Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

PT sem rumo

No âmbito da Assembleia Legislativa, a bancada do PT, com 11 parlamentares e a maior da Casa, anda batendo cabeça. Eles têm dificuldade de encontrar o consenso sobre à posição do partido em relação ao governo Zema (Novo): não sabem se ficam ao lado, se fazem oposição ou concedem apoio crítico.

Cena um. Mas essa indefinição já provocou problemas, afinal eles, possivelmente, conseguiram o intento inicial, como a indicação do deputado André Quintão (PT) para a primeira secretaria ou para algum cargo no segundo escalão.

Cena final. A respeito da possível eleição de Quintão, segundo consta dos bastidores, houve também uma divisão, pois há um grupo que pretendia apoiar o deputado Virgílio Guimarães (PT). Ou seja, alguns brigaram e todos eles devem sair perdendo. Faltou habilidade.

 Emedebista mudo

Assim que terminou o pleito eleitoral, muitos deputados reeleitos para a Assembleia Legislativa logo trataram de colocar os seus nomes na lista de presidenciáveis da Casa. Entre eles Sávio Souza Cruz (MDB), mas nesta reta final de discussão sobre o tema, o emedebista sequer é mencionado para fazer parte da mesa diretora. Perdeu impulso.

 Bastidores da política

Lideranças e políticos do interior que, semana passada, estiveram na Assembleia Legislativa confiam que o futuro governo Zema (Novo) deve apostar em uma completa transparência de seus atos, pois a população está cansada de “mentiras”.

 Hotel insosso

Inaugurado recentemente com pompas e circunstâncias, Hotel Fasano, que é cinco estrelas na Zona Sul de Belo Horizonte, tem uma fachada completamente discreta, em nada lembra um hotel de marca tão badalada. Vai demorar para decolar, podem apostar!

 Rio sem solução

Especialistas temem pelo futuro do Rio de Janeiro que, depois de quase um ano e intervenção militar, continua violento. “No Rio de Janeiro, o problema é que há uma simbiose entre o crime nas comunidades e os políticos no asfalto. Aí é demais”. Palavras do ex-deputado e advogado Airton Soares.

 Vida de escritor

Mesmo na era da internet, os escritores não abrem mão de lançarem os seus livros impressos, pois eles dão mais visibilidade e seriedade aos textos. “É um processo penoso, já que a exigência é ainda maior eles devem manter a tradição sendo modernos”, avalia o escritor e cientista político José Álvaro Moisés.

Corrupção internacional

Em Brasília um levantamento informal feito por jornalistas da crônica policial indica que a construtora Odebrecht é a mãe da corrupção na América Latina e, como se não bastasse envolver o ex-presidente da República de nosso país, fez isso também com dirigentes de vários outras nações. Cruz credo, gente.

 Corrupção encastelada

Fontes do grupo de transição do governo Bolsonaro (PSL) têm uma explicação plausível para a ira do futuro presidente em relação ao Ministério do Trabalho, prestes a ser extinto. Trata-se de um verdadeiro antro de corrupção, espalhada de canto a canto do país, especialmente, junto a entidades sindicais.

 MDB no muro

Quem assistiu a uma recente entrevista do deputado federal Newton Cardoso Júnior ficou com a nítida impressão que o MDB em Brasília deverá ficar no muro. Aliás, com uma bancada de apenas 35 parlamentares, os representantes do partido agora perderam força e terão que abandonar a teses de dominarem todos os governos. É época de renovação.

 Atendendo aos políticos

Na avaliação da jornalista Cristiana Lôbo, o futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi esperto. Primeiro ele colocou um monte de generais ao seu lado, como ministros e assessores, depois deu inicio às reuniões com os deputados federais, senadores e seus respectivos partidos políticos. Avaliação maldosa da comunicadora, não é gente?!

 Deputado corajoso

Recentemente, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, do PSDB mineiro, fez reflexões sobre o resultado das urnas em Minas. Para ele, o senador Anastasia (PSDB) não foi derrotado pelo então candidato Romeu Zema (Novo).  “A derrota foi do partido, o PSDB”, disse o parlamentar, que na sequência lançou: “É óbvio, que a população se cansou do PT e do PSDB”. Corajoso!

 Política internacional

O experiente filósofo paulistano Luiz Felipe Pondé, ao participar de um debate na TV comentou: “O presidente Bolsonaro (PSL) carece saber dos riscos de fechar parceria somente com os Estados Unidos, em detrimento da importância da China”.

 Tragédia carioca

Do Rio de Janeiro, o membro da Academia Brasileira de Letras e jornalista Merval Pereira arrematou: “A recente prisão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB), em pleno Palácio das Laranjeiras, é uma tragédia para os cariocas e brasileiros que amam a cidade e o nosso país”. Ave Maria, gente!

 Campeão de processos

Mesmo ciente da existência de 14 processos judiciais contra seu nome, o senador Renan Calheiros (MDB) continua sua candidatura para a Presidência do Senado. Só que dessa vez, ele não contará com a força do seu padrinho político, o ex-presidente José Sarney (DEM), já que seu grupo político foi completamente dizimado.

Mulheres prejudicadas

Avaliando os comentários a respeito da discriminação contra as mulheres no mercado de trabalho, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, ressalta que essa é a realidade presente em todo o país, no qual, em média, 80% das mulheres recebem salários inferiores aos dos homens. “Não adianta a imprensa dizer o contrário. É fato”, sentencia o conselheiro.

Política em Uberlândia

Levantamento realizado informalmente nos bastidores da Assembleia Legislativa, aponta que, a partir de fevereiro, o Triângulo Mineiro deve perder força na Casa, diante da redução da representação da região na bancada estadual de parlamentares.

Cena final. Enquanto isso, o Norte de Minas mantém, legislatura após legislatura, seu coeso grupo com seis parlamentares.

 Política em BH

O influente vereador Mateus Simões (Novo), coordenador do grupo de transição do governo Zema (Novo), não teria possibilidade de licenciar-se de seu mandato para fazer parte do governo, por proibição de seu partido, que exige que seus políticos exerçam seus mandatos por inteiro. Vamos aguardar.

 Copasa e Cemig

Indagado sobre uma possível privatização da Copasa e da Cemig, o deputado do PCdoB Celinho do Sinttrocel disparou: “Isso é promessa de campanha do futuro governador, o tema é de muita importância para ser tratado de maneira simplista”. Para o parlamentar, a discussão sobre o tema vai ser acalorada.

 Político sumido

Na então administração de Marcio Lacerda, uma das eminências pardas era o secretário de governo Vitor Valverde. Na sequência, ele se candidatou a deputado estadual, posteriormente renunciou ao posto e, agora, simplesmente sumiu do mapa. Alguém viu?

 Patrus presidente

Por onde passa em Belo Horizonte, o deputado Agostinho Patrus (PV) já é saudado como presidente da Assembleia Legislativa.

13º salário garantido

O servidor itabiritense está tranquilo. O 13° salário, direito trabalhista adquirido desde a década de 60, direito trabalhista adquirido desde a década de 60, será pago integralmente desde a década de 60, será pago integralmente no dia 20 de dezembro, assim como em outras 42 cidades do Estado. Mas, infelizmente, essa não é a realidade dos 810 municípios restantes que enfrentam dificuldades financeiras. Dentre eles, 138 já declararam estado de calamidade, segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM).