Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Presidência da ALMG
Embora ainda faltem 60 dias para as eleições parlamentares, já tem muitos deputados estaduais de olho na sucessão do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PSD). Esse tem sido o tema mais debatido nos bastidores da Casa, mesmo que de maneira extraoficial.

Eduardo Costa e a PBH
Quando o nome do comunicador Eduardo Costa (Cidadania) foi indicado para disputar a eleição na qualidade de vice do governador Romeu Zema (Novo), já se sabia das dificuldades políticas para que esse projeto fosse levado adiante. No entanto, fica no ar a possibilidade de o jornalista ter se interessado pelo assunto relacionado à política e, com isso, já iniciar um movimento visando disputar a sucessão do prefeito de BH, Fuad Noman (PSD). A conferir…

Estrela da noite
Durante o lançamento do livro sobre a trajetória política do ex-governador Hélio Garcia, semana passada, na Academia Mineira de Letras, a estrela da noite foi o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, um dos coordenadores da campanha do ex-presidente Lula (PT). O livro, no caso, foi escrito pelo jornalista Itamar de Oliveira e reuniu mais de 200 pessoas, inclusive dois ex-governadores: Eduardo Azeredo (PSDB) e Fernando Pimentel (PT).

Prefeito sem prestígio
Durante a convenção do PSB, semana passada, no auditório da ALMG, comentou-se sobre a ausência do prefeito de Sabará, o veterano político Wander Borges. Um cidadão mais exaltado chegou a sugerir: “O nome dele deveria ser retirado da lista de filiados, já que ele nunca comparece a nada do partido”.

Empresário na política
Em Brasília, jornalistas da crônica política fazem uma aposta para saber quando o empresário mineiro Rubens Menin se dedicará de vez a algum projeto político. Ele próprio, quando indagado sobre o assunto, prefere o silêncio. Coisa de político mineiro.

Coordenadores da campanha
Aos poucos, o ex-deputado Adalclever Lopes (PSD) vai se afastando da coordenação de campanha de Alexandre Kalil (PSD), cedendo lugar ao atual presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PSD). É que Lopes está empenhado em conseguir um resultado proativo na eleição para deputado estadual.

Prestígio do Mercado Central
O Mercado Central é o endereço preferido pelos políticos neste período de campanha. Semana passada, o deputado Mauro Tramonte (Republicanos), o senador Alexandre Silveira (PSD) e a presidenciável Simone Tebet (MDB) foram algumas das presenças que circularam por lá.

Ironias políticas
“Se o orçamento federal é público, então não pode haver o denominado orçamento secreto do Congresso Nacional. Isso é pura incoerência”. Frase dita pelo ex-deputado Mário Assad Júnior.

Política nacional
Opinião de políticos experientes em Brasília: “O general Braga Netto (PL), como parceiro de chapa de Bolsonaro (PL), é um peso morto. Mas, a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, pode ajudar muito na conquista de eleitores evangélicos, especialmente no Nordeste”.

Hora de pedir votos
A assessoria política do presidente Bolsonaro (PL) tem tentado mudar a agenda do candidato, especialmente para evitar polêmicas, focando em apresentar propostas e pedir votos. O difícil vai ser conter o filho Carlos (Republicanos), um dos apoiadores do grupo mais radical.

Tema internacional
Estudos apontam que, diante da necessidade por demanda de gás em vários países europeus, haverá uma pressão concentrada no sentido de começar a encontrar o caminho para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. Será?

Fragilidades brasileiras
Em um dos muitos debates em que participou, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) lembrou que, no período mais crítico da pandemia, o Brasil se viu obrigado a importar máscaras da China. Segundo avaliação do político, aí está a prova de que estamos em um país completamente dependente das forças de segurança, do comércio e da ciência internacional.

Debate na TV
E, por falar em Ciro Gomes (PDT), comenta-se, em São Paulo, que ele está preparado para massacrar seus adversários nos debates televisivos. Resta saber, quem são esses seus adversários, já que, até o momento, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) não almejam comparecer em nenhum deles.

Juventude atualizada
Estudos e pesquisas eleitorais comprovam que os eleitores jovens pensam mais coletivamente ao invés do individualismo no passado recente. Que bom, não é mesmo, gente?!

Em defesa da liberdade
Ao analisar a quantidade de pessoas que assinaram o documento defendendo um manifesto neste próximo dia 11 de agosto, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto disse: “É legítimo que representantes da sociedade civil se unam num movimento cívico em defesa e a favor do pacto para garantir a continuidade e preservação das instituições”.

Defendendo a cultura
Quando ainda era candidato à presidência, o deputado federal André Janones (Avante) defendia uma maior democratização, mediante investimento público da cultura no país. O seu discurso agradou as pessoas envolvidas neste meandro. Agora, resta saber para onde vai ser encaminhada essa sua ideia. Os petistas irão aceitar essa tese do parlamentar?

Vida inteligente
“Uma prova da existência de vida inteligente fora da terra é que eles nunca aceitaram se mudar para o nosso planeta”. Comentário do filósofo Mario Sergio Cortella.