Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Julio Pires e as urnas
Embora no comando da importante cidade de Ouro Preto, o atual prefeito Julio Pimenta(MDB), em 3 anos de mandato, apareceu pouco quando o assunto é o cenário político estadual. Ele, assim como os jovens de hoje, deve ter usado seu tempo disponível para ficar conectado às redes sociais. Mas, agora, caso dispute a reeleição, resta saber se seu sumiço foi uma boa estratégia.

Sucessão em Belo Horizonte
Segundo os comentários da última semana, o deputado João Vítor Xavier (Cidadania) continua firme como pré-candidato à sucessão de Belo Horizonte. Em contrapartida, o deputado Mauro Tramonte (Republicanos) teria confessado a amigos próximos que não está tão entusiasmado com a ideia. Já o atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD), continua sendo o favorito para a disputa, embora o pleito eleitoral ainda esteja distante.

Sucessão em Contagem
De acordo com comentários ouvidos nos bastidores da Assembleia, a deputada Marília Campos rompeu com seu partido, o PT. A sigla não queria candidatura própria em Contagem e ela já está se reunindo com lideranças municipais para tratar da sua presença no pleito. Além da parlamentar, o prefeito Alex de Freitas já topou entrar na briga e o ex-prefeito Ademir Lucas dará sua última cartada depois de algumas derrotas políticas

Lama em Sabará
Durante o ano passado, informações indicavam que o prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), estaria desmotivado a continuar na política. Se isso for verdade, agora, depois de ver sua cidade sucumbindo em lamaçal, Borges deve jogar a toalha de vez. Coisas da política mineira.

Eleição em Brumadinho
Vereadores da oposição estão questionado a atuação do prefeito de Brumadinho, Nenén da Asa (PV), durante os 6 primeiros meses do ano passado, depois do rompimento da barragem da Vale e no auge da crise. “Ele andou sumido por muito tempo e alegou que estava com problema de saúde. Durante esse sumiço, o prefeito terceirizou a administração e deixou as funções executivas nas mãos de seus secretários. Agora, esperamos que não venha querer ser candidato à reeleição”, comentam.

Sucessão na Assembleia
Falta exatamente 1 ano para eleição da Mesa Diretora da Assembleia, mas já tem deputado comentando sobre o assunto. Por exemplo, o parlamentar Dalmo Ribeiro (PSDB) confessa a amigos que, depois de quase 30 anos de parlamento, já teria condições de comandar a Casa. Resta saber se há voto para tal, não é mesmo, gente?

Crescimento comprometido
O economista e cientista político Ricardo Sennes confessou sua preocupação de que, este ano, por causa dos intensos debates sobre as eleições municipais, o crescimento econômico do país seja prejudicado.

Rio de Janeiro doente
“A situação da saúde no Rio de Janeiro é de calamidade. Um verdadeiro horror para quem precisa procurar as unidades públicas. É preciso mais seriedade dos governantes de lá, para tratar com dignidade a população”, comentário do jurista Modesto Carvalhosa.

Declaração complicada
“A grande imprensa ajudou a escravizar a política no Brasil. Após isso, surgiram alguns salvadores da pátria”. Esse é o comentário do cientista político Rubens Goyatá. Cruz credo, se todos os cientistas tivessem esse mesmo pensamento.

Jogando a toalha
Consta nos bastidores da Cidade Administrativa que o secretário de Cultura do Estado, Marcelo Matte, já teria sinalizado ao governador Romeu Zema (Novo) a intenção de deixar o cargo para poder curtir sua vida de aposentado. Ex-diretor da Globo Minas, ele já estaria pensando em manter uma rotina mais calma.

Problema nacional
O educador financeiro Mauro Calil disse que os R$ 42 milhões, pagos aos membros de uma consultoria pelo Banco Central, não têm nada de irregular, mas é imoral. “Esse assunto poderia ter outro final caso tivesse sido encontrado ‘maracutaia’, mas, como não houve nada de errado, fica o questionamento do por que tanta grana, já que não houve resultado prático?”.

Crise no governo
Mario Sérgio Cortella disse: “Em Brasília, o governo tem tido a capacidade de criar problemas onde não existem”, sentenciou o mestre.

Economia mundial
Comentarista econômico da Globo News, o jornalista João Borges disse que a crise no sistema de saúde da China vai provocar uma pequena desaceleração na economia mundial. Será?

Zema na Assembleia
Quando esteve na Assembleia Legislativa, semana passada, para participar de abertura da sessão solene de 2020, o governador Romeu Zema (Novo) demonstrou-se mais solto nos bastidores da Casa. “Ele está tomando gosto pela política”, atalha o deputado tucano Gustavo Valadares, um dos líderes dos partidos que apoia o Executivo mineiro

Factoide militar
“Para tornar-se notícia positiva, o presidente Jair Bolsonaro tem sempre de criar fatos novos. Então, a insistência em aumentar o número de colégios militares é um factoide para ajudar a manter viva a imagem do presidente”. Opinião da Patrícia Campos Mello, jornalista da Folha de São Paulo.

Presidente X Imprensa
O historiador Marco Antonio Villa fez questão de rebater o posicionamento do presidente Bolsonaro contra a imprensa, pois, na sua avaliação, o papel dos jornalistas é ser vigilante, acompanhar os acontecimentos e fazer críticas a quem quer que seja, inclusive, de quem está no poder. “Ele não gosta desses comentários e, por isso, tenta desmerecer a importância dos profissionais da área”, ironizou o historiador.