Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Kalil e Odelmo?
Começou a circular informações nos corredores da Assembleia Legislativa, indicando que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) está se aproximando do chefe do Executivo de Uberlândia Odelmo Leão (PP), tendo em vista o seu projeto político para as eleições do próximo ano. Belo Horizonte é dona do maior colégio eleitoral mineiro. O segundo lugar fica exatamente com Uberlândia. Caso aconteça essa comentada união, sem dúvida, será um assunto capaz de tirar o sono do governador Romeu Zema (Novo). A conferir…

Políticos de fora
Em Belo Horizonte, a renovação na Câmara de Vereadores nas eleições municipais de 2020 passou de 50%, sendo considerado um número histórico. No geral, o evento também serviu para tirar de cena nomes badalados. Um deles foi o ex-prefeito de Contagem, Alex de Freitas. Impopular, preferiu não ser candidato à reeleição. Também na Grande BH, outro político, o então prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (DEM), do alto dos seus 80 anos, agora deve pendurar as chuteiras.

Forasteiro em Minas
Na medida em que vai se aproximando do ano eleitoral, a tendência nos bastidores da Assembleia Legislativa é no sentido de haver uma oposição mais qualificada ao governador Romeu Zema (Novo). Os parlamentares petistas irão questionar em relação à quantidade de auxiliares do governo no primeiro e segundo escalão, inclusive nas estatais, provenientes de outros estados, especialmente do Rio de Janeiro e de São Paulo. Dizem que vem chumbo grosso por aí.

Liderança empresarial
A chegada do advogado José Anchieta para presidir a centenária Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) trouxe um novo alento para os associados. No entanto, são muitos os desafios para o novo titular. Afinal, por conta da pandemia de COVID-19, o número de afiliados que desistiram de permanecer no quadro associativo é grande.

Direto de Brasília
Os jornalistas da crônica política de Brasília garantem que há membros do denominado núcleo duro do governo federal apostando na queda do ministro da Economia Paulo Guedes ainda neste primeiro semestre. A conferir…

Tudo errado
Irritado, o historiador Marco Antonio Villa, ao debater temas diversos na TV Cultura, atacou: “o brasileiro está sem emprego, sem vida social, sem expectativa e, agora, também sem vacina contra a COVID-19. É muita mazela”, vaticinou.

Brant fora?
Segundo comentários ouvidos na porta do Café Nice, no Centro de BH, o vice-governador Paulo Brant, que anda cada vez mais distante do grupo de Romeu Zema (Novo), deve abandonar a vida pública. Aliás, esse é um assunto dominador das rodas políticas desde o início deste ano.

Elefante branco
Faz 3 anos que o Minascentro está fechado para reformas. Até agora, nada se fala a respeito de quando o espaço ficará em condições de abrir as suas portas. O segmento turístico espera ansiosamente que o local volte a ser um dos principais endereços dos eventos da capital mineira. Com a palavra, o governo mineiro.

Eleição na OAB
É considerável o número de advogados que desejam que o ex-presidente da OAB Minas, Luiz Cláudio Chaves, volte a concorrer às eleições no posto de presidente da prestigiada entidade mineira.

Polícia x Economia
Estudiosos garantem que a pauta policial, a qual Brasília submergiu depois da prisão do deputado Daniel Silveira, está contagiando, concomitantemente, os temas econômicos. Será, gente?

Vacina anual
As comunidades científica e médica estão indicando que, muito provavelmente, a vacinação contra a COVID-19 terá de acontecer todos os anos para garantir a plena imunização da população.

Bandidagem no comando
O presidente Jair Bolsonaro tem tomado todas as providências, visando facilitar a importação e aquisição de armas pela população. Segundo ele, com o objetivo de oferecer mais segurança ao cidadão comum. No entanto, um levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV), prestes a ser difundido oficialmente, comprova que grande parte do arsenal obtido por terceiros, quase sempre pessoas de bem, termina indo parar nas mãos de bandidos, seja por intermédio de compra camuflada ou por meio de furtos. Eis aí um assunto efetivamente polêmico.

Filosofia pura
“O problema dos dias atuais da considerada sociedade moderna é ela saber que está sofrendo e muito, porém se vê obrigada a fingir”. Palavras do filósofo Luiz Felipe Pondé. Eu, hein!?

Petrobras x Caminhoneiros
Ao conceder entrevista à TV Cultura, o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Dimas Ramalho, disse com todas as letras que as mudanças feitas na direção da Petrobras não irão surtir efeito, no sentido de evitar a greve dos caminheiros ainda neste semestre. “A disparada dos valores cobrados pelo óleo diesel são a causa principal. E contra isso, nada pode ser feito, já que o governo federal não tem possibilidade de reduzir os preços”, sentencia. Cruz credo, gente.

Clima tenso
Mesmo tendo se passado mais de 15 dias da prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira, o clima político em Brasília continua quente. Frequentadores do Palácio do Planalto dizem que existe a possibilidade de haver uma reação orquestrada para defender o parlamentar, muito ligado ideologicamente a Jair Bolsonaro. Eles apostam que este tema será capaz de render muitas manchetes à imprensa.