Home > Destaques > Nomes são mencionados para disputa ao governo de MG em 2026

Nomes são mencionados para disputa ao governo de MG em 2026

Foto: Freepik.com

No começo de janeiro, quando o governador Romeu Zema (Novo) for reconduzido ao posto, o noticiário estará recheado de pautas sobre projetos políticos, com vistas, vejam bem, à sucessão do Executivo estadual. Sabe-se que este jogo só terá início daqui a 4 anos, mas, política é assim: um chega ao poder e os outros se organizam para entrar em cena.

Referente a esse assunto, o nome do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares começou a ser especulado. Esses comentários foram ouvidos durante sua posse, ao ser reconduzido, pela quarta vez, ao posto máximo no Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

O evento, que ocorreu no Palácio das Artes, contou com a presença de mais de mil convidados e autoridades. E muitos presentes disseram que Soares tem o perfil ideal para se tornar governador, por ser um homem probo, com experiência na vida pública, bem articulado, além de ter prestígio dentro MPMG, já que ele foi escolhido pelos próprios colegas, cabendo a Zema apenas nomeá-lo.

Soares tem 57 anos e é natural de Montes Claros. Ele ingressou no MPMG em 1990, como promotor de justiça, atuando em Januária, no Norte de Minas. Em seguida, esteve nos municípios de Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito.

Presidente da AMM

Outra figura de proeminência neste páreo é o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito reeleito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius (PSDB).

Hoje, a AMM tem presença marcante nos mais de 800 municípios do estado, sendo que, neste final de ano, a diretoria da entidade aprovou uma série de ações que visa trazer para o bojo temas importantes e definidores de prioridades das cidades filiadas. A ideia é apresentar propostas inovadoras e mais afinadas à realidade estadual e nacional, com intuito de arquitetar práticas mais eficientes.

Com o nome já disseminado em todas as regiões de Minas, Marcos Vinícius poderia nutrir, até mesmo, a expectativa de se tornar um candidato a ser apadrinhado pelas lideranças municipais, afinal é nesta área que reside a origem de sua própria história política.

O Novo de novo

Fora isso, seria plausível outras pretensões para o respectivo engajamento nessa longínqua peleja, cujo no certame se enquadraria, perfeitamente, o novo vice-governador, Mateus Simões (Novo).

Obstinado e organizado, Simões teve forte presença na primeira administração de Zema na qualidade de secretário-geral do governo. E, a partir de sua investidura este ano no Executivo estadual, começa a se desenhar que o seu futuro político possa alçar voos mais altos, ou seja, o cargo de governador daqui 4 anos, segundo avaliam amigos próximos.