Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Paulistas e mineiros

Tem sido cada vez mais frequentes as investidas do governador paulistano, Geraldo Alckmim (PSDB), buscando incentivar a presença do senador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo do Estado. Esse assunto ainda vai render muito falatório, afinal quem cuida do destino e do futuro político de Anastasia é o seu padrinho, Aécio Neves (PSDB). Ou seja, a turma de São Paulo pode estar batendo na porta errada.

Tucanos em ação

Em relação aos tucanos mineiros, a informação é de que a irmã do senador Aécio, Andrea Neves, está em plena atividade. Respondendo ao processo da Justiça Federal em liberdade, ela já começa a se articular para a possível campanha ao Senado de seu irmão. A conferir…

Pacheco popular

Na porta do Café Boca de Pito, na Savassi, dois assuntos dominam as rodas: futebol e política. Entre uma conversa e outra, surgiu uma indagação para saber qual seria o nome preferido para o governo de Minas. O do deputado Rodrigo Pacheco (MDB) saiu na frente, seguido de Fernando Pimentel (PT), Anastasia (PSDB) e Marcio Lacerda (PSB). Coisas da política mineira.

Pimentel presidente?

A imprensa nacional ainda especula sobre a possibilidade do governador Fernando Pimentel (PT) renunciar ao cargo em abril para se candidatar à Presidência da República. Mas pessoas próximas dizem o contrário: seu projeto é conseguir ser reeleito ainda no primeiro turno e, com isso, tornar-se uma referência mineira na política nacional. Trata-se de uma aposta, claro.

Praça desprotegida

A exuberante Praça da Assembleia Legislativa, na zona Sul de Belo Horizonte, é um dos pontos onde acontecem muito assalto à noite. Lá existe, inclusive, um posto policial, contudo não está minimizando a situação. Vamos lá gente, precisamos resolver essa situação.

Força do Salej

Não convidem para a mesma mesa o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, e o ex-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Stefan Salej. Pode sair palavrão e até agressão física. Cruz credo, gente!

Eleição no TJMG

Acontecerá, em abril, a eleição para o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Dessa vez, o desembargador Nelson Missias está firme na disputa e, segundo amigos, tem fortíssima chance de ser eleito. É aguardar para conferir…

AMM X Pimentel

Pessoas próximas ao governador Fernando Pimentel (PT) comentam que o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB), ao destilar seu ódio contra o chefe do executivo mineiro, estaria interpretando a vontade do antigo presidente da entidade, Antônio Júlio (MDB).

Cena única. Por outro lado, consta nos bastidores que Julvan estaria a serviço de grupos contrários para poder fustigar o governador, já que no âmbito da Assembleia, a oposição ao Palácio da Liberdade anda fragilizada.

Perrella em cena

O senador Zezé Perrella (PSDB), eleito recentemente presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, começa a dar “pitaco” no mundo do esporte mineiro, como o fez ao longo de décadas. Segundo a imprensa especializada, ele, agora, vai poder ganhar dinheiro. Como assim, cara pálida? O clube se transformou em um balcão de negócios? Vamos devagar, gente.

Comentário final – Rememorando, o político e desportista ainda responde a inúmeros processos na Justiça.

Fim do Lula?

Com experiência de anos como professor, o cientista político José Álvaro Moisés considera que a condenação do ex-presidente Lula (PT) pode ser uma rajada de metralhadora no Partido dos Trabalhadores. Mas, para ele, o mito ainda continuará sob o solo brasileiro por muito tempo. Será professor?

Fim da Caixa

“A ocupação dos cargos da diretoria e de vice-presidente da Caixa por políticos, especialmente os que usam o poder para fins ilícitos, pode representar o comprometimento definitivo do banco”, garante o senador José Serra (PSDB).

Cena única – Se existem problemas junto à Caixa, os padrinhos dos indicados tratem de resolver isso. Os mineiros não tem nada a ver com esse imbróglio, afinal, não tem um único indicado representando o Estado.

Política em MOC

Com longa experiência de vida pública, ex-deputado federal, ex-presidente do Tribunal de Contas e prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS) começa o ano avisando que não indicará nenhum vereador para ser líder na Câmara. “Só enviaremos projetos para votação, quando for de interesse coletivo, então espero que, nesses casos, as matérias sejam aprovadas”, comenta o prefeito.

Caixa e Petrobras

“O PT acabou criminosamente com a Petrobras mediante uma roubalheira sem fim. Agora, o MDB joga na direção de acabar com a Caixa Econômica Federal. Que país é esse?” Indagação do historiador Marco Antonio Villa. Eu hein, se a moda pega…

Política em Juiz de Fora

Os nomes mais citados para disputar o governo de Minas já mantiveram contato direto ou por telefone com o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (MDB). Todos eles estão de olho na popularidade do prefeito, considerado uma liderança jovem do partido.

Balão de ensaio

A possibilidade de um empresário disputar o governo de Minas, especialmente com chances de vencer, parece estar ficando no esquecimento da população. Não se fala mais, por exemplo, em nomes como do presidente da Fiemg, Olavo Machado; do presidente da CDL Bruno Falci; e do megaempresário Romeu Zema. Ele andou se jogando na cena política, porém não deve ter havido muita aceitação popular. Coisas da política mineira, Sr. Zema.

Sindicalista na política

Nos meandros do PT ainda não é certa a candidatura da presidente da CUT de Minas, Beatriz Cerqueira, como candidata a deputada estadual. No âmbito do sindicalismo, existem outros nomes ensaiando participar da corrida eleitoral. É esperar para ver quem irá ter coragem de se expor.

Dulci sumido

Embora tenha sido um dos homens mais fortes junto ao ex-presidente Lula (PT), de quem foi secretário-geral da Presidência da República, o mineiro Luiz Soares Dulci simplesmente desapareceu das rodadas de antigos amigos de BH. Aí tem coisa, ora se tem.

Esperto Walfrido

O ex-ministro do turismo Walfrido dos Mares Guia, amigo pessoal do ex-presidente Lula (PT), seria o incentivador da candidatura de seu irmão, João Batista dos Mares Guia, ao governo de Minas pelo partido da ex-senadora Marina Silva, a Rede de Sustentabilidade.

Comentário único. Chega a ser cômico Walfrido, tido como um dos nomes mais poderosos financeiramente, apoiando um grupo de esquerda mais forte na política estadual. Ave Maria, gente. É brincar com a inteligência da população, claro.

Só enganação

“As chances do ex-presidente Lula (PT) conseguir êxito em sua petição junto a ONU, visando anular a decisão da Justiça brasileira que o condenou há mais de 12 anos de reclusão, não passa de uma jogada política, sem a menor chance jurídica”. Opinião da professora de direito internacional da USP Maristela Basso. Tadinho dele, sô!

Deixando o governo mineiro

O governador Fernando Pimentel (PT) já tem uma lista quase pronta com os nomes de prováveis candidatos aos cargos eletivos neste ano e, por isso, eles serão obrigados a desincompatibilizarem até o final de abril.

Petistas desanimados

Nos corredores da Assembleia, insinua-se que muitos dos deputados petistas não estão querendo disputar este pleito para os cargos atuais. A decisão dos parlamentares seria por conta de uma avaliação, indicando que há poucas chances de sucesso no pleito. Além disso, falta dinheiro para fazer campanha. Situação complicada.

Tadeu X Miguel Corrêa

Pode ser que neste início de temporada legislativo a situação se reverta, mas o deputado estadual do MDB Tadeu Martins terminou o ano de cara amarrada com o secretário Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa. O motivo do entrevero é desconhecido.