Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Promessa do Alckmin

Quando esteve em Belo Horizonte, na semana passada, para tratar de assuntos relacionados à agenda econômica, junto a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), prometeu que voltará à cidade para dar uma “turbinada” no partido no estado, já que a sigla, na última eleição, foi o um fiasco só. É aguardar para conferir!

Poder do ex-deputado

Nos corredores da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte circulam informações indicando que o ex-deputado federal, o candidato derrotado ao Senado, Marcelo Aro (PP), tem uma teia de proteção e também de atuação nos bastidores daquela Casa, capaz de causar inveja em qualquer um.

Sucessão em BH

Veja só como a política mineira é complicada. Em Brasília, o deputado Aécio Neves (PSDB) diz aos amigos que a sucessão de BH passa por seu crivo. Quando indagado, o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) atalha: “eu sou um forte cabo eleitoral”. Por outro lado, tem uma turma defendendo o retorno de Marcio Lacerda. Ou seja, este assunto faz parte da agenda de interesse de muitos grupos políticos. Comentário único. Enquanto isso, o atual prefeito Fuad Noman (PSD) continua firme em sua atuação discreta, mas sempre presente nos grandes atos da capital. Se for candidato à reeleição, vai dar trabalho aos adversários!

Barulho contra Zema

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) promete fazer muito barulho contra o governador Romeu Zema (Novo). Ela é ligada ao setor educacional, mas o seu partido, por enquanto, ainda não definiu como vai ser a oposição. Contudo, seria bom o pessoal do Palácio Tiradentes ficar atento, pois serão questionados a toda hora sobre os atos do governo.

Política nacional

Avaliado como um homem forte na campanha do então candidato petista Lula, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, agora morando em São Paulo, tem preferido usar o celular para despachar com seu amigo presidente. Tem evitado se encontrar com o chefe da nação pessoalmente para não gerar especulações. Mas, os passos do ex-ministro são seguidos de perto, podem apostar.

De olho no Clésio

Outro mineiro, Clésio Andrade, ligado ao meio dos transportes, teve enorme inserção na campanha de Lula, mas por enquanto, está quieto em seu canto, dizem alguns interlocutores.

Terminal JK

Dá tristeza ver o estado de abandono do Terminal Turístico JK, na região Central de BH. O espaço era um excelente ponto de apoio para os operadores de turismo da capital mineira.

Apoio ao ministro

Em Brasília, houve uma onda de reclamações contra o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). “Ele fez indicação para conselheiros da Petrobras em desacordo com o Planalto. Mas, ao mesmo tempo, sua Excelência tem apoio de dois pesos pesados: o presidente do partido, Gilberto Kassab, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD)”, diz a imprensa.

Energia solar

Dados do Ministério de Minas e Energia comprovam que, atualmente, apenas 1% dos brasileiros consome energia solar. Ou seja, é muito pouco.

Indígenas em pauta

Na avaliação da crônica política de Brasília, a discussão relacionada aos Yanomamis, além de outros temas indígenas, ficará em pauta pelo menos por mais 30 dias, para evitar que a oposição tenha tempo de pensar em fazer cobranças ao governo. O assunto é de interesse do Planalto, por ser bandeira de campanha, mas, no momento, é alternativa para conter a fúria dos adversários. Resta saber se a estratégia vai funcionar.

Malditas joias

“É claro que haverá desmentido, além disso, as redes sociais vão dizer contra, mas a verdade é que o problema da ilação do nome de Jair Bolsonaro (PL), com o escândalo das joias da Arábia Saudita, está sorvendo o capital político do ex-presidente”. Opinião do jornalista Gerson Camarotti.

Desestruturando a economia

Economistas de São Paulo vaticinam: “a crise das Lojas Americanas, que está deixando de pagar a milhares de fornecedores, pode complicar ainda mais, se levarmos em consideração a situação caótica de seus 44 mil funcionários diretos. Isso pode representar um risco para a economia brasileira e as autoridades do Ministério da Fazenda já estão de olho no resultado desse cenário.

Modelo inconstitucional

Na avaliação de juristas, o atual modelo adotado pelo Congresso Nacional, quanto a aprovação das Medidas Provisórias (MP), é ilegal. Eles rememoram: “de acordo com a Constituição Federal, toda matéria neste sentido, antes de ser levada ao plenário, carece de ser analisada por uma Comissão Mista de senadores e deputados, para então receber parecer e seguir seu curso normal”.

Mulheres na política

Mesmo reconhecendo o número crescente de mulheres na política, a deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral (PSB), colocou uma discussão importante para ser analisada. Segundo ela, o aumento de representantes do sexo feminino só não é maior pelo fato de a maioria dos partidos políticos serem presididos por homens.

CPIs na Câmara

Está em evidência a temporada de parlamentares buscando assinaturas para instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara Federal. Muitas dessas propostas de CPIs não irão vingar, mas os seus autores criam um clima favorável a caminhar para outras negociações políticas. Um verdadeiro toma lá, dá cá.

Coitado do Almirante

“Estamos falando de um homem honrado, um intelectual de primeira grandeza. Um timoneiro das Forças Armadas Brasileiras, e que neste momento, por seu envolvimento com políticos, está com seu nome sendo jogado no lixo. Ele não merece”. Análise feita pelo apresentador e jornalista, Marcelo Tas, sobre o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, em relação ao escândalo das joias da Arábia Saudita.

Mulheres negras

No dia Internacional da Mulher, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, concedeu uma longa entrevista para uma TV em Brasília, onde abordou vários temas e citou um dado interessante. “Temos feito um enorme esforço para inclusão de mulheres no Judiciário, mas por enquanto, o STF só tem 8% de mulheres negras. E isso é muito pouco”, vaticina a magistrada.

Bolsonaro X Costa Neto

Essa vem dos bastidores da Sala de Imprensa da Câmara Federal. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já foi avisado: “o presidente de seu partido, Valdemar da Costa Neto, está costurando um acordo com o Palácio do Planalto e disse que irá apoiar algumas votações dos principais projetos do governo”. Aí, o interlocutor completou: “Bolsonaro, ao saber do tema, mandou um monte de palavrão”. É a podridão da política de nosso país, gente!