Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Turismo em Sabará

Ao longo de décadas, a histórica Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, sempre foi destacada como uma cidade turística. Mas, na atual administração do prefeito Wander Borges (Cidadania), o município perdeu essa importância, certamente por falta de apoio ao setor, um dos mais importantes para turbinar a economia.

Tempo quente na ALMG

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), vai precisar reforçar o esquema de segurança para evitar que durante os debates internos, especialmente nas Comissões Técnicas, os parlamentares Coronel Sandro (PL) e Beatriz Cerqueira (PT) não cheguem às vias de fato. A animosidade entre as partes chegou à temperatura máxima.

Oposição bate pesado

Deputados de oposição estão postando em suas redes sociais que há incoerência por parte do governo de Minas Gerais. Segundo analisam, o Executivo enviou projeto aumentando o pagamento dos secretários de Estado e do próprio governador, enquanto existem trabalhadores na área do ensino ainda ganhando um salário mínimo.

Aécio ausente

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) continua deixando claro a sua intenção de influenciar na sucessão para a Prefeitura de Belo Horizonte no ano que vem. No entanto, ele não quer saber de mudar para a capital mineira. Prefere ficar à distância, morando em Brasília, como tem feito ao longo dos últimos anos.

Política em Uberlândia

A sucessão do atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), já é tema de bate-papo nos bastidores locais. Um dos nomes interessados no tema é o deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB). Resta saber se ele estaria disposto a abandonar suas atividades empresariais para entrar nessa peleja.

Prédios abandonados

Recentemente, aconteceu um grande incêndio no histórico prédio do Instituto de Educação, na zona Sul de Belo Horizonte. Agora, se constata a necessidade de uma ampla reforma no edifício, porque tudo por lá está apodrecido. Outra edificação do estado, o prédio da Maternidade Odete Valadares, também tem os mesmos sinais de desleixo.

Jornalista na política

A aposta do setor produtivo em Minas é no sentido de convencer o jornalista Eduardo Costa (Cidadania) a se candidatar à Prefeitura de Belo Horizonte no ano que vem. Mas, segundo análise de amigos, a sua pretensão mesmo seria disputar o Senado.

Fora do grupo

Embora tenha conquistado um certo espaço no âmbito do grupo político do governador Romeu Zema (Novo), o ex-deputado e presidente do PP, Marcelo Aro, estaria longe de se sedimentar como um integrante do denominado “grupo duro” do Palácio Tiradentes.

Copasa e Cemig

Quem quiser deixar o líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Gustavo Valadares (PMN), irritado é dizer que a Cemig é comandada, prioritariamente, por paulistas e a Copasa, tem em seus quadros diretivos muitos cariocas.

Aeroporto do conflito

No embate para saber quem iria administrar o espaço do Aeroporto Carlos Prates, agora desativado, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), levou a melhor contra o grupo político do governador Romeu Zema (Novo).

Ex-Cidade Industrial

Cerca de três décadas passadas, a Cidade Industrial, em Contagem, era um orgulho dos mineiros. Agora, a região está esquecida, sem muita pujança. A prefeita Marília Campos (PT) terá um mega desafio no sentido de fazê-la voltar a ser um estaleiro da indústria mineira.

Banco Central

A declaração fora de contexto do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, indicando que para não ter problema com o aumento da inflação, o ideal seria uma taxa de juros de 26%, provocou ironia do empresário e ex-deputado federal, Emerson Kapaz. Para ele, o titular do BC não está levando o país a sério.