Home > Vigílias > Virgílias

Virgílias

Zema nacional

O governador reeleito Romeu Zema (Novo) já tem um projeto político idealizado, segundo pessoas próximas. Ele tentará ser a nova cara brasileira contra o PT e as lideranças de esquerdas. Ou seja, ele relutou em aceitar a disputa ao governo de Minas em 2018, mas, agora, parece ter tomado gosto pela política.

Câmara x Fuad

Já está sendo debatida nos bastidores da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte a sucessão para eleição da Mesa Diretora da Casa. Neste caso, o assunto está sendo acompanhado pela assessoria política do prefeito Fuad Noman (PSD). Afinal, a ele não interessa as rusgas registradas na era Kalil (PSD) à frente da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Roscoe, ministro?

Jornalistas da crônica política observam que o nome do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, foi lembrado para ser ministro da Indústria e do Comércio em um eventual segundo mandato de Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto. Contudo, o próprio presidente da Fiemg sequer assumiu essa possibilidade. Ou seja, foi nomeado pela imprensa mineira e nacional com base em conjecturas.

Comentário único: Roscoe se tornou um dos principais articuladores da campanha de Bolsonaro em Minas e isso desde o primeiro turno, diga-se de passagem.

Fim da linha

Ex-prefeito de Pará de Minas e deputado estadual de quatro mandatos, o megaempresário Inácio Franco (PV) foi derrotado nas eleições deste ano. Assim, ele pode voltar a ficar por conta de seus negócios. “A sua presença como parlamentar mineiro talvez tenha chegado ao fim”, dizem seus adversários. Coisas da política mineira.

Sucessão em JF

Por enquanto, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), tem evitado falar em sua própria sucessão. Mas, seu grupo político já articula para tentar reelegê-la. Por lá, o que se sabe é que o ex-prefeito Bruno Siqueira (Avante) não deve ser candidato ao posto do Executivo municipal em 2024. A conferir…

Sucessão em MOC

Tido como um prefeito popular, Humberto Souto (Cidadania) não teve a menor vontade política de “fabricar” um sucessor. Agora, esse cargo deverá ser disputado por nomes tradicionais, como o deputado Tadeu MartinsLeite (MDB), conhecido como Tadeuzinho, Delegado Marcelo de Freitas (União Brasil) e Paulo Guedes (PT). A chapa vai esquentar em Montes Claro, meus amigos!

Sucessão em Nova Lima

Vitor Penido (União Brasil), que já foi prefeito em Nova Lima por diversas vezes, anda falando aos quatro eventos que deseja continuar na vida pública. O atual prefeito da cidade, João Marcelo Dieguez (Cidadania), de apenas 32 anos, está com gás total para tentar a reeleição. Ou seja, pode haver um duelo de titãs na região metropolitana de BH.

Política em Barbacena

Em Barbacena, cogita-se que se o ex-presidente Lula (PT) for reconduzido ao Planalto, o ex-deputado estadual Antonio Carlos Doorgal de Andrada, conhecido como Toninho Andrada, poderá ser o delegado regional do Ministério da Educação (MEC) em Minas Gerais. Será, gente?

Aécio e Lacerda

Semana passada, em um bate-papo no Café Boca de Pito, na Savassi, jornalistas trocavam opinião, quando um deles salientou: “O Aécio Neves (PSDB) já mandou recado ao ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB) de que precisará de seu apoio”. Para ele, Aécio será candidato a governador de Minas daqui a 4 anos. Político estranho, não é mesmo, gente!?

Secretariado de Zema

Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), comenta-se sobre a possibilidade do governador Romeu Zema (Novo), nesse segundo mandato, tomar a decisão de nomear um secretariado com um viés mais político. Quem sabe isso aconteça. Afinal, sonhar não custa nada.

Vacinação das crianças

Do alto de sua experiência de ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o médico Gonzalo Vecina Neto recomenda: “Está na hora de se iniciar a vacinação em massa das crianças contra a COVID-19 para evitar problemas futuros e, inclusive, mortes de muitas delas”.

População endividada

Um levantamento dos órgãos de pesquisas e de entidades do próprio governo, avaliam que, atualmente, metade da população brasileira tem algum tipo de dívida que compromete os rendimentos. Ou seja, se paga o valor, fica sem dinheiro para tocar a vida.

Governo x Pobre

Depois da pandemia, o governo federal resolveu investir e atender a muitos setores da sociedade que vivem em situação de extrema pobreza. Mas, depois deste pleito eleitoral, onde os dois candidatos tornaram públicas as suas intenções, dificilmente, esse investimento poderá ser deixado de lado.

Problemas internacionais

Quando o assunto é o cenário brasileiro, o advogado e ex- -ministro da Infraestrutura na era Fernando Collor, João Santana sentencia: “Até mesmo o velho mundo, a Europa, tem suas dificuldades agravadas com elevada inflação, problemas com os conflitos da Rússia e a possibilidade de falta de energia. Ou seja, lá como aqui, tem sempre uma pedra no sapato dos governantes”.

Educação dos brasileiros

Após muitos estudos sobre o tema, o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, disse: “Efetivamente, o Brasil tem muita mão de obra disponível, mas quando se trata de profissionais especializados, a dificuldade é enorme, especialmente no que se refere à tecnologia. Ou seja, o país precisa investir mais no segmento educacional”.

Alunos violentos

“As faculdades de medicina têm os alunos mais violentos do Brasil, inclusive nos trotes”. Opinião do professor e filósofo Luiz Felipe Pondé. Cruz credo, gente!

Parlamentarismo podre

“O orçamento secreto é uma forma de poder e de se garantir uma espécie de funcionamento do parlamentarismo oculto, onde o Congresso Nacional tem cada vez mais poder”. Essa foi a frase ouvida na sala ao lado do gabinete do presidente da República, em Brasília.

Piada política

Os jornalistas da crônica política de Brasília, entre um intervalo e outro de suas matérias, sempre fazem piada sobre os temas do momento. A última da semana passada foi: “O Lula (PT) é o rei do Norte, enquanto que Bolsonaro (PL) é o rei do Sul”.