Home > Destaques > Em BH, Pronto Socorro João XXIII já atendeu cerca de 800 pessoas atacadas por cães este ano

Em BH, Pronto Socorro João XXIII já atendeu cerca de 800 pessoas atacadas por cães este ano

Duas mortes de crianças vítimas de ataques de pitbulls e rottweilers chamaram a atenção na mídia nas últimas semanas. Mirely Fernandes Souza, 7, que foi mordida após tocar na vasilha de ração do cachorro que pertence à família, e Emily Emanuelly Reis, 2, que dormia em sua casa quando os cães pularam a cerca do canil, entraram no imóvel e a atacaram.

Os casos levantaram um debate sobre a criação de raças temperamentais e dividiu opiniões no que se refere à agressividade que alguns cães podem apresentar. Só o Pronto Socorro João XXIII atendeu cerca de 800 pessoas atacadas por cachorro este ano. Estima-se que casos desse tipo têm aumentado 25% anualmente.
O Edição do Brasil conversou com o médico veterinário e diretor do Hospital Veterinário Animed, Marcelo Simões Dayrell, sobre o assunto que ganhou mais repercussão após esses dois casos.

De fato, existem raças mais temperamentais?
Sim. Algumas raças são mais geniosas do que outras. Ou seja, exigem um tratamento e cuidados específicos, pois têm uma índole instável. A definição de temperamento de um cão seria a maneira como ele interage e reage ao mundo que o cerca. Assim, podemos dizer que 50% do seu temperamento e de sua personalidade estão relacionados a sua genética. Chow chow, beagle, husky siberiano, akita, rottweiler, pitbull, sharpey, pastor alemão e pinscher são alguns exemplos de raças temperamentais.

O cachorro é um animal que ataca sem motivo?
Normalmente, os cães não atacam à toa. Assim como os seres humanos, eles também usam uma linguagem própria para se comunicar. O problema é que nem sempre sabemos interpretar os sinais e nos colocamos em perigo por não compreender o seu comportamento.
Se for provocado, qualquer cão, seja de porte pequeno ou grande, macho ou fêmea, pode acabar mordendo. Para evitar isso, o ideal é não incomodar ou assustar o cachorro, especialmente, quando ele estiver comendo ou com seus filhotes e brinquedos. Evite acariciá-lo quando ele for defender seu território, por exemplo, quando estiver atrás de grades, de sua casinha ou dentro de carros. Mantenha-se longe quando ele aparentar medo (rabo entre as pernas) ou bravura (mostrando os dentes).

Fala-se muito sobre pitbull e rottweiler. Eles realmente são mais perigosos ou é um mito?
É um mito. O que ocorre é que um ataque provocado por uma dessas raças pode causar sérias lesões devido à forte mordedura que esses cães têm e isso faz o fato virar notícia. Mas, o que noto em minha rotina de atendimentos é que animais de pequeno porte, muitas vezes, são mais agressivos. Porém, suas mordidas podem não machucar tanto. Pitbull e rottweiler são raças com genética voltada para força e trabalho. Entretanto, eles podem ser agressivos quando não são tratados da maneira correta. Contudo, se recebem carinho e amor desde filhotes, costumam ser dóceis.

Como lidar com essas duas raças?
O ideal é deixá-los soltos em um lugar amplo e fazer com que eles interajam com todos os moradores da casa, socializando-os a fim de fazer com que se torne mais seguro e amigável. Além disso, sempre deixar claro que são submissos aos tutores. Em situações de risco, deixar esses animais com focinheira e evitar aproximações abruptas de pessoas diferentes. Realizar a castração também pode auxiliar no controle da agressividade. Isso vale não só para pitbull e rottweiler, mas para todas as raças temperamentais.

Os dois ataques foram de cachorros das próprias famílias. Isso mostra uma tendência de ataque a pessoas próximas?
Tudo depende da criação. Normalmente, os cães que tem o histórico de agredirem seus próprios tutores são criados da maneira errada, ou seja, não se socializam e também não tem contato com a própria família. Geralmente, ficam isolados e, em alguns casos, presos em pequenas áreas durante todo o dia. Isso tudo pode engatilhar um comportamento agressivo.

As raças temperamentais combinam com crianças?
Combinam desde que eles sejam apresentados a elas de maneira correta. É importante que o cachorro conviva com a criança com certa frequência e desde sua juventude.