Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Presidente sem prestígio
Distanciado da grande mídia de Belo Horizonte, o presidente da Câmara de Vereadores, Henrique Braga (PSDB), sequer cogita disputar o cargo novamente, mesmo porque, haveria possibilidade de não conquistar êxito. Por ser da denominada bancada dos evangélicos da Casa, o ilustre vereador deve fazer parte do time que, segundo o qual, não há necessidade de mostrar muito serviço nos bastidores, pois tem votos garantidos. Um dia a casa cai, gente.

O superministro
Nem mesmo Delfim Netto conquistou tanto prestígio na época em que comandava a economia brasileira nos governos durante o regime militar. Na administração de Jair Bolsonaro (PSL), a autoridade máxima da área é o empresário e economista Paulo Guedes. Vamos ver em que mar vai desaguar esse barco de luxo. Opinião do consultor político Gaudêncio Torquato.

Quem vai mandar
Já na opinião do professor da PUC de São Paulo e economista Antonio Corrêa de Lacerda, além do grupo econômico comandado pelo economista Paulo Guedes, o segundo pelotão com maior raio de influência no futuro governo de Bolsonaro (PSL) serão os militares.

Inquietação na Assembleia
Alguns parlamentares que estão chegando para cumprir mandato na Assembleia conquistaram o eleitor por meio do mundo virtual. E estes mesmos nomes prometem uma revolução nos bastidores da Casa. Até mesmo filmar cenas nas salas reservadas de seus colegas para denunciar possíveis faltas na atuação. Isto vai dar xabú, ora se vai.

Reforma complicada
Depois de percorrer os bastidores do Senado em Brasília, a jornalista global Natuza Nery sentenciou: “Pelo que apurei, não há clima algum no sentido de aprovar a Reforma da Previdência no Congresso Nacional. O problema é que grande parte dos atuais senadores perderam seus mandatos e não querem ser enterrados com mais esse desgaste”, avalia a comunicadora.

PT sem espaço
Ainda de Brasília, segundo avaliação do jornalista Gerson Camarotti, o PT irá continuar tentando, mas dificilmente tem condições de se firmar como a maior liderança de oposição. “Este papel será dividido com Ciro Gomes (PDT), um dos políticos que promete infernizar a vida do governo”, diz o jornalista

Bolsonaro ideológico
“O Partido dos Trabalhadores sempre agiu com seu viés de partido de esquerda, inclusive com suas ações mais voltadas para os programas sociais de massa. Agora, o novo presidente da República deu sinais, até mesmo em relação à política externa, que atuará com uma direção de direita. Ou seja, está agindo ideologicamente e isso pode ser um problema”, comenta o jornalista Merval Pereira. Vamos esperar para ver, pessoal.

Sucessão em Brasília
Antes da eleição, o deputado mineiro Fábio Ramalho (MDB) espalhava aos quatro ventos que seria reeleito, como terminou acontecendo. Na sequência, começaria a sua campanha visando a eleição para presidente da Câmara Federal. Atualmente, ele é vice-presidente da Casa. Mas as mudanças por lá foram tantas que o nosso conhecido Fabinho Liderança nada tem falado sobre o assunto. Coisas da política brasileira…

Arlen x Zema
Debatendo sobre diversos temas no programa Mundo Político da TV Assembleia, o experiente deputado do PTB  Arlen Santiago conclamou os três senadores mineiros: Antonio Anastasia (PSDB), Carlos Viana (PHS) e Rodrigo Pacheco (DEM) a apoiarem o futuro governo Romeu Zema (Novo), no sentido de renegociar a dívida do Estado com a União. Na avaliação do parlamentar mineiro, esta seria a grande solução para minimizar a crise financeira.

Fiemg contra Bolsonaro
Mesmo não sabendo qual a força de suas declarações, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), empresário Flávio Roscoe, fez coro ao presidente Nacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no sentido de criticar o futuro presidente Bolsonaro (PSL) que resolveu acabar com o Ministério da Indústria e Comércio e anexá-lo ao segmento da indústria em um superministério da Fazenda, Planejamento etc.

