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CDL/BH apresenta ações de Natal para capital mineira e perspectivas do comércio

Foto: Pixabay

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, apresentou, em coletiva de imprensa, no dia 7 de dezembro, ações de Natal para a cidade, resultados da pesquisa com comerciantes e consumidores sobre a data e expectativas para o varejo em 2023.

De acordo com o levantamento, 91,7% dos consumidores da capital planejam comprar algum produto para a data. Para isso, a intenção é desembolsar, em média, R$ 123 por presente. Esse valor representa um crescimento de 11,7% em comparação ao ticket médio do último ano, quando o investimento foi de R$ 110,10 por item. A intenção dos consumidores é adquirir, em média, quatro presentes, totalizando um investimento de R$ 492. Com essa projeção, a expectativa é que as vendas em torno da data injetem na economia da cidade R$ 2,45 bilhões, um crescimento de 1,24% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Na lista de presentes, os produtos que ocupam as cinco primeiras posições são roupas (54,5%); brinquedos (42,3%); acessórios (28,6%); calçados (22,8%) e cosméticos (19,6%). O gasto médio com as três principais mercadorias deverá ser de R$ 130,34 para roupas; R$ 125,46 com acessórios; e R$ 108,75 para brinquedos.

Na perspectiva dos lojistas, a pesquisa mostra que 62,2% dos entrevistados acreditam que as vendas deste ano serão melhores que as de 2021. Já 29,6% esperam o mesmo volume e 8,2% acham que o desempenho será menor. De forma geral, os comerciantes estão mais otimistas que no último ano, quando apenas 43,5% esperavam vendas melhores. Para atender as demandas da temporada, 42,8% pretendem aumentar o estoque e 53,3% vão manter o mesmo volume. Apenas 3,9% afirmam que vão diminuir.

Já na visão dos comerciantes, o ticket médio deverá ser de R$ 242,79 por presente, um aumento de 53,8% em relação a 2021. Os lojistas esperam ainda que os consumidores adquiram dois itens, totalizando um investimento de R$ 485,58. “O ticket esperado tanto pelos lojistas quanto por consumidores, ao se multiplicar pela quantidade de presentes comprados, é similar, em torno de R$ 500. Isso nos mostra que esses dois grupos estão com as expectativas alinhadas”, explica o presidente da CDL/BH.

Varejo 2023

Os indicadores econômicos projetam que o varejo da capital encerre 2022 com crescimento de 0,6% e, em 2023, avance 0,85%. A atividade econômica como um todo aponta para um ambiente mais favorável. Além disso, a taxa de juros vigente na economia possui tendência de queda, favorecendo a retomada do crédito e do consumo.

“A economia melhorou, mas o cenário ainda é desafiador. Como entidade que representa o principal gerador do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, entendemos que, para aumentar a produção de riquezas, não só de Belo Horizonte, mas do Brasil, são necessárias reformas como a tributária, abertura comercial, melhorias regulatórias, além de responsabilidade fiscal com sustentabilidade da dívida pública e alcance gradual de um superávit primário”, analisa Silva.

Vem aí

Entre os dias 13 e 23 de dezembro, haverá a Casa do Papai Noel na Praça Sete, um dos locais mais famosos de BH. O espaço terá programação gratuita de fotos com o Papai Noel e apresentações musicais. “A Praça Sete é um dos nosso principais símbolos e possui um forte comércio em seu entorno. A Casa do Papai Noel será um espaço de celebração do comércio e, principalmente, de nossa cidade”, afirma presidente da CDL/BH.

As ações solidárias “Natal de Todo Mundo”, da Fundação CDL/BH, braço social da entidade, e “Natal do Servas”, do Serviço Social Autônomo (Servas), estão recebendo doações de brinquedos. A expectativa é que mais de 600 crianças em situação de vulnerabilidade sejam presenteadas nessas ações.

A entrega da primeira ação será realizada no dia 20 de dezembro, das 13h às 18h, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Já a segunda será no dia 19 de dezembro, das 9h às 12h, no Palácio da Liberdade.