Home > Destaques > 14 milhões de brasileiros são fumantes passivos

14 milhões de brasileiros são fumantes passivos

Estudos apontam que existe 1,1 bilhão de fumantes em todo mundo. Desse total, mais de 24 milhões são adolescentes  entre 13 e 15 anos. O consumo do tabaco e a exposição à fumaça são responsáveis por 90% dos casos de câncer no pulmão. No Brasil, estima-se que 21 milhões de pessoas possuam o hábito de fumar, esse número representa 12% da população.

Engana-se quem pensa que só quem coloca o cigarro na boca é que sai prejudicado dessa história. Dados indicam que 14 milhões de brasileiros são fumantes passivos, ou seja, inalam involuntariamente a fumaça de cigarros. Isso aumenta 30% as chances de desenvolver câncer no pulmão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 31.270 novos casos desse tipo de câncer em 2018.

Isso acontece porque o que é prejudicial, na verdade, é a fumaça do cigarro. “Quem se expõe a ela está consumindo tanto quanto quem o está tragando”, explica o coordenador do Centro de Referência em Drogas da UFMG, Frederico Garcia.

Garcia adiciona que o consumo do cigarro acaba por favorecer dois processos: “o primeiro é o inflamatório. Isso causa uma mudança das fibras pulmonares. Elas não conseguem mais ser elásticas para que funcionem corretamente e a pessoa fica com a respiração comprometida”. O outro é chamado de mutagenicidade. “É a mutação dos nossos genes. Esse processo não é restrito ao pulmão, também acontece com outras partes do nosso corpo, trazendo uma predisposição a inúmeras doenças. Pesquisas comprovam que o consumo está associado ao aumento no risco de 130 patologias diferentes”.

As mais populares são a hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, além do risco de câncer. “Tudo começa com falta de ar e dificuldade em fazer atividades físicas, sintomas que aparecem a fim de mostrar que o corpo chegou a um limite que não é mais possível continuar”.

Ele acrescenta que, mesmo com o vício, a saúde não está perdida. “Estudos mostram que depois de 5 anos que a pessoa interrompe o uso, se não sofrer nenhuma consequência, o risco de ter outras doenças voltam ao nível normal”.

Dia D

Em 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, mas largar o vício do cigarro não é fácil. Um levantamento realizado pela Fundação Para um Mundo Livre de Fumo, nos EUA, revela que 72% dos fumantes que tentaram abandonar o hábito não tiveram sucesso. A psicóloga Livia Marques explica que, para muitas, o hábito passa a ser um álibi para a compulsão. “É preciso ter cuidado, pois as pessoas utilizam o cigarro como escapatória. Usam ainda mais quando estão ansiosas, nervosas e estressadas”.

Ela afirma que é difícil encerrar o vício, porque os fumantes não se atentam aos malefícios. “Sabem que eles existem, mas não tomam consciência. Nesse ponto a ajuda é importante, pois um profissional irá auxiliá-lo a compreender tudo”.

Segundo a especialista, é necessário um trabalho gradativo. “A gente sabe que o cigarro tem várias composições. Para largá-lo é preciso trabalhar o comportamental e o físico. Ele libera substâncias no organismo que tem que ser retiradas aos poucos, o corpo precisa desacostumar com aquilo”.

Livia ressalta que, hoje, o SUS oferece tratamentos que auxiliam a abandonar o cigarro. “Existe alguns acompanhamentos e também ONGs e igrejas com grupos de apoios. Acredito que, buscando isso, a pessoa pode melhorar sua qualidade de vida, sem se maltratar, respirando com leveza e encontrando o equilíbrio”, conclui.