Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Patrus x Adalclever
Quando a imprensa mineira divulgou, semana passada, a intenção do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus, de disputar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), em seguida veio a explicação: ele não quer atrapalhar o seu amigo, o ex-presidente da Casa, Adalclever Lopes, que almeja ser eleito e voltar a presidir o Legislativo mineiro. Resta saber se essa jogada vai dar certo, claro.

Sabará sem prestígio
Considerado, ao longo dos anos, como um dos principais destinos turísticos de Minas, Sabará perdeu este status. Provavelmente, isso se deve a falta de interesse do atual prefeito Wander Borges (PSB) em divulgar a cidade. Hoje, ela está com aspecto de verdadeiro desleixo.

Cidadão tinhoso
Embora conte com apoio irrestrito do secretário de Governo, Igor Eto, o presidente do Progressistas (PP) mineiro, o deputado Marcelo Aro, passou a semana buscando influenciar nomes próximos ao Palácio Tiradentes e, com isso, se tornar vice na chapa de Romeu Zema (Novo) na disputa ao governo do Estado. No entanto, contra Aro pesa o fato dele não cumprir acordos políticos.

Política e MOC
Esperando conquistar uma votação expressiva em sua reeleição, o parlamentar federal Marcelo de Freitas (União Brasil) deverá ser o candidato mais próspero no projeto de sucessão do atual prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania). É aguardar para conferir…

Sem disputar
Considerado um dos nomes mais pululares junto aos prefeitos, o ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, por enquanto, não sabe se vai disputar qualquer cargo eletivo em 2022. Só para rememorar, ele chegou a ser mencionado para pleitear até o posto de senador pelo seu antigo partido, o MDB. Mas, agora, sua situação permanece como não resolvida.

Cena improvável
Embora, no plano nacional, tenha havido uma aliança entre o MDB e o PSDB, tendo como base a disputa pela Presidência da República em Minas, é improvável que os dois caciques dessas siglas, Aécio Neves e Newton Cardoso Júnior, participem do mesmo palanque. Vamos ficar de olho…

Sucessão em BH
Já são cinco nomes mencionados para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte daqui a 2 anos: o jornalista Eduardo Costa, o atual prefeito Fuad Noman (PSD), o ex-prefeito Marcio Lacerda, o ex-governador Fernando Pimentel (PT) e o vereador Gabriel Azevedo. No entanto, tudo não passa de mera especulação, embora alguns desses já estejam fazendo contatos neste sentido.

Porto não disputa
O vereador de Belo Horizonte, Wanderley Porto (Patriota), deixa claro que quer fazer contatos políticos. Ele, neste pleito, não é candidato a nada e seu principal compromisso é ajudar na candidatura à reeleição do atual deputado Doorgal Andrada (Patriota).

Presidente sem prestígio
Até o início do ano, o nome da presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Nely Aquino (Podemos), era mencionado para cargos importantes, inclusive a respeito de sua possível candidatura como vice de Romeu Zema (Novo). Mas seu projeto deve ter ficado pelo caminho. Agora, ela não é chamada para qualquer tipo de conversa política no Palácio Tiradentes.

Sem notoriedade
É incrível, mas a senadora Simone Tebet (MDB) continua sem conseguir unir o seu próprio partido. Assim, fica difícil a sua decolagem rumo às eleições deste ano. Vale dizer que a divisão no partido segue igual como sempre.

Aécio inquieto
Mesmo sabendo que o PSDB fez a opção pela aliança com Simone Tebet (MDB), o deputado federal mineiro, Aécio Neves (PSDB), continua demonstrando rebeldia ao não concordar com o resultado proferido pela maioria dos nomes do seu partido.
Comentário único. Enquanto isso, em Brasília, o grupo político de Jair Bolsonaro (PL) segue cobrando mais fidelidade do político mineiro. Isso ainda vai dar xabú.

Dívida dos brasileiros
Segundo os últimos dados econômicos, uma média de 28% dos brasileiros têm valores de dívidas impagáveis e 77% dos entrevistados tem algum tipo de débito. Ou seja, uma situação complexa e que piorou com a pandemia, uma vez que o número de desempregado é expressivo em todo o país.

Vai e volta
Ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o médico Gonzalo Vecina disse, semana passada, que a COVID é um problema seríssimo e irá continuar perturbando a população enquanto os laboratórios não conseguirem avançar nas pesquisas. Segundo ele, o que foi feito até agora foi importante, mas não o sufi ciente para extinguir o vírus por completo.

Relação internacional
Analistas de plantão em Brasília garantem que, neste atual governo, os aportes para ajudar a combater o desmatamento da Amazônia e evitar o aumento da degradação da região ficarão, exclusivamente, na promessa, sobretudo por parte da comunidade internacional. Será, gente?

Fome no Brasil
Diante da revelação indicando que mais de 30 milhões de pessoas têm dificuldade de alimentação no seu dia a dia, os especialistas comentam: “Neste caso, houve uma falta de bom senso do governo federal ao determinar a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), pois era uma entidade importante para minimizar esse drama”. Os dados dos órgãos de pesquisas apontam que, atualmente, são exatamente 33,1 milhões de pessoas passando fome no país. Cruz credo, gente!

Sem resultado
Debatendo sobre diversos temas na TV Cultura, semana passada, o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Dimas Ramalho, alertou: “Solicitar a redução na cobrança do ICMS, por conta dos preços dos combustíveis, vai gerar uma tremenda confusão na arrecadação de impostos e não vai alcançar os objetivos práticos, que é a diminuição do produto nas bombas”.

Democracia e liberdade
Lição dada pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto: “Em qualquer lugar do mundo, não existe democracia sem a essencial liberdade de imprensa. Para funcionar plenamente, uma depende da outra e isso é importante para humanidade”.

CPI da Cemig
Aos poucos, o assunto relacionado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cemig, fomentada nos bastidores da ALMG, vai sendo esvaída. E, com isso, o deputado federal Rogério Correia (PT) entra em cena. Segundo ele, neste período de eleição, o assunto vai voltar a ser pauta nos debates eleitorais, pois, para o parlamentar, o governo vai ter que explicar muitas coisas obscuras na empresa estatal. É aguardar…