Erro de avaliação
Os petistas mineiros consideram que a avaliação do deputado federal
Rogério Correia (PT), no sentido de que seu partido vai apoiar o nome do deputado Agostinho Patrus (PV) para a presidência da Assembleia, foi feita de maneira simplista e pode não representar o exato pensamento dos 10 parlamentares.
Em tempo. Correia foi eleito parlamentar federal, portanto, não terá voto na oportunidade.

Oposição entre petistas
Consta nos bastidores da Assembleia o trabalho do veterano político Virgílio Guimarães (PT), eleito deputado estadual em sua campanha para se tornar presidente do Legislativo mineiro tem, no momento, oposição dentro de seu próprio partido. Cruz credo, gente!

Malheiro na advocacia
Abatido pelas ruas de Belo Horizonte, o ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de BH, Délio Malheiros, está de volta ao seu mundo original: a advocacia. O raciocínio é de que talvez, ele não tenha mais espaço para disputar qualquer cargo eletivo.

Lacerda na ativa
Por seu turno, o ex-prefeito Marcio Lacerda, que quase foi candidato a governador e terminou sendo jogado para escanteio por seus inimigos, ainda mantém o seu escritório político na região da Savassi. Talvez ainda tenha expectativa de disputar a PBH daqui a 2 anos. Resta saber se ele terá coragem de bater de frente com o atual prefeito Alexandre Kalil (PHS). Aí sim, seria um duelo de gigantes.

Amil x Unimed
Há cerca de 10 anos, chegava em Belo Horizonte o grupo Amil, plano de saúde com fôlego para disputar o mercado, inclusive, com a poderosa Unimed. Mas, pelo visto, a empresa está se recolhendo de maneira gradual. Aqui, em Minas, pouco se houve falar da presença do grupo paulistano.

Economia criativa
“O Brasil precisa de uma economia criativa e inclusiva abrindo mais espaço e oportunidade para um universo maior. A economia tradicional, depois da era da informática, é coisa que vai ficar para a história. E se o governo quiser apostar nesta direção, pode minimizar muitos de seus problemas, especialmente em relação à política de criação de empregos”. Opinião do cientista político de São Paulo Rodrigo Prado.

Eterna oposição
Depois de ficar 4 anos como oposição ao governo, o deputado tucano Gustavo Valadares, agora quer fazer parte de um grupo livre, onde continua a ser oposição de forma mais branda. Certamente, ele não almeja mais 4 anos no limbo, sem poder levar benefícios para os seus prefeitos.

Liberdade de imprensa
Advogado criminalista e professor universitário, o paulistano Roberto Delmanto Junior comentou, semana passada, na TV Cultura, que os advogados e outras entidades da classe devem debaterem em favor da liberdade de imprensa neste momento de dificuldade. Até que enfim apareceu alguém para tratar desse assunto.

Petista sumido
Durante duas décadas, o ex-ministro Luiz Soares Dulci era figura de proa no sindicalismo mineiro. Na administração Lula (PT) ele comandou a Secretaria Geral da Presidência. Agora, com os problemas enfrentados pelo seu ex-patrão, Dulci tomou chá de sumiço.

Adalclever sacrificado
Ao ser indagado sobre o projeto político de Adalclever Lopes (MDB), o deputado do PDT Carlos Pimenta, que é amigo do presidente da Assembleia comentou: “Levaram ele para o sacrifício, para uma candidatura complicada. Pagou o preço de ser leal aos companheiros”, disse.

Afilhado contra padrinho
Quem teve oportunidade de estar com o senador Antonio Anastasia (PSDB), depois de sua derrota ao Governo de Minas, ficou com a nítida impressão de haver um rompimento entre ele e seu padrinho político e colega de partido, Aécio Neves. Desta vez é para valer. Será?