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Setor supermercadista mineiro espera crescimento de 3,5% nas vendas da Páscoa

Foto: Pixabay

 

Um levantamento feito pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), com empresas de todo o estado, aponta expectativa de crescimento médio de 3,5% nas vendas do setor, ocasionada pela Páscoa e Semana Santa em relação ao ano passado. A projeção se baseia na expectativa de consumo dos principais itens comercializados, como peixes, bebidas e chocolates.

Além do apelo do período, temas como saudabilidade e o aumento da oferta refletem nas expectativas para o consumo de peixes em geral, que deverá ter crescimento de 5,74%. Em relação aos outros produtos que compõem a cesta do almoço pascal (azeite, azeitona, batata, etc.), a estimativa de demanda dos supermercadistas é de avanço de 5,35%. Muito requisitado na época, o bacalhau, mantém seu espaço, com desempenho de 4,33%. Considerando o consumo de ovos, as projeções são de crescimento na casa de 15% em todo o período da Quaresma.

A consultora financeira Marcela Alves diz que a tradição cristã de não comer carne vermelha e frango neste período ajuda a disparar as vendas de peixes e ovos. “Muitas pessoas não fazem a ingestão desses alimentos durante todo o período de Quaresma. Isso aumenta a procura por pescados e frutos do mar. No entanto, como são produtos mais caros, o consumo de ovos se mantém em alta”.

Em relação aos refrigerantes e sucos, o setor deverá ter um aumento no consumo em cerca de 3,7% na comparação com o mesmo período de 2022, segundo a sondagem. Quando perguntados sobre a expectativa da demanda por bebidas, sem um comparativo de crescimento em relação ao ano anterior, mas sim a preferência entre elas, a aposta dos supermercadistas para o período é na cerveja convencional, segundo responderam 80% dos pesquisados. Já 17,1% deles acreditam que o vinho deverá ter a maior procura. Os demais 2,9% investem em bebidas quentes.

Analisando os chocolates, a expectativa é de crescimento de 5,5%. Para 74,3% dos entrevistados, a projeção para este ano é de que o consumidor vá optar por outros formatos de chocolates, como barras, bombons, granulados, etc. Outros 25,7% mantêm a aposta no consumo dos ovos de chocolate.

Marcela explica que devido aos altos preços dos ovos de chocolate, a maioria das pessoas dão preferência a outros formatos. “Isso já vem acontecendo há algum tempo, os ovos possuem um preço que muitos consumidores não estão dispostos a pagar. Já as barras, apesar de serem mais simples, costumam ter a mesma quantidade de chocolate e por um valor menor”.

Balanço de 2022

A Amis também divulgou o balanço de 2022 do setor supermercadista de Minas Gerais. No ano passado, os supermercados mineiros faturaram R$ 68,41 bilhões, um aumento de 7,93% se comparado a 2021 (R$ 63,39 bilhões). O crescimento registrado foi além da expectativa de 3,2% para o ano. Além disso, mantiveram o ritmo de expansão e inauguraram 89 unidades, que demandaram a contratação de 9.060 colaboradores ao longo de 2022.

Com as novas unidades, o setor chegou ao total de 10.753 novas lojas em Minas Gerais no ano passado. Os investimentos foram da ordem de R$ 1,314 bilhão. “O consumidor exige, cada vez mais, lojas mais atraentes, mix diferenciado e bom atendimento. O investimento é alto, ainda mais em um cenário de altos custos de montagem de loja e de produtos”, detalha o presidente executivo da Amis, Antônio Claret Nametala.

O total de colaboradores empregados de forma direta nos supermercados em Minas Gerais fechou o ano em 367.774, mesmo com as dificuldades para contratação. “O setor supermercadista é um grande gerador de vagas, especialmente para a população jovem, que tem no segmento sua primeira oportunidade formal de trabalho. As empresas contratam, treinam e preparam o colaborador para o novo emprego e para toda a carreira profissional”, explica Claret.