Home > Economia > Divinópolis recebe investimentos na área de beneficiamento de aço

Divinópolis recebe investimentos na área de beneficiamento de aço

Iniciativa vai gerar novos postos de trabalho. / Foto: Divulgação

A cidade de Divinópolis recebeu um grande investimento na área de beneficiamento de aço. Foi inaugurada, no dia 14 de fevereiro, a nova linha de produção de tubos 150×50 (com diâmetro de 5 polegadas) na fábrica Cofer Ferro e Aço. No Brasil, há somente três indústrias com este setor em seu parque, uma em Belo Horizonte, outra em São Paulo e agora também no município do Centro-Oeste de Minas.

Há quase meio século no mercado, a Cofer Ferro e Aço é considerada a maior fornecedora de beneficiamento de aço da região. É especializada na fabricação e venda customizada de perfis, tubos, chapas, telhas galvalume e de todo material relacionado a essa matéria prima. Possui cinco mil clientes ativos, dentre eles: serralherias, construtoras, indústrias, fábricas moveleiras e de estruturas metálicas, equipamentos fitness, placas e toldos.

A diretora da fábrica, Julyana Pugas Rodrigues, afirma que a Cofer Ferro e Aço pretende expandir muito este ano. “Temos uma estimativa de gerar 50 novos empregos para a região, com a abertura dessa nova linha. Atualmente, temos 300 funcionários de forma direta”.

Hebert Amaral, diretor comercial, explica que o prognóstico de desenvolvimento de ferro e aço para 2023, pelo volume do material no país, de acordo com o Instituto Aço Brasil (IABr), é em média de 3%. “Com esse novo equipamento, a nossa estimativa de crescimento de produto próprio é cinco vezes esse percentual, em torno de 15% do nosso volume. O avanço nas vendas deverá ser de 15% e em 2022, esse número ficou em 8,5 e 9%”.

Julyana conclui dizendo que tem consciência do papel da fábrica no desenvolvimento da economia mineira. “Buscamos uma gestão de alta performance, inovadora e focada em resultados. Continuaremos a investir para o nosso crescimento até que sejamos referência nacional no mercado e que tenhamos fortes laços de confiança com nossos fornecedores e clientes”.

 

Nova filial no Triângulo Mineiro

Dando continuidade à expansão em Minas Gerais e buscando maior agilidade e fluidez para os clientes do Triângulo Mineiro, a Cofer Ferro e Aço inaugurou, em 2022, a filial de Distribuição e Vendas. É um galpão com capacidade de estocagem de mil toneladas e com equipe de vendas interna e externa, localizada em Uberlândia.

“Estamos em um dos maiores ‘canteiros de obras’ de Minas Gerais. A região segue com o setor de construção civil aquecido desde o início do projeto. Agora conseguimos oferecer maior competitividade e agilidade nas entregas”, afirma Rudgers Rodrigues, gerente da filial.