Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Aécio ontem e hoje

Apenas para relembrar: Aécio Neves (PSDB) foi eleito governador, em sua primeira gestão, graças ao apoio de Itamar Franco e, devido a isso, viu-se obrigado a romper uma aliança com Newton Cardoso (PMDB). Porém, com a morte de Itamar, Aécio imaginou ter asas próprias para voos mais extensos e formou seu grupo político. Depois da perda da eleição à Presidência da República, ele viu seus aliados serem aniquilados em Minas.  Agora, o senador está sem asas, sem dinheiro e sem liberdade para agir livremente por conta de denúncias na justiça. Coisas da política mineira.

Cena única – Será que o senador tucano encontraria um novo Itamar Franco para salvá-lo mais uma vez?

Oposição a Pimentel

Quem teve oportunidade de esmiuçar os meandros da política mineira pode perceber uma realidade: a partir de agora, o PPS vai intensificar a oposição contra o governador Fernando Pimentel (PT). É aguardar para conferir…

Contra o trabalhador

Em recentes manifestações dos movimentos sociais, faixas indagavam se um empregado braçal aguentaria trabalhar 40 anos para poder se aposentar com o salário integral. Infelizmente, essa é a triste realidade imposta pela proposta da Reforma da Previdência, encaminhada ao Congresso pelo presidente Michel Temer (PMDB).

Candidatos insossos 

“Os nomes até então lembrados para disputar a Presidência da República tem muito do mesmo. São todos insossos, sem algo novo, capaz de atrair o eleitor. Isso acontece por conta da falta de uma reforma política mais séria”. Opinião do cientista político Marco Antonio Villa.

Comentário único – Quando acontecem comentários dessa natureza, nivelando por baixo todas as figuras lembradas para uma disputa significativa, fica parecendo que o cientista estaria sonhando com o surgimento de alguém de fora da política para ser candidato. Uma espécie de salvador da pátria. Ave Maria, gente.

Reforma provisória

Como não poderia deixar de ser, o assunto da semana é a Reforma da Previdência. É cada comentário causídico e opinião divergente sobre o polêmico tema. Por exemplo, na avaliação do ex-deputado federal e advogado, em São Paulo, Airton Soares, esse projeto será provisório. “Ele não resolve nada, apenas tapa o sol com a peneira”.

Salva, Geraldo Alckmin

Parece que os tucanos terão semanas mais calmas diante do encaminhamento do nome do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSBD) como presidente do partido, em substituição à Aécio Neves (PSDB).  “Não há alternativa. O Alckmin é a tábua de salvação do PSDB e do próprio Planalto, já que ele ajudará também a conseguir votos para a Reforma da Previdência”, comentou Merval Pereira. Calma, jornalista…

Mentiras de Brasília

Segundo representante da OAB de Minas, Anderson Avelino, o pessoal de Brasília mente descaradamente quando afirma que a Previdência Social é deficitária. “As autoridades do Ministério da Fazenda não explicam outro problema sério: 50% da arrecadação líquida dos impostos vai para pagar o juro das dívidas, engordando o lucro dos banqueiros. Aí, ninguém da Corte fala nada”, concluiu Avelino.

América na série A

Ainda durante as comemorações da vitória do América Mineiro, campeão da série B, o jornalista Flávio Carvalho aproveitou para lembrar: “A partir de agora, o clube tem de pensar grande e se firmar na elite do futebol brasileiro. Nada de atitudes mesquinhas, como no passado”, sentenciou.

Sucessão carioca

Quando viu toda a cúpula política do Rio de Janeiro encarcerada, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo disse: “A partir dessa realidade, podemos dizer que não tem ninguém sério fora da lista de denunciados em condições de disputar o governo carioca”. Eu, hein?!

Crimes nas escolas

O governo estadual deveria averiguar a denúncia do deputado do PCdoB, Celinho do Sinttrocel, indicando que são praticados, em média, 40 mil crimes nas escolas em Minas Gerais.

Briga peemedebista

Considerado um dos mais autênticos políticos mineiros, o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, participando de um programa político na TV Assembleia, disse claramente: “O PMDB nacional não tem poder para alterar uma decisão do diretório regional do partido”. Como se sabe, os bastidores da sigla em Minas é de total barulho. A bancada estadual almeja um projeto, enquanto os parlamentares federais tem outro norte. Uma verdadeira torre de babel.

 Desafio para Kalil

O aumento da quantidade de moradores de rua em Belo Horizonte é o verdadeiro desafio para o atual prefeito Alexandre Kalil (PHS) que, durante sua campanha, prometeu uma cidade limpa e sem problemas dessa natureza. Então, tá.

Rio sem solução

Pessoas comuns, pensadores, políticos sérios e economistas são unânimes em dizer que a situação do Rio de Janeiro caminha para uma verdadeira calamidade. Por exemplo, na avaliação do comentarista de TV e professor da USP, Marco Antonio Correa, os membros do Tribunal de Contas do Estado tinham pleno conhecimento da roubalheira que envolvia os três ex-governadores. “Isso é formação de uma quadrilha oficial, chapa branca”, alfineta.

Descrença do empresário

Quando esteve em BH, o empresário e ex-deputado federal, Emerson Kapaz, disse que políticos citados em denúncias por corrupção vão ter dificuldades de sair a campo para pedir votos “como se nada tivesse acontecido. “Haverá cobranças da população”, prevê.

Política em Pará de Minas

Quando soube que seu adversário político, o ex-presidente da Assembleia de Minas Antônio Júlio, poderia ser eventual candidato ao Senado pelo PMDB, o deputado Inácio Franco (PV) falou: “Então quero ser candidato a governador”.

Em tempo: Ambos são políticos com base eleitoral em Pará de Minas, cidade onde foram prefeitos, mas cada um tem o seu feudo.

 Contra o Ministério Público

Sem meias palavras, o cientista político Ricardo Sennes, durante o programa na TV Cultura, lascou o bambu no Ministério Público: “Os procuradores são apenas auxiliares do Judiciário, sem poder de decisão e investigadores com possibilidade de oferecer denúncias”, apontou. Isso vai dar xabú.

Racismo à brasileira

A desenvolta vereadora de BH, Áurea Carolina (PSOL) considera que as mulheres negras continuam sendo vítimas do racismo até hoje. “Essa situação precisa mudar para o bem de todos”, diz.

 Candidatura de araque

Nos meios políticos, ninguém está levando a sério a possibilidade do secretário de Fazenda da PBH, Fuad Noman, ser candidato a governador. Quando exercia o mesmo cargo no Estado, na era Aécio Neves (PSDB), ele também mandou espalhar notícias idênticas, mas no momento exato, ficou na moita.

Saúde de Andrea

Na porta do Café Nice, a novidade do momento é informação relacionada a uma desestabilidade de saúde de Andrea Neves. Ela atualmente está em prisão domiciliar e usando tornozeleira eletrônica.