Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Esperto Tibé

Não se sabe de onde veio a notícia, mas o deputado federal Luís Tibé (Avante) estaria pressionando o governador Zema a abrir espaço para indicação de dois cargos importantes, um na diretoria da Cemig e outro na Gasmig, por conta de dois votos do partido na Assembleia.

Cena final. Bem, se Tibé, com apenas dois votos, exige algum tipo de negociação, imaginem os partidos maiores? Vamos devagar, pessoal!

Imprensa sem vez

Até o momento, a proibição da presença da imprensa no salão próximo ao Plenário da Assembleia não foi revogada. A atitude acabou cerceando o trabalho dos jornalistas que frequentaram o local ao longo de 40 anos. Com a palavra, o presidente Agostinho Patrus Filho (PV).

Política em Vespasiano

O ex-prefeito Carlos Murta (PP) nega os comentários sobre sua pretensão em se candidatar à Prefeitura de Vespasiano no ano que vem. Resta saber como fica a situação local, uma vez que a atual prefeita, Ilce Rocha (PSDB) é do grupo de Murta.

Política em MOC

Um bate-papo entre os frequentadores do tradicional Café Galo, em Montes Claros, Norte de Minas, chamou a atenção. Foi dito lá que o atual prefeito, Humberto Souto (PPS), é tão sincero que chega a ser sem educação. Segundo observadores, Souto provavelmente não tem mais pretensão política e, por isso, se dá ao luxo de ser indelicado. Coisas da política, gente.

MOC II

A presença dos três senadores mineiros já estava confirmada em um encontro em Montes Claros quando surgiu a informação da presença do governador Romeu Zema (Novo) na reunião. Nos bastidores da ALMG se comenta sobre o que o chefe do Executivo vai dizer aos moradores da região. Se for apenas para falar da falta de dinheiro do governo, nem adianta aparecer por lá.

Política em BH

Em Belo Horizonte, bastou o ex-prefeito Marcio Lacerda manifestar interesse em continuar na vida pública para que vários partidos fossem até ele oferecer a ficha de filiação.

 BH e Kalil

Enquanto isso, chove convites de partidos ao prefeito, Alexandre Kalil. Segundo consta nos bastidores, ele ainda está definindo qual o rumo vai tomar.

Bolsonaro e a comunicação

Mais um especialista critica a comunicação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ao participar de um bate-papo na TV Cultura, a economista Renata Barreto foi taxativa: “Na Reforma da Previdência, a comunicação do Governo Federal será de grande importância, até para o Planalto ter a população a favor do projeto. Caso contrário, sua aprovação pode ser afetada”.

Contra as armas

O influente filósofo brasileiro Mário Sergio Cortella colocou em dúvida a pretensão do Governo Federal de liberar armas para uso particular. Segundo ele, isso não iria ajudar em nada na diminuição da violência. É aguardar para conferir…

 Oportunidade de crescimento

“Só as reformas não bastam. É preciso investimento em inovação e tecnologia de ponta para o Brasil voltar a crescer, caso contrário, vai ficar circulando no mesmo lugar”. Opinião do apresentador e jornalista Marcelo Tas.

Crítica feroz

Foi em tom cáustico que o deputado Alessandro Molon (PSB) se referiu ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), depois que o chefe da nação aderiu à política do toma lá, dá cá. “Isso é coisa da velha política. E onde ficam as promessas da campanha do presidente?”, indagou o parlamentar.

 Aécio sumiu

Depois da eleição, o deputado federal Aécio Neves (PSDB) não foi visto mais em Belo Horizonte. Ele sequer veio aqui para tomar um cafezinho. Se bem que, antes de ser denunciado, a preferência dele já era pelo Rio de Janeiro. Ou seja, pode ficar por lá, afinal não faz falta aos políticos mineiros, claro.

 Pressão da ONU

Estreando no programa Mundo Político, da TV Assembleia, a deputada estadual delegada Sheila (PSL) deixou a apresentadora confusa ao dizer que a Lei Maria da Penha só foi aprovada depois que representantes da ONU entraram na jogada. “Foi muita pressão, caso contrário, essa lei não teria sido aprovada pelo Congresso”, disse a parlamentar.

Viana em MOC

O senador Carlos Viana (PHS) está fazendo muitas viagens ao interior para agradecer a votação que recebeu. Sua estreia foi em Montes Claros. Político esperto.

Porte de armas

O filósofo Luiz Felipe Pondé, ao ser indagado por um jornalista recentemente, declarou em alto e bom tom: “A ideia de como ceder o porte de armas no Brasil é uma importação barata do modelo norte-americano. Isso ainda vai dar xabú”, avalia o professor. Cruz credo, mestre!

Mulheres no parlamento

Sobre a importância da população em apostar mais na presença de mulheres na política, a deputada Andreia de Jesus (PSOL) comentou que na ALMG há, atualmente, apenas três colegas negras. “Mas é só o início. Nas próximas legislaturas vamos crescer esses números, podem apostar”, afirmou.

Só política

Avaliando a recente viagem de Jair Bolsonaro (PSL) aos Estados Unidos, a jornalista Natuza Nery enfatizou: “Para mim, tratou-se de um espetáculo montado para que o presidente pudesse manter unido o seu grupo político, oferecendo energia aos militares e também aos membros de seu partido como forma de evitar possíveis desgastes no governo no período da votação da Reforma da Previdência”.

Respeita o Brasil

Ainda sobre a viagem ao exterior por parte dos dirigentes brasileiros, na avaliação do economista mineiro, mestre e doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), Roberto Macedo, o Brasil não precisa ficar tímido. Para ele, nós merecemos o respeito internacional, especialmente, pelo fato de a nossa agricultura ajudar a abastecer o mundo. Jogou pesado.

Defendendo o STF

O professor de direito da UFMG Rodolfo Viana Pereira foi um dos poucos a defender a recente decisão do STF de mandar para a Justiça Eleitoral os crimes de caixa dois durante as campanhas. Segundo o mestre, os juízes desse setor têm condições de resolver essas pendências, como já o fez em outras oportunidades.

Prestígio de Adalclever

Nas rodas políticas de BH têm sido cada vez mais comum ouvir comentários de que a escolha de Adalclever Lopes (MDB) como assessor especial do prefeito Alexandre Kalil (PHS) foi uma jogada de mestre. “O homem tem um tremendo jogo de cintura”, comentam pessoas próximas.

Política em Uberlândia

Nos corredores da Assembleia aumentam os comentários indicando que o deputado Leonídio Bouças (MDB) pode aceitar o desafio de se candidatar à Prefeitura de Uberlândia no próximo ano. É aguardar para conferir…

Câmara de BH

A respeito de possíveis interferências no Ministério Público nos bastidores da Câmara de Vereadores de BH, a presidente Nely Aquino (PRTB) teria anunciado a independência dos poderes. Ou seja, cada um na sua. Vixe!