Home > Destaques > Lista de pré-candidatos à Assembleia Legislativa cresce em Minas Gerais

Lista de pré-candidatos à Assembleia Legislativa cresce em Minas Gerais

Nely Aquino a atual presidente da Câmara de Vereadores de BH | Foto: CMBH/William Araújo

O fim do ano está chegando, com isso, os interessados em participar das eleições de 2022 já articulam suas possíveis candidaturas. É o momento de definir seus partidos, especialmente, para quem almeja disputar um posto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Se tornar um parlamentar da Assembleia, porém, é um desafio que termina por inibir muitas candidaturas. E, ao que tudo indica, isso já aconteceu com o prefeito de Itapecirica, Wirley Rodrigues (Pode), o Têko. Ao ser reeleito, no ano passado, ele anunciava a pretensão de alçar voos mais altos, mas agora, por querer ir até o fim de seu mandato na prefeitura, preferiu abdicar do pleito de 2022, segundo conversas com amigos e correligionários.

Nomes influentes

Em verdade, a partir de agora, começa a dança de nomes que irão entrar nessa disputa. É o caso, por exemplo, da presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nely Aquino (Pode). Ela continua mantendo o tema em pauta, embora, da CMBH, vários outros nomes também devam participar do evento.

Também da capital, o empresário Marcelo Queiroz já articula abertamente sua possível candidatura. Ele, atualmente, está filiado ao PTB mineiro, no entanto, continua procedendo consulta às suas bases para saber qual a possibilidade de migrar de sigla em um momento oportuno. Marcelo já tem feito contato com lideranças de Belo Horizonte e também no Vale do Jequitinhonha, com destaque, no entanto, para muitas cidades do Alto Paranaíba, inclusive na cidade de Patrocínio, terra de origem de sua família e também de parte de suas atividades produtivas.

Muito ligado ao setor produtivo e presidente da Comissão do Direito do Agronegócio da OAB Minas, Manoel Mário também tem sido sondado pelos representantes do setor rural, especialmente do agro. Ainda sem partido, ele tem se movimentado para encontrar uma legenda condizente com seu projeto político. No momento, se reuniu com possíveis nomes que disputarão a Câmara Federal para a atuação em um projeto conjunto.

Em Belo Horizonte, comenta-se ainda o interesse dos seguintes nomes: advogado Carlos Caran, Léo (ex-zagueiro do Cruzeiro), Henrique Maderite, Maurício do Vôlei e Cláudio Brandão que, embora resida em Belo Horizonte, tem sua ligação com o município de Pará de Minas.

Apesar de haver uma hermética bancada de 6 deputados, o Norte de Minas poderá ter um nome diferenciado nesta próxima empreitada. Trata-se do atual prefeito de Mato Verde, Oscar Lisandro Teixeira (PDT). Empresário do ramo de hotelaria e do segmento de educação, ele já anunciou: vai deixar a prefeitura em abril próximo.

Em Ipatinga, no Vale do Aço, os comentários indicam: Roberto Soares, atual secretário de Governo da prefeitura local, tem tudo para aceitar o desafio de uma candidatura à Casa Legislativa Estadual.