Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Notícias falsas

Pela primeira vez, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, se manifestou em relação as notícias falsas das redes sociais. Do alto de sua experiência, ela está preocupada com a possibilidade da fake news influenciar o resultado das eleições deste ano.

Político inábil

Sem mais palavras, o deputado federal Marcus Pestana (PSDB) ataca. “O ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB), é um político inábil”. No segundo momento, a fala exibida no programa Mundo Político da TV Assembleia, o parlamentar tucano acrescenta: “se não fosse o apoio do PSDB, o sr. Lacerda jamais teria se tornando prefeito da capital”, ironizou o deputado. Ufa.

Cultura prestigiada

Mesmo sem mostrar detalhes, o secretário de Cultura da PBH, Juca Ferreira, garante que no momento a produção cinematográfica mineira está em alta, especialmente perante o mercado nacional. Com certeza as pessoas comuns não tem conhecimento dessa realidade, claro.

Alberto e Fabiano

Seguramente mais de 100 pessoas foram aplaudir o ex-governador Alberto Pinto Coelho (PPS), semana passada, no Fogão a Lenha, comandado pelo empresário Roberto Gontijo. O ex-chefe do executivo também foi saudado pelo empresário Fabiano Lopes.

Tudo misturado

Uma cena, que chamou atenção durante solenidade de assinatura da ficha de filiação do deputado federal Rodrigo Pacheco ao partido Democratas, foi a quantidade de pequenos cartazes anunciando a presença de inúmeros prefeitos do MDB, sigla que acabava de ser abandonada pelo parlamentar. Coisas da política mineira, ora veja.

Crescimento pífio

Com longa experiência no mercado financeiro, a economista Rita Mundim disse, recentemente, que o crescimento do Brasil está capengando, pois depende apenas de bons resultados no agronegócio. “Então, o Governo Federal divulga números bonitos, fazendo as pessoas acreditarem que estamos crescendo. Mas isso não é real. A verdade é que temos um resultado positivo, porém pífio. Resumindo, o país finge que está crescendo”, sentencia a renomada profissional.

Meirelles presidente

Consta em Brasília que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sonha em contar com o aval do presidente Temer (MDB) para se tornar candidato à presidência. Acontece que se depender do Planalto, “o ministro continuará onde está para não deixar o carro da economia brasileira sair dos trilhos”. Essa é a opinião de muitos jornalistas da crônica política.

Crime político?

Da maneira direta e contundente, o jornalista Merval Pereira garante: “O assassinato da vereadora Marielle Franco foi motivado por questões políticas”. É aguardar as investigações para saber se ele é bem informado.

O silêncio da ativista

Relativamente ao assunto de Marielle, a cientista política Letícia Godinho observa: “Trata-se de uma mulher, negra, lésbica e ativista dos direitos humanos. Portanto, ela deveria estar incomodando muita gente. Então, procuraram a silenciá-la, para sempre”, vaticina a cientista.

Assassinato e as eleições

Especialistas em marketing político jogam todas as fichas no sentido de que as campanhas eleitorais vão explorar o assunto da morte da vereadora carioca, como uma maneira de provocar que o tema, falta da segurança, assola a nação brasileira. Ou seja, a questão vai ser falada exaustivamente por todos os candidatos à presidência da República.

 Sem apoio popular

As primeiras avaliações vindas de Brasília indicam que os juízes federais, ao participarem recentemente de manifestações para defender a continuidade de pagamento de auxilio-moradia, não teve aprovação popular. Isso ainda vai dar xabú, ora se vai.

Democracia ameaçada?

O assunto referente as notícias falsas é tema de palestrantes em eventos no Brasil e no mundo. Aliás, essa foi uma das muitas discussões levadas a debate durante a realização do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em São Paulo. Os especialistas repetem: o crescimento dessa realidade pode comprometer a democracia. Cruz credo, gente.

