Home > Esporte > 24,6% dos brasileiros praticam corrida e os benefícios vão muito além do físico

24,6% dos brasileiros praticam corrida e os benefícios vão muito além do físico

Foto: Pixabay

 

A corrida é uma modalidade que vem ganhando muitos adeptos no Brasil e no mundo. De acordo com o relatório “Práticas de Esportes e Atividade Física”, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizado em parceria com o Ministério do Esporte, 24,6% dos brasileiros afirmaram praticar corrida ou caminhada com alguma frequência. E, segundo estimativas recentes, existem mais de 5 milhões de corredores no Brasil.

Entre os motivos que levam um indivíduo a iniciar a prática da corrida estão a perda de peso, competição, sensação de bem-estar, condicionamento físico e até mesmo para fazer algum exercício ao ar livre.

O médico endocrinologista, Rodrigo Nunes, afirma que a atividade física é fundamental para todas as pessoas. “A corrida é uma ótima modalidade no sentido de que ela é muito simples de fazer, basta um tênis, força de vontade e disciplina. A prática tem um grande gasto calórico, portanto, auxilia na manutenção do peso e aumenta a sensibilidade da ação da insulina, facilitando o controle da glicose nas pessoas com diabetes, por exemplo. De maneira geral, faz muito bem à saúde e ajuda no condicionamento aeróbico e cardiovascular”.

Nunes também destaca os benefícios mentais que a prática traz para o indivíduo. “O esporte é importantíssimo para a saúde mental e não há intervenção que tenha mais efeito no humor do que a atividade física aeróbica. Além de todo o impacto metabólico, ela deixa o indivíduo mais otimista, gerando força e ânimo vencer seus desafios”.

Ele ainda acrescenta que qualquer pessoa pode correr. “Vejam o caso do doutor Dráuzio Varella, aos 79 anos, ele completou as seis ‘Majors’, que são as grandes maratonas do mundo. É um feito incrível para uma pessoa da idade dele, nem precisa de tanto, mas se ele é capaz, qualquer um que queira começar a correr, ao seu modo e no seu limite, vai conseguir. O importante é a frequência, isso é que faz a grande diferença na atividade física em relação à saúde”.

 

 

A prática

Para o professor de educação física, Anselmo Martins, o primeiro passo para começar no esporte é ter disciplina. “Principalmente no início, pois sair da inércia não é tão simples e precisa ter muito respeito à condição física atual. Comece com calma, criando metas acessíveis. E não há problema algum intercalar a atividade com a caminhada”.

Martins explica quais são as vestimentas mais adequadas para praticar a corrida. “Um bom par de tênis é fundamental, assim como roupas leves que não atrapalhem os movimentos. Dependendo do horário do exercício, usar boné ou viseira e óculos também são importantes”.

De acordo com o professor, os treinos variam de um indivíduo para outro. “Entretanto, o ideal é começar com calma em relação a intensidade e volume e, gradativamente, aumentar a carga, conforme os objetivos que cada um deseja”.

Martins afirma que existem mecanismos para aperfeiçoar o desempenho dos corredores. “Eles podem ser exercícios educativos da postura, melhorando o movimento dos braços, pernas e posição do corpo durante a prática (alguns deles são: skipping, anfersen, kick out, hopserlauf, dribling, entre outros); análise técnica para descobrir o tipo de pisada da pessoa; atividades para aumentar a amplitude de movimentos, principalmente do quadril; e musculação, que além de outras funções, serve para o fortalecimento muscular. Esses são apenas alguns dos trabalhos que podem ser realizados”.

A chefe de recepção Edimar Helena, 48 anos, corre há 4 anos e diz que começou a fazer o esporte para manter o peso. “No início, não conseguia correr nem 500 metros contínuos, aos poucos fui praticando e tomei gosto pela atividade, e cada dia mais fui me superando. Pude observar melhora no humor e na sensação de bem-estar. Também tive um bom fortalecimento muscular e físico de modo geral”.

Já o professor Leandro Augusto, 41 anos, pratica o esporte há 13 anos. “Iniciei como uma atividade aeróbica apenas para complementar a musculação na academia. Como benefícios da corrida, posso citar mais disposição, melhor condicionamento físico, manutenção de um biotipo magro e o alívio do estresse do dia a dia”.