pode gerar uma briga com as entidades ligadas à classe e transformar essa decisão em um enorme problema para o governo.

Voto eletrônico

“Quando era deputado federal, Jair Bolsonaro fez vários discursos condenando o voto eletrônico. Agora, como é de seu interesse pessoal, ele defende a criação de partidos políticos, mediante à filiação eletrônica. Vê se pode?”, opinião da jornalista Luciana Garbin.

Polêmico Ciro Gomes

Quando esteve em Belo Horizonte, recentemente, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), como é de seu feito, disparou sua metralhadora contra quase todos os políticos da República. Ao ser indagado pelos jornalistas se não teme uma retaliação, disparou: “Tenho 41 anos de vida pública, sem processos, sem rabo preso e sem medo de dizer a verdade”. O homem estava enfurecido, cruz credo!

Representatividade negra

No Dia da Consciência Negra, a deputada estadual Leninha (PT) participou de um debate na TV Assembleia e frisou: “Sou a primeira parlamentar negra a presidir a Comissão dos Direitos Humanos nesta Casa”.

Prisão em 2ª instância

Em Brasília, o jornalista Gerson Camarotti disse: “Os deputados federais estão fazendo de tudo para deixar o projeto referente à prisão em segunda instância para o próximo ano”. Eles estão, segundo o jornalista, mais rígidos neste sentido do que os senadores. Coisas da política da Corte, não é mesmo, gente?

Política em BH

Durante evento para lançamento do livro do jornalista Dimas Lopes, no Sindicato dos Jornalistas, comentou-se que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) é tão esperto politicamente que nomeou, aos cargos de segundo escalão de seu governo, até gente do PSOL . A conferir, claro.

Filho de Patrus

“Caso o deputado Patrus Ananias (PT) seja candidato a prefeito de BH, o fará com intuito de unir o PT na capital, mas, também, com finalidade de ajudar na reeleição de seu filho, Pedro Patrus (PT), para vereador”. Foi o que se ouviu na mesma solenidade no Sindicato dos Jornalistas.

Cena única – Diante de tal comentário, é de se questionar: a reeleição de Pedro estaria correndo perigo?

Consciência negra

Para a pesquisadora e professora da UFMG, Viviane Gonçalves Freitas, no Brasil, ainda vai demorar décadas para que os negros tenham as mesmas oportunidades concedidas aos brancos.

Autenticidade negra

“Ser negro é ser autêntico”, assim definiu o reitor da Faculdade Zumbi Dos Palmares, de São Paulo, José Vicente. Na sequência, o ilustríssimo pontuou: “No Brasil, existem, sabidamente, muito mais negros do que brancos e, atualmente, a convivência entre as duas raças é de muita cordialidade. Existe um ou outro caso, mas na maioria, está tudo certo”, garantiu o reitor.

Partido sem compromisso

Visto como um dos pensadores mais respeitados no Brasil, o filósofo Mário Sérgio Cortella condenou a ideia obcecada do presidente Bolsonaro de criar um novo partido político. “Não se pode tratar um assunto tão sério com a banalidade com que vem sendo tratado o surgimento de uma nova sigla partidária”, disse.

Embate de gigantes

Questionado sobre a tese da filiação eletrônica para criação de partidos, o ex-presidente da OAB de São Paulo, Marcos da Costa comentou: “Fico com a tese do Ministério Público, ou seja, sou contra esta ideia”.

PSL esfacelado

Debatendo temas políticos na Globo News, o jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, atacou: “Na minha avaliação, o presidente Bolsonaro se precipitou ao deixar o PSL de maneira tão rápida. Isso pode trazer problemas no relacionamento, a partir de fevereiro, do presidente com os parlamentares que irão continuar na sigla”, avaliou o comunicador.