Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

O jornalista e escritor Itamaury Teles, que fez parte da equipe de articulistas de opinião do Edição do Brasil, lançou, em Montes Claros, seu mais recente livro, intitulado “Deus e Liberdade: uma nonagenária loja perfeita”. A obra, de 296 páginas, reúne fatos e fotos da mais longeva loja maçônica da cidade.

Fundada em 1932, a Loja “Deus e Liberdade” mantém, ao longo dos 90 anos, destacada influência no crescimento econômico, social, cultural e político da região Norte de Minas. Toda a renda da noite de autógrafos foi destinada às obras assistenciais da Fraternidade Feminina.

Foto: Arquivo pessoal

MINISTROS. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não conseguiu indicar o seu ministro da Economia. Apenas balões de ensaio com o aparecimento do nome do candidato derrotado ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), que provocou um rebuliço no mercado financeiro. Lula colocou nomes importantes na comissão de transição e já avisou: “Quem estiver nesta equipe não tem lugar garantido no primeiro escalão”. Há, em Minas, uma grande expectativa quanto aos mineiros que poderiam integrar o grupo do governo Lula. Entre Alexandre Kalil (PSD), Alexandre da Silveira (PSD) e Reginaldo Lopes (PT), o petista é o nome que pode ocupar um ministério. Já o nome da senadora Simone Tebet (MDB) é o mais certo para a área social, embora ela espere uma indicação para o Ministério da Agricultura.

EMBOLADO. É como está a sucessão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Até agora, o governador Romeu Zema (Novo) não se fixou num nome. Ele já disse que quer um dirigente afinado com o seu governo e não um presidente da ALMG que seja um adversário.

LULA E OS FARDADOS. É claro que existe nas Forças Armadas algum comandante simpático ao presidente eleito. No entanto, Lula encontra dificuldades para indicar, principalmente, o comandante do Exército. Ganha força o nome do general Tomás Miguel Miné Ribeiro, atual chefe do Comando Militar do Sudeste, sediado em São Paulo.

DA COCHEIRA

Em São José dos Campos – SP, o juiz da comarca decidiu que uma mulher teve seu projeto de vida danificado, porque foi maltratada pelo marido. Vai levar R$ 105 mil de indenização. A decisão se aplica à teoria do dano existencial por causa da violência doméstica.

Devagarzinho a inflação vai chegando. A desculpa agora foi o movimento dos caminhoneiros que teria motivado o aumento de preços de produtos hortifrutigranjeiros. A caixa de tomate chegou a R$ 120 na Ceasa. Vai ser assim até início de janeiro.

Não se pode mais trafegar com tranquilidade nas ruas movimentadas da cidade. Tem sempre algum acidente com motoqueiro. Enquanto isso, o trânsito fica daquele jeito. As ocorrências mais constantes estão acontecendo na Via Expressa e nas Avenidas Afonso Pena, Antônio Carlos, Cristiano Machado, Amazonas, Barão Homem de Melo, Silva Lobo, Brasil e Contorno.

Uma pergunta para ser feita ao meio sindical. Depois do fechamento das principais fábricas de tecidos de Belo Horizonte e Contagem, o Sindicato dos Tecelões ainda existe? Seu prédio na Rua Formiga parece que está abandonado.

Raíssa Medeiros e Léo de Jesus, rainha e rei da Bateria Venenosa dos Acadêmicos
de Venda Nova 2023 / Foto: Valdez Maranhão

ANIVERSARIANTES

Domingo, 13 de novembro
Carmelita Campos
Sérgio Richard
Paulo Franzen

Segunda-feira, 14
Jornalista Carlos Alberto Santos
Coronel Paulo Duarte Pereira
Jornalista Vera de Oliveira

Terça-feira, 15
Marília Sarte – Nova Lima
Walmir Moura Soares

Quarta-feira, 16
Edmundo Pé de Alface – Feira dos Produtores
Valter Lucio Teixeira
Eliseu Soares

Quinta-feira, 17
Flávia Capuruço
Mônica Lucas Martins – Esmeralda
Luiz Parreiras – Brumadinho

Sexta-feira, 18
Luiz Carlos Gambogi
Coronel Mário Lúcio Cançado

Sábado, 19
Sra. Maria Isabel Castro e Silva – esposa de Roberto Elisio
Diva Ladeira
Rogério Colombini