Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Não foi o Paulino
Segundo a assessoria do ex-deputado Paulino Cícero, não foi dele a responsabilidade de jogar água nos professores quando era o secretário da educação. Quem teria mandado realizar o ato contra as profissionais foi o então secretário de Segurança Pública e coronel do Exército, Armando Amaral. Tudo isso aconteceu lá na era do Governo Francelino Pereira.

Inquietação na Assembleia
Mesmo que os deputados digam ao contrário, a definição do governador Fernando Pimentel (PT), quanto à indicação do nome para aprovação no plenário, com finalidade de preencher a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas, é o motivo de bate-boca constante entre eles. Aliás, esse tema tem provocado mais desavença do que a filiação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como eleitora de Minas Gerais.

Sem coordenação
Por enquanto, ainda não se sabe efetivamente quem será coordenador oficial da campanha de reeleição de Fernando Pimentel (PT). Segundo pessoas próximas, essa definição só vai ocorrer lá pelo meio do mês de julho. Será?

Interferência indevida
Entre as muitas intrigas palacianas, comenta-se, a boca pequena, a respeito de uma completa irritação por parte do secretário da Fazenda, José Afonso Bicalho. Segundo consta devido à interferência de pessoas da cúpula da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais em sua pasta.

Odair sem rumo
Ninguém do meio político sabe efetivamente o que vai acontecer no futuro com o deputado federal do PT, Odair Cunha. Ex-poderoso secretário de Governo, ele deixou o cargo recentemente. Por enquanto, fala-se na possibilidade de sua candidatura para a ALMG, embora o próprio nunca tenha declarado nada sobre o assunto. Junto ao Palácio da Liberdade, consta a possibilidade de sua presença na coordenação da candidatura de Pimentel (PT) a reeleição. A conferir.

Palocci demolidor
As delações do ex-ministro Antonio Palocci, na Operação Lava Jato, estão prestes a chegar ao esquema dos bancos e do Judiciário. “Isso será uma verdadeira bomba relógio”, avaliam comentaristas da crônica política de Brasília. Cruz credo!

Insegurança em BH
A cada dia, aumenta o número de reclamações de pessoas atendidas e de quem trabalha nos postos de saúde, especialmente, da periferia de Belo Horizonte, quanto à falta de segurança. O prefeito Alexandre Kalil (PHS), por certo, não está sendo informado corretamente sobre o problema que atormenta muita gente. O medo da população em relação à isso é fruto das ausência de Guardas Municipais. Vamos lá, gente!

Nomes populares
Enquanto não acontece o debate aberto sobre a política, análises e projeções são feitas. Uma delas diz respeito a possíveis votações de deputados federais. Consta, por exemplo, que os parlamentares Weliton Prado (PMB), Eros Biondini (PROS) e Paulo Guedes devem conquistar a cabeça da lista, com uma média de 150 mil votos cada um. Porém, caso a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) entre no páreo, o cenário mudaria por completo.

Fracasso nacional
Um levantamento informal a respeito do programa Minha Casa, Minha Vida mostra uma série de problemas. Primeiro, a grande maioria dos imóveis foram erguidos distante do centro das cidades, em área apenas semiurbanizadas. Segundo é que o programa, comandado pelo governo, passou a ser cobiçado pelas espertas construtoras, que mudaram o estilo da construção para pior, claro. E, finalmente, de acordo com informações de Brasília, 70% dos beneficiados não estão quitando as prestações. Tema complicado, gente.

Distância do eleitor
Com experiência de longos anos no segmento do marketing político, o historiador Jaime Pinsky adverte: “Os candidatos aos cargos eletivos precisam ter em mente que o eleitor não aceita aquele velho truque de telemarketing. Pelo contrário, eles vão se orientar de outras formas, inclusive, pelas redes sociais, na hora de escolher o nome ideal. Ou seja, nada de ficar ligando para a casa dos outros com a finalidade de pedir voto. Isso não irá funcionar”, lembra.

Adeus, Cármen Lúcia…
“Os políticos brasileiros, em geral, estão sonhando com a saída da ministra Cármen Lúcia da presidência do STF em setembro”. Opinião do jornalista Gerson Camarotti.

Caso Lula
Reunindo a opinião de 20 advogados foi lançado um livro sobre o caso Lula, no qual se questiona o Judiciário, uma vez que culminou com a prisão do o ex-presidente. Uma das autoras, a professora de Filosofia do Direito da UFMG Mariah Brochado disse que a obra tem fatos interessantes sobre o tema.

Exportando violência
O reitor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Sandro Valentino adverte: “O Brasil tem que torcer para o resultado ser positivo na força tarefa no Rio de Janeiro, caso contrário, a violência, ainda circunscrita aos morros cariocas, tende a se alastrar pelo resto do Brasil, estabelecendo o verdadeiro caos nacional”, sentencia. Santo Deus!

De olho no INSS
“Se o menor aprendiz está autorizado por lei a trabalhar em determinadas empresas, o seu tempo de serviço também deveria ser contado para efeito de aposentadoria junto ao INSS. Aliás, para mim, o ideal é que, nesta idade, ninguém precisasse trabalhar, mas já que não tem jeito, pelo menos haja mais seriedade do governo perante à esse assunto”. Opinião do famoso filósofo Luiz Felipe Pondé.

Queridinho do PT
Por enquanto, nem mesmo a capacitada imprensa de Brasília conseguiu entender os motivos que levaram o ministro Gilmar Mendes a se tornar, de uma hora para outra, defensor dos interesses do Partido dos Trabalhadores. Tanto que Sua Excelência já é denominado de “o queridinho do PT”. Eu, hein!?

Brasil de Temer
Ao participar de um programa de TV, recentemente, a presidente da CUT de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira, ironizou ao dizer que Michel Temer (MDB) usa, a todos os instantes, a imprensa nacional para dizer que o Brasil vai bem, está saindo da crise e tudo mais. “Resta saber onde está este país mencionado pelo presidente, já que a falta de emprego e a recessão econômica continua corroendo o nosso dia a dia e, inclusive, a nossa esperança”, atacou a sindicalista.

Lula especial
Sobre o ex-presidente Lula (PT), eis a opinião do reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, José Vicente. “Lula não é um cidadão comum. O Estado tem a obrigação de mantê-lo em segurança para o bem da nossa futura história. Se isso tem um custo-financeiro, que seja levado em consideração, pois estamos falando de um ex-presidente, por duas vezes, de nosso país”, comentou o mestre.

Ainda sobre o Lula
Outro paulistano de proa, o presidente da OAB daquele Estado, Marcos da Costa, acredita que o futuro político do ex-presidente Lula (PT) está comprometido. “Mesmo que venha se desvencilhar da prisão, eleitoralmente, está dilacerado”, avalia o representante da OAB.

Mortalidade desenfreada
Segundo dados de entidades brasileiras e internacionais, o Brasil é recordista mundial em morte de jovens. Ave Maria, gente!

Liderança emdebista
Aos poucos, o prefeito de Moema e atual presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, se consolida como líder do MDB. “O partido precisa de renovação e abrir espaço para lideranças novas”, dizem alguns matemáticos da sigla.