Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Problemas do Mineirão

Especialistas dizem que o acordo do governo mineiro, firmado em 2013 com a Minas Arena, para administrar o Mineirão, é lesivo ao Estado. Assim, se o governador Romeu Zema (Novo) não quiser ter mais problemas, deveria dar mais atenção ao tema nos próximos meses.

Político elitista

Comentários ouvidos na Porta do Café Nice, no Centro de Belo Horizonte. “O presidente da Câmara de Vereadores de BH, Gabriel Azevedo, é um político badalado, mas tem um perfil muito elitista”, dizem.

Políticos fora de moda

Ninguém aposta mais em nomes de políticos que fizeram sucesso no passado, como o da ex-prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara (PT), Chico Simões (PT) de Coronel Fabriciano, Ruy Muniz de Montes Claros e Gilmar Machado (PT) de Uberlândia.

Discurso do procurador

Em balizado discurso na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante evento das comemorações pelos 70 anos da Associação Mineira de Municípios (AMM), o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares fez um longo e bem fundamentado pronunciamento. Ele ainda elogiou o espírito consolidador do atual presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite.

Inimigos mortais

Quem tiver o mínimo de bom senso deve saber da desavença entre o senador Carlos Viana e o deputado federal Igor Timo. O Senado tomou a presidência estadual do Podemos, que era comandado pelo deputado. “Não os convidem para uma mesma mesa, pois a confusão será uma realidade”, apostam amigos de ambos.

Tropeiro sem sal

Ao longo de uma década, o então deputado federal Fabio Ramalho, o popular Fabinho Liderança, protagonizou cenas pitorescas em Brasília, quando realizava, uma vez por semana, o seu tradicional feijão tropeiro, reunindo nomes influentes. Agora, derrotado na última eleição, ele tem tentado reeditar a sua promoção, mas sem muito sucesso. Coisas da política nacional.

Jornalistas X Zema

Em suas andanças pelos estados brasileiros, o governador Romeu Zema (Novo) é simpático aos jornalistas da imprensa nacional. No entanto, o mesmo não ocorre com os comunicadores de Minas, segundo comentários nos corredores da Assembleia Legislativa.

Sucessão no TJMG

Embora o acontecimento seja apenas no início do próximo ano, nos bastidores do Judiciário já se discute a respeito da sucessão do atual presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), José Arthur Filho.

Problemas à vista

O serviço de inteligência da Polícia Militar tem notado a presença cada vez maior de membros do Comando Vermelho (CV) e do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas comunidades de Belo Horizonte. Ou seja, São Paulo e Rio de Janeiro continuam exportando suas mazelas.

Política em Pará de Minas

Em sua última passagem por Belo Horizonte, o ex-presidente da ALMG e ex-prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, foi mencionado para voltar a disputar o pleito municipal no próximo ano. Ele não disse nada, mas abriu um grande sorriso.

Sucessão em MOC

Além do deputado federal, delegado Marcelo de Freitas (PL), outro parlamentar de Brasília, o petista Paulo Guedes, passou a ser lembrado para disputar a sucessão do atual prefeito de Montes Claros, o veterano Humberto Souto (Cidadania).

CPMI das vaidades

“A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), para investigar os atentados de 8 de janeiro, já em andamento no âmbito do Congresso Nacional, vai servir de verdadeiro palco para exibições. Uma trincheira destinada a incrementar as redes sociais de políticos, um picadeiro à moda internet”. Opinião do médico paulistano Paulo Saldiva.

Redes sociais

O cientista político e comentarista, Mauro Paulino, joga farpas para cima do Congresso Nacional. “Se demorar muito a regulamentação para uso das redes sociais, o assunto pode sair do controle. Aí, qualquer medida pode ser tarde”, avalia.

Politizando o Judiciário

Jornalistas da crônica política de Brasília chegaram à seguinte conclusão. “O atual senador Sérgio Moro (PL), quando era juiz federal, politizou o Judiciário. Agora, ele poderá ser vítima de seu próprio veneno”.

Violência nas escolas

Na qualidade de professor, o filósofo Luiz Felipe Pondé disse que essa violência carece ser coibida pelas autoridades, mas os pais dos alunos precisam se envolver mais com seus filhos. “A atuação conjunta traz bons resultados. Caso contrário, se deixarem apenas por conta dos educandários, esse problema pode aumentar ainda mais”, vaticina o mestre.

Guerra contra os juros

A ordem dos assessores do Planalto é no sentido de que o presidente Lula (PT) esqueça o nome de Jair Bolsonaro (PL) e se concentre em resolver o problema dos juros altos.

Mudança de rumo

A respeito das declarações do presidente Lula (PT) em relação ao conflito entre Ucrânia e Rússia, os especialistas lembram que até mesmo durante o Regime Militar, o Brasil sempre foi a favor da conciliação de paz e contra invasões ou algo do tipo.

Inteligência artificial

Recentemente, o apresentador Marcelo Tas disse na TV Cultura. “A inteligência artificial, que no momento faz maior sucesso, poderá representar uma ameaça à humanidade no futuro”.

Exigência dos europeus

Segundo informa a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de São Paulo, a partir de maio, a Europa irá realizar compras exigindo o selo de isenção de desmatamento ilegal dos países com os quais mantém transações comerciais. O Brasil que se cuide.