Home > Vigílias > Vigílias – 1º a 9 de março de 2024

Vigílias – 1º a 9 de março de 2024

Saritur X DER

A todo instante surgem denúncias de passageiros criticando a ineficiência dos ônibus da Saritur, empresa de transporte coletivo que serve à região metropolitana de Belo Horizonte. A firma da família do empresário Rubens Lessa deveria ser fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e pela BHTrans, já que os seus carros circulam entre os municípios, quase sempre com defeito, colocando a vida dos passageiros em risco. O DER já não exerce com eficiência a sua função fiscalizadora.

 

Zema presidenciável

Jornalistas da crônica política de Brasília entendem que os bolsonaristas podem apostar em uma possível candidatura de Romeu Zema (Novo) à sucessão presidencial. Isso se Tarcísio de Freitas concorrer novamente ao governo do Estado de São Paulo.

Cena única. Mas existe uma ala divergente da política nacional insinuando que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), seria mais confiável para representar o segmento ideológico conservador.

 

Aécio sem prestígio

Tendo em vista as eleições municipais deste ano, consta nos bastidores que o deputado Aécio Neves, líder do PSDB mineiro e nacional, estaria sendo preterido para aparecer fisicamente junto a candidatos, especialmente nas grandes cidades.

 

Clésio, só depois

Amigos do ex-senador Clésio Andrade confirmam o interesse dele em voltar à vida pública, no entanto, não está disposto a se envolver nos debates eleitorais relacionados às disputas pelas prefeituras neste momento. “Mas ele vai se posicionar para o pleito de 2026”, garante uma fonte.

 

Nikolas ou Engler?

Relativamente à sucessão eleitoral em Belo Horizontes, os bolsonaristas estão analisando o cenário. Existe um grupo entendendo que o nome mais forte para bater de frente com os adversários seria o parlamentar federal Nikolas Ferreira (PL). Mas, o estadual do mesmo partido, e também bolsonarista Bruno Engler, tem a preferência do deputado federal Eduardo Bolsonaro. Está estabelecido o duelo entre ambos e que vença o melhor.

 

Liderança dos prefeitos

Em campanha para se eleger presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o ex-prefeito de Moema e ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, espera o apoio maciço dos mais de 800 filiados à entidade mineira para chegar fortalecido na disputa.

 

Sucessão no TJMG

As informações indicam a existência, até agora, de quatro grupos organizados para disputar a indicação ao posto de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), cujo pleito ocorrerá em 60 dias.

 

Alexandre Silveira

Quando esteve em Belo Horizonte para tratar de assuntos eleitorais na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi cobrado por alguns prefeitos e líderes municipais. “Ministro, o senhor precisa estar mais presente aqui no Estado para atender às nossas reivindicações”, reclamou um dos presentes no ato solene.

 

Meta do PT em Minas

Chega a ser audaciosa a meta do Partido dos Trabalhadores (PT) em Minas Gerais, tendo em vista a peleja municipal deste ano. Os petistas almejam continuar no comando do Executivo de Contagem e Juiz de Fora. A sigla ainda quer conquistar as prefeituras de Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Governador Valadares. Ufa.

 

Sucessão em BH

O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) tem se encontrado com líderes políticos para discutir o tema relacionado à sucessão na capital mineira. Ele continua afirmando que é fiel a orientação de seu partido político, mas, se for chamado a entrar na peleja pela sigla, não hesitaria em aceitar o convite.

 

Aliados de Zema

Pelo prognóstico dos parlamentares, o relacionamento de Romeu Zema (Novo), com sua base de apoio na Assembleia Legislativa, tende a ser de mais atrito no período de eleição municipal, devido à quantidade de partidos com orientações ideológicas diversas. A situação pode complicar a vida do governador com o parlamento mineiro.

 

Silveira e Kassab

Semana passada, na sede do PSD mineiro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cochichou a seguinte frase: “grande parte desses prefeitos e líderes que estão aqui foram trazidos pelo deputado Gil Pereira”.

 

Pacheco governador

Durante o encontro de prefeitos e parlamentares em BH, ouviu-se muito falar no nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), para disputar o Palácio Tiradentes em 2026.

 

Terras indígenas

Sobre o debate referente à preservação das terras indígenas na região Amazônica, a jornalista Patrícia Campos Mello lembra da dificuldade em retirar de vez todos os garimpeiros que invadem a área. “São mais de 20 mil deles, que deixam e retornam ao local em tempo recorde, dificultando a ação do governo de coibir as invasões”.

 

Zema nas redes sociais

Opositores ao governador Romeu Zema (Novo) ironizam: “Ele não teve tempo de resolver a renegociação da dívida milionária do Estado com o governo federal porque não se dedicou ao assunto. Afinal, o chefe do Executivo gasta um terço de seu tempo útil alimentando as suas redes sociais”. A conferir.

 

Desgaste do secretário

A recém demissão do então poderoso secretário de Estado da Fazenda, Gustavo Barbosa, teria ocorrido por conta da falta de utilidade dele como interlocutor com Brasília na negociação da dívida do governo mineiro com a União.

 

Ausência dos militares

Na manifestação realizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em São Paulo, notou-se a ausência de militares, como era de costume em suas reuniões políticas de similares magnitudes.