Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

O silêncio do poderoso
É ensurdecedor o silêncio de Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). De tempos para cá, ele parece estar em época de hibernação completa, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) industrial está sempre patinando para baixo. Até quando, senhor dirigente?

Silveira no topo
Corre solto nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que o senador Alexandre Silveira (PSD), em parceria com petistas, está jogando pesado para eleger um nome ao cargo de presidente da ALMG que não seja tão aliado ao Palácio Tiradentes. É aguardar para conferir…

O vice de Zema
“Qual será o projeto político do vice-governador eleito Mateus Simões (Novo)?”. Esse foi o questionamento ouvido, na semana passada, durante a solenidade de comemoração dos 70 anos da Associação Mineira de Municípios (AMM), no Palácio das Artes. Lógico que o assunto ficou sem resposta, pelo menos por enquanto.

PT na PBH
Em Brasília, já se diz, de maneira reservada, sobre assuntos políticos para daqui a 2 anos. Em uma das salas do grupo de transição do governo comentou-se: “Em Belo Horizonte, o PT vai ter candidatos, sendo os dois nomes do momento o deputado federal Reginaldo Lopes e o ex-governador Fernando Pimentel”.

Sucessão na Assembleia
Na semana passada, a imensa lista de nomes que pretendem disputar a presidência da ALMG foi reforçada com mais dois postulantes: o deputado Bernardo Santana (PR) e do veterano parlamentar João Magalhães (MDB).

Burguês desistirá?
Essa informação vem dos meandros da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Segundo o que se propala por lá, o ex- -presidente da Casa, o antigo vereador Léo Burguês (União Brasil), estaria querendo jogar a toalha e abandonar a vida pública. Ele, de acordo com as fontes, ficou decepcionado com a derrota do último pleito, no qual se candidatou a deputado federal.

Ligações perigosas
No costumeiro bate-papo de fim de tarde, no Café Boca de Pito, edifício 5ª Avenida, na Savassi, eis que surge o seguinte comentário: “Se o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) sempre esteve próximo dos empresários da construção, o atual chefe do Executivo, Fuad Noman (PSD), tem um carinho especial pelo setor de transporte”. O povo é maldoso, né?!

Cultura pede socorro
Estaria havendo atrasos nos repasses de valores do governo federal para o governo mineiro em projetos ligados ao setor cultural. Tema complicado, não é mesmo, gente? Final de governo, tudo fica mais sério!

Zema X Aro
A família do ainda deputado federal Marcelo Aro (PP) está indignada com o fato dele ter ficado em segundo lugar na votação em Araxá, terra do governador do estado, quando foi candidato a senador. Isso ainda vai render. Podem apostar!

Política em MOC
Recentemente, a imprensa mencionou o nome do deputado federal, delegado Marcelo de Freitas (União Brasil), como um provável candidato à Prefeitura de Montes Claros (MOC). Foi aí que alguém disse: “O parlamentar só tem voto na elite da cidade. Portanto, o povão não o apoiaria”.

Patrus X Simões
Jornalistas da crônica política mineira ouviram que, em determinado momento, pode haver pessoas interessadas em buscar uma aproximação entre o atual presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Agostinho Patrus (PSD), e o vice-governador eleito Mateus Simões (Novo). Uma tarefa hercúlea, podem apostar!

De Brasília para JF
Quando falou da sucessão em Minas, o presidente eleito Lula (PT) fez mil referências, inclusive em relação à prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT). É importante lembrar que, no município, o candidato petista venceu no segundo turno.

Mineiros em alta
No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde se dará o futuro do poder em Brasília nos próximos meses, alguns nomes são cogitados para serem aproveitados no governo federal. A imensa lista é encabeçada pelo deputado federal do PT, Reginaldo Silva, seguido por Alexandre Silveira (PSD), André Janones (Avante), Fernando Pimentel (PT), Luiz Soares Dulci (PT), Saraiva Felipe (PSB), Aloisio Vasconcelos (PSB), Virgílio Guimarães (PT) e Adalclever Lopes (PSD).

Urnas eletrônicas
Experiente cientista político, o novo comentarista da Globo News, Mauro Paulino analisa: “A enorme celeuma criada por comentários das urnas eletrônicas poderia ser ainda maior, caso a votação fosse de papel, onde, sabidamente, a possibilidade de fraude sempre foi superior”.

Investimentos externos
Para o economista Gesner Oliveira, a demonstração de interesse da comunidade internacional de voltar a investir nos projetos relacionados à preservação do meio ambiente no Brasil, pode ajudar a equilibrar a balança de pagamento. “O mundo tem muito dinheiro para esse tipo de projeto”, garante o professor.

Apoio ao futuro governo
Ex-deputado federal, o empresário paulistano Emerson Kapaz (PSD) disse, na semana passada, que manteve contatos em Brasília e percebeu que os partidos de centro: PSDB, PSD, União Brasil entre outros, farão de tudo para ficar ao lado do governo Lula.
Cena final. Nesta contabilidade do empresário não entrou o próprio PP, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ávido por uma oportunidade para se aliar ao grupo governista. Quanto fisiologismo, gente.

Indagação oficial
A imprensa mineira está ansiosa para saber como vai ser o projeto de comunicação nos próximos 4 anos do governo Zema (Novo).

Zema no MDB
Recentemente, a imprensa nacional destacou que o governador Zema deverá abandonar o partido Novo para se filiar ao Partido Liberal de Bolsonaro. Só que os mais moderados políticos mineiros já sugerem: “Ele deveria ir para o MDB, sigla de centro e com certa aproximação do poder central”.