Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sindicato X Polícia Federal
A pedido do Ministério Público Estadual, a Polícia Federal, a qualquer momento, pode começar a atuar em um processo que apura irregularidades em mais um grande sindicato de empregados em Belo Horizonte. O atual presidente que, por enquanto, tem o nome preservado, teria falsificado a carteira de trabalho para poder justificar sua eleição, embora ele fosse de categoria diferente da respectiva entidade. O processo solicita a condenação de toda diretoria com a devida restituição milionária de valores, por conta de multas. Uma loucura, dizem as fontes.

Política em Uberlândia
Na reta final das eleições, os fuxicos tomam conta da sala de imprensa da Assembleia Legislativa. Uma das conversas dizem respeito a desconfortável situação política do deputado estadual Felipe Attiê (PTB). Ele decidiu deixar a vida de parlamentar mineiro para tentar se eleger deputado federal. Ligado ao prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), contava com o total apoio do chefe do executivo daquela cidade. Eis que no meio do caminho, Odelmo se viu obrigado a lançar sua esposa Ana Paula Junqueira (PP) para disputar uma vaga em Brasília. Com isso, o projeto do deputado Attiê pode ter ido por água abaixo, segundo comentários de bastidores em BH. Coisas da política mineira.

Conselheiro de Anastasia
Deputado estadual de várias legislaturas, Tiago Ulisses (PV) deixou de ser candidato à reeleição para se tornar o coordenador de campanha do tucano Anastasia (PSDB), candidato ao governo do estado. É a primeira vez que um parlamentar abre mão de um futuro político para se empenhar em um projeto desta natureza. Corajoso!

Conselheiro de Pimentel
Do lado petista, comenta-se que a presença do ex-secretário de Gestão e Planejamento de Minas Gerais Helvécio Magalhães como coordenador de campanha de Fernando Pimentel (PT), trouxe uma nova realidade na empreitada de reeleição do atual governador.

Adalclever sem estrutura
Até semana passada, os comentários pela capital mineira não perdoavam a falta de infraestrutura da campanha do emedebista Adalclever Lopes. A realidade é que ele estava acostumado às disputas proporcionais. Ao entrar no jogo da sucessão ao governo, sentiu o peso da responsabilidade.

Zema sem problemas
Quando as pesquisas apontaram um crescimento do candidato Romeu Zema (Novo), inclusive, acima do esperado, veio logo uma observação: se tivesse empenhado para uma campanha com maior estrutura, poderia ser o nome apto a disputar o segundo turno. Será?

Lacerda X Lula
Analisando o cenário político do momento, o jornalista político Orion Teixeira cravou: “Estão querendo que Marcio Lacerda tenha a mesma capacidade de transferir votos para o Adaclever Lopes (MDB), assim como Lula (PT) tem feito com Fernando Haddad (PT). Ledo engano”, vaticina o comunicador.

Economia combalida
Já fazendo previsões de como será o próximo ano para os brasileiros, o jornalista João Borges é categórico: “o desemprego vai continuar, já que o crescimento da economia é muito frágil e não sustenta um voo mais alto para reverter este quadro negativo”, comenta. Seria um exagero a análise de Borges?

Notícias falsas
“Será muito difícil uma simples lei evitar o verdadeiro bombardeiro de notícias falsas que circula no Brasil, especialmente, por meio dos celulares”, opina o deputado Celso Pansera (PT). Ele faz parte da comissão encarregado de discutir o projeto desse tema em tramitação na Câmara Federal.

Problemas em Fabriciano
Em Coronel Fabriciano, volta e meia o vereador de oposição Marcos da Luz (PT) bate pesado, criticando os atos da atual administração. Semana passada, por exemplo, ele disse, em suas redes sociais, que houve queda na qualidade do ensino do município.

SUS sem apoio
Professor universitário, médico e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, Paulo Saldiva comentou que as propostas dos candidatos à presidência faz pouca referência ao investimento direto no SUS como solução para a continuidade de um esquema de saúde que atende a cerca de 7% da população brasileira.

Aécio X Fabinho
Lá pelas bandas do Vale do Mucuri, o deputado federal Fabio Ramalho (MDB), popularmente conhecido como Fabinho Liderança, tem demonstrado toda a sua ira contra Aécio Neves (PSDB) que, como candidato a deputado federal, estaria abocanhando muitos de seus votos da região de Teófilo Otoni. Esse assunto ainda pode dar xabú.

Viva o STF
“O novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, já demonstrou sua capacidade de diálogo e isso é importante, devido as dificuldade e instabilidade que o Brasil está vivendo, especialmente, por conta de questionamentos políticos e institucionais”. Opinião do jornalista Gerson Camarotti.

Política em Contagem
Na grande Belo Horizonte, Alex de Freitas (PSDB) é o único prefeito de expressão a conceder abrigo à candidatura do tucano Geraldo Alckmin. Na realidade, nesta reta final de campanha, a coordenação de Antonio Anastasia tem deixado o presidenciável de seu partido meio de escanteio. Povo danado, sô!

Investimento na educação
Com a experiência de quem já foi ministro da Educação, o professor Renato Janine, quando esteve recentemente em Belo Horizonte, disse que as autoridades brasileiras não têm boa vontade de investir em educação. “É daí que surge a queda na qualidade dos estudantes”, menciona.

30 anos da Constituinte
“Se hoje existe o presidencialismo de coalizão deve-se ao fato de que na época da Constituinte, há 30 anos, houve uma forte atuação do então presidente José Sarney (MDB) para evitar a instalação do parlamentarismo no Brasil, que fazia parte do projeto original da Carta Magna”. Palavras do professor constitucionalista da UFMG, Alfredo Baracho Júnior.

Secretariado de Anastasia?
Já circula nos corredores da Assembleia Legislativa uma lista de nomes com prováveis secretários do futuro governo Anastasia (PSDB). É como se ele já estivesse eleito governador no próximo dia 7 de outubro. Vamos devagar pessoal…

Impostos demais
Segundo os economistas de plantão, a vida do brasileiro é complicada pela forte burocracia e carga tributária, pois há 52 tipos de impostos e taxas. Tem alguém satisfeito com esse emaranhado de tributos?

Rejeição a Bolsonaro
Sem meias palavras, o diretor do Instituto DataFolha, Mauro Paulino, atacou: “Dificilmente o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) terá sucesso em um eventual segundo turno, pois ele tem mais de 40% de rejeição. E, os dados históricos das pesquisas são claros: quem tem esse patamar não consegue reverter a tendência junto ao eleitor”. Aguarde para ver Sr. Paulino.

Falta visibilidade
Mesmo destacando a importância da comunicação virtual, o candidato ao Senado Kaka Menezes (Rede) carece de outras fontes para poder levar o seu nome aos 823 municípios de Minas Gerais. “Só mediante o uso de rede sociais é impossível tornar-se conhecido no estado todo”, vaticina o candidato.