Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Ódio de Kalil
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tem demonstrado um verdadeiro rancor contra ex-aliados, que em sua avaliação, não o ajudaram na campanha ao governo de Minas. Mas, a possível aliança com o senador Carlos Viana (Podemos) para a disputa à sucessão em BH, também seria o mesmo que o ex-comandante da PBH estivesse flertando com o inimigo. Afinal, o senador mineiro também candidato derrotado ao governo do estado, bateu pesado contra Kalil na maioria de suas falas.

Otimismo de Americano
Quando foi divulgada a tabela de compromissos do time do América, no Campeonato Sul-Americano, o presidente do clube, o deputado Alencar da Silveira disse: “enfrentaremos os uruguaios e os demais adversários com o peso de nossa camisa. Nós vamos fazer a diferença. Que venham Peñarol, Millonarios e Defensa Y Justicia”.

Política em MOC
Respondendo a inúmeros processos e inquéritos, o ex-prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, continua visitando a periferia da cidade e já avisando que vai ser candidato a prefeito no próximo ano. Será?

Comando da Granbel
Reeleita por unanimidade para a presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), a tucana Ilce Rocha, prefeita de Vespasiano, ainda não anunciou publicamente quais seriam as suas metas para os próximos dois anos.

Centro de BH
A Prefeitura de Belo Horizonte está anunciando a revitalização do Centro da capital. Certamente, as autoridades irão tomar providências para dissipar a quantidade de pessoas que, diariamente, infernizam quem passa pela Praça Rio Branco, nas imediações da rodoviária. Um horror, diga-se de passagem.

Governador das privatizações
Os jornalistas da crônica política de Brasília ironizam: “cinco em cada dez palavras do governador mineiro, Romeu Zema (Novo), destacam o seu projeto de privatizações”.

Ministro sem prestígio
No plano nacional, o prestígio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), é um fato. Em Minas, seu prestígio continua pífio, já que ele não tem capilaridade para atender a qualquer pedido de políticos. Palavras ouvidas na sala ao lado do gabinete do presidente do Senado em Brasília.

PT mineiro dividido
O PT mineiro, atualmente, não tem uma grande liderança e analistas políticos apontam: “vai ser difícil reverter essa realidade, pelo fato de haver uma enorme divisão entre as forças petistas no estado, colocando em lados opostos, os deputados Patrus Ananias, Rogério Correa, Reginaldo Lopes e Odair Cunha. Cada um quer defender o seu próprio território e interesse, sem levar em conta a importância da união da sigla”.

Presidente cansativo
“As repetidas vezes em que o presidente Lula (PT) detona a política de juros, implementada pelo Banco Central, já rendeu o que tinha de render. Ao insistir nessa reclamação, ele irrita os diretores do banco e começa a perder apoio junto a muitos dos seus eleitores, especialmente os formadores de opinião. Chega, presidente!”, vaticinou o comentarista global, Mauro Paulino.

Emprego e renda
Debatendo em um programa de TV, o deputado federal por Pernambuco, Sílvio Costa Filho (Republicanos), opinou: “o incremento de programas sociais para atender às pessoas carentes é importante, mas o governo federal deveria concentrar em uma política séria, capaz de fazer alavancar o crescimento econômico e, mediante a geração de emprego e renda, essas demandas seriam melhores atendidas”.

Briga eterna
A semana foi de mais intriga entre mineradoras, autoridades de Belo Horizonte e o próprio judiciário, em relação à mineração na Serra do Curral, cartão postal da capital mineira. Resta saber quando esse assunto vai sair das páginas dos jornais. Afinal, enquanto se discute o tema, as empresas vão só escavando as montanhas.

Ex-amigos de Kalil
Um dos fortes padrinhos do ex-prefeito da capital era o atual chefe do Executivo, Vittorio Medioli. Mas, segundo consta dos bastidores, ambos estão em uma espécie de antagonismo político. Informações de Brasília apontam que Alexandre Kalil, do grupo antigo, ainda tem uma aproximação apenas com o ministro do Tribunal de Contas, Antônio Anastasia. De resto, ele estaria pregando no deserto, dizem por lá.

Definindo o futuro
Ao analisar o acalorado debate relacionado ao projeto de reajuste fiscal, pelo governo federal, o economista Ricardo Sennes, comentou que esse programa tem de ser bem estruturado, pois dele vai depender do futuro promissor e/ou do fracasso do governo nos próximos quatro anos. “Eles não podem errar. Tem que fazer a coisa acontecer de modo a gerar confiança dos investidores”, disse.

Aplaudindo a cultura
Para a jornalista e comentarista Patrícia Campos Mello, a nova Lei de Incentivo à Cultura irá trazer de volta o dinamismo dos eventos do segmento em todo o Brasil, mediante a injeção de muito recursos financeiros. Agora, a divisão dos valores será mais democrática.

Reforma complicada
O governo federal aposta na votação da reforma tributária, ainda para este ano, com a finalidade de dinamizar o crescimento econômico. O problema é que, agora que a matéria começa a ganhar corpo no Congresso, surgem as forças contra o projeto, capitaneado pelos representantes do agronegócio, construção civil, mineradoras e os prefeitos municipais, enfim, uma batalha enorme já está se avizinhando.

O poderoso presidente
“Quando não existe crise, elas são fabricadas e então, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) é chamado para entrar no embate. Está sendo assim, inclusive, no recente episódio relacionado às Comissões Mistas, para análise das Medidas Provisórias (MPs). Ele é um político incorrigível”. Comentários da professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Eloísa Machado.

Jovens negros
Levantamento de diferentes entidades indicam que os jovens negros são sempre os mais criminalizados em suas ações no Brasil, inclusive perturbados pela política. Por enquanto, só existem discursos sem prática, para poder minimizar essa realidade.

Imprensa tradicional
O filósofo Luiz Felipe Pondé comentou recentemente: “nos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump continua dizendo que a imprensa de lá é engajada politicamente e contra ele. Por aqui, o discurso de Jair Bolsonaro (PL) também era o mesmo. Vamos ver se muda esse viés, dessa criminalização sem sentido, a não destilar tanto o ódio”.

China X Cuba
“A confirmação de uma nova data, para a vista do presidente Lula (PT) à China, é muito importante, pois existe a possibilidade de aumentar consideravelmente o intercâmbio comercial entre as duas nações. E tem mais: é melhor ele ir para China do que o presidente brasileiro priorizar uma visita a Cuba, por exemplo”. Comentário do filósofo Mário Sérgio Cortella.