Política em MOC

Incentivador da candidatura de Gil Pereira (PP) a deputado federal, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), teria de se desdobrar para conseguir êxito na empreitada. Na realidade, Pereira é parlamentar estadual de 6 mandatos e não sabe, segundo amigos, se essa mudança seria oportuna. Quem vai saber, ilustre deputado?

PSDB sobrevive

Ao tomar conhecimento da decisão do senador Anastasia (PSDB) visando ser candidato ao governo, o deputado tucano João Vitor Xavier (PSDB) comentou: “se isso não acontecer, o PSDB mineiro iria morrer de inanição”.

Pressão no STF

Irado com as recentes opiniões de políticos que fazem pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), o consultor político e econômico de São Paulo Ricardo Sennes lascou esta: “a pressão dos políticos não deveriam ser dirigidas de maneira atabalhoada contra o STF. Quem merece esse tipo de reparo é, sem dúvida, o ministro Gilmar Mendes, pois ele muda toda hora o seu voto”. Corajoso comentarista, não é mesmo pessoal?!

Pacote econômico

“Como estão pleiteando candidaturas à presidência da Republica, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), estão deixando de lado a preocupação em aprovar o pacote econômico”. Avaliação da comentarista Cristiana Lôbo.

Comentário único – Nesse caso, fica caracterizado aquela velha máxima: quando o interesse pessoal entra em cena, as coisas destinadas a beneficiar a população ficam em segundo plano. Coisa feia, gente.

Privatização comprometida

Sem qualquer rodeio, a jornalista Natuza Nery, ao fazer um comentário sobre o leilão da Eletrobrás, atacou: “essa privatização já subiu no telhado há muito tempo. Esse assunto já era”, arremata a comunicadora.

PDT em apuros

Por enquanto, ninguém sabe como será a convivência dos deputados Elias Prado e Sargento Rodrigues, ambos do PDT. De posições ideológicas diferentes, com certeza o presidente da sigla, deputado Carlos Pimentel, terá muito trabalho pela frente. Ora veja.

O suplente dos sonhos

Com experiência de seis mandatos como parlamentar federal, o tucano Bonifácio Andrada é cortejado pelas alas de Anastasia (PSDB) e do ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB) para ser candidato a suplente de senador. Ou seja, o cidadão de Barbacena, com seus mais de 80 anos, continua sendo um político influente.

Partido dos desonestos

“O MDB pode ser considerado o partido dos desonestos. O seu presidente de honra, sr. Michel Temer, está enlameado na corrupção. Vários senadores estão na mesma situação, inclusive o presidente em exercício da sigla, Romero Jucá, que responde a três processos. Isso é o que chamamos de políticos sem escrúpulos, pois eles irão às urnas no próximo pleito, na maior cara limpa, pregar mudanças e renovações na política brasileira”. Opinião do historiador paulistano Marco Antônio Villa.

Política em Sabará

Em Sabará, na Região Metropolitana, o prefeito Wander Borges (PSB) não quer saber de política. Ele estaria com dificuldade em escolher quem apoia para governador, especialmente depois da decisão do senador Antonio Anastasia (PSDB) de entrar no páreo. Só que Borges tem boas ligações com o atual governador, Fernando Pimentel (PT). Uma clássica “sinuca de bico”, como se diz no popular.

Comerciantes em apuros

“Volta e meia, o Governo Federal anuncia queda nos juros. No entanto, os comerciantes continuam pagando taxas elevadíssimas para conseguirem créditos. Na verdade, essa realidade termina travando o crescimento brasileiro, já que o movimento no comércio é importante para soerguimento da cadeia produtiva”, diz o professor e economista Antônio Corrêa de Lacerda.

Governo em minoria

De acordo com levantamento informal dos jornalistas de Brasília, o Governo Federal já perdeu a maioria no Congresso Nacional. Ou seja, aprovar projetos, agora, será um verdadeiro pesadelo para o executivo.