Home > Esporte > Especialistas reforçam cuidados com corpo durante todo o ano

Especialistas reforçam cuidados com corpo durante todo o ano

Medidas em curto prazo trazem malefícios e frustração / Foto: Freepik.com

Com a proximidade do fim do ano, entra em cena o chamado “Projeto Verão”, que já virou uma tendência. O intuito desse plano envolve novas posturas para perder peso e conquistar o corpo desejado para a estação mais quente do ano, que geralmente coincide com o período das férias. Nessa época, as academias de ginástica costumam ficar lotadas. As pessoas mudam hábitos alimentares, usam suplementos, fazem dietas milagrosas e tomam remédios, com a finalidade de obter resultados expressivos rapidamente.

Patrícia Lara, nutricionista especialista em oxidologia e bioquímica celular, fala da importância de cultivar hábitos saudáveis ao longo do ano. “Medidas ‘emergenciais’ em curto prazo só vão trazer malefícios e frustração. A saúde deve ser uma preocupação constante, independentemente dos objetivos estéticos”.

Ela pontua que algumas pessoas acham que vão começar a fazer acompanhamento com nutricionista e exercícios físicos e que, em poucos meses, vão perder muitos quilos ou ganhar definição muscular com facilidade. “Isso não existe, o corpo desejado é resultado. Depende de consistência em alimentação de qualidade e atividade física regular. Maus hábitos que foram cultivados por anos precisarão ser revistos e uma nova rotina estabelecida, com bastante dedicação, tempo e treino. O resultado chega, especialmente com ajuda profissional”.

A nutricionista destaca ainda que não existem dietas milagrosas que garantam resultados rápidos e duradouros de maneira saudável. “Regimes extremamente restritivos ou com promessas de perda de peso rápida, geralmente não são sustentáveis em longo prazo e podem afetar a saúde. O uso de suplementos e medicamentos sem a orientação profissional também tende a ser muito prejudicial”.

“A melhor maneira de alcançar qualquer objetivo físico é acompanhamento profissional, equilíbrio e disciplina na rotina de alimentação saudável e exercícios. Envolve a combinação de uma dieta equilibrada e atividade física regular. Consultar um nutricionista e um educador físico é fundamental para criar um plano individualizado que leve em consideração as necessidades e propósitos específicos do paciente. A mudança de hábitos em longo prazo é mais eficaz e sustentável do que abordagens rápidas e extremas”, finaliza Patrícia.

Atividades físicas

O médico especialista em medicina do exercício e esporte da Unimed-BH, Silvio Musman, relata que exercícios físicos podem ser benéficos, quando praticados de maneira correta. “São vantajosos, porque, às vezes, podem tratar e prevenir doenças, como as cardiovasculares e metabólicas. Entretanto, quando a atividade é realizada de uma forma aleatória, sem orientação e avaliação, pode acabar trazendo algum malefício. Por isso, não podemos ficar esperando resultados imediatos, pois leva um tempo para que haja uma progressão”.

Um ponto importante a ser destacado, segundo Musman, é a questão do ambiente. “Lugares muito poluídos certamente vão trazer algumas dificuldades na prática do exercício físico. Os extremos de temperatura também não são positivos, fazer a atividade em um local muito frio pode desencadear problemas respiratórios, como crises de asma, bronquite e infecções. E fazer exercícios em horários muito quentes também não é benéfico, porque o organismo precisa perder calor e essa perda é prejudicada, podendo até ter uma hipertermia”.

O médico também ressalta os cuidados ortopédicos durante a prática da atividade física. “Um calçado adequado, uma avaliação ortopédica e fisioterápica sempre é bem-vindo. Isso pode evitar, por exemplo, algum problema de coluna que vai piorar com uma musculação muito intensa. Os exercícios físicos são extremamente saudáveis, devem ser feitos, mas com cautela”.