Home > Esporte > Tiro com arco pode ser benéfico para a saúde física e mental

Tiro com arco pode ser benéfico para a saúde física e mental

 

Uma das vantagens do esporte é trabalhar a paciência – Foto: Pixabay

O arco e flecha estão presentes na humanidade desde a pré-história, sendo utilizado como ferramenta de caça. Como modalidade esportiva surgiu no século XVI e XVII e chegou ao Brasil na década de 1950. Além dos benefícios que a atividade traz à saúde, como a postura, força física e a saúde mental, todas as pessoas podem praticar.

No torneio olímpico, a competição é realizada ao ar livre e o arco utilizado é o recurvo, composto por punho, corda e lâminas, além de estabilizador e mira. “O alvo fica a 70 metros de distância do atleta e o objetivo do jogo é fazer mais pontos. A cor determina a sua pontuação. Branco (1 e 2), preto (3 e 4), azul (5 e 6), vermelho (7 e 8) e amarelo (9 e 10), se a flecha acertar a linha que divide as cores, a pontuação maior é a que vale. Quem fizer mais pontos vence”, explica o instrutor André Xavier.

O torneio é dividido em duas fases. “Na primeira, o atleta dispara 72 flechas e aquele que fizer mais pontos será o primeiro e enfrenta aquele que fizer menos pontos. Na segunda fase, os dois arqueiros duelam, cada um tem direito a três flechas em cinco sets. Aquele que fizer mais pontos no final do set ganha dois pontos, se terminar empatado, cada um marca 1 ponto. Para ser considerado o vencedor do combate, o arqueiro precisa vencer 3 sets, ou marcar 6 pontos. Agora, se a competição terminar empatada, uma flecha extra é concedida e aquele que acertar mais próximo do alvo central, vence”, completa Xavier.

Uma diferença importante dentro do tiro com arco é que o local onde será realizada a competição, muda a distância entre o arqueiro e o alvo. “Nas competições ao ar livre (outdoor), o alvo fica a 70 metros do atleta. Já em ambiente fechado (indoor), a distância diminui para 18 metros. Além do arco recurvo, também é utilizado nas competições internacionais o arco composto”.

Praticante há 3 anos, o estudante Gustavo Bernardes destaca a importância do tiro com arco na sua vida. “O esporte ajudou muito na minha concentração, antes eu era muito inquieto. Desde quando comecei a praticar sou uma pessoa mais focada e paciente. Posso dizer que mudei totalmente”.

Brasileiro número 1 do mundo

Destaque do esporte no Brasil nos últimos anos é Marcus D’Almeida. O carioca de 25 anos é o atual líder no ranking da World Archery, na categoria recurvo, pela primeira vez na história. Ele conseguiu o feito após vencer um torneio em Las Vegas, Estados Unidos.