Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Kaill x Zema

Como tem sido propalado pela imprensa mineira, o prefeito Alexandre Kalil (PSD), gozando de considerável popularidade perante o povo da capital, quer se manter cada vez mais descolado do governador Romeu Zema (Novo).

Cena Única – Já nos bastidores da Assembleia Legislativa, o enfoque político é outro: o governador começa a tomar gosto pela política, tanto que suas viagens mais constantes pelo interior têm a finalidade de abrir diálogo com as lideranças municipais.

Comentário final. Em relação a Kalil, os matemáticos da política lembram: sua popularidade é recente, mas seria capaz de garantir sua reeleição com facilidade. Porém, as mesmas análises indicam que não se ganha eleição com tanta antecedência. O cenário de hoje pode ser completamente diferente de outubro do ano que vem.

Viana x Bolsonaro

Mesmo sem ter bola de cristal, o senador mineiro Carlos Viana (PSD) está prevendo que o nome do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), indicado para ser embaixador nos Estados Unidos, dificilmente será aprovado pelo Senado por conta da quantidade de asneiras faladas pelo pai do parlamentar, Jair Bolsonaro (PSL).

MDB e a família Quintão

No passado, o MDB de Belo Horizonte era dominado pela família Quintão, tanto que o ex-deputado Leonardo Quintão quase foi eleito prefeito da capital. Agora, o partido resolveu apoiar a família Quintão em Ipatinga, com chances de Sebastião, o patriarca, se tornar candidato a prefeito da cidade do Vale do Aço.

Cena final – Essa decisão termina facilitando a pretensão do ex-presidente da Assembleia e atual secretário da PBH, Adelclever Lopes de manter o MDB na chapa em apoio ao atual prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD).

Prestígio do Julvan

Tanto em Belo Horizonte como em Brasília, caciques políticos de diferentes partidos estão aconselhando o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, em relação às eleições de 2022. Ele pode ser uma opção para candidatura a vice-governador diante de sua liderança pelo interior, apostam alguns políticos de prestígio nacional. A conferir…

Quem manda?

Nos bastidores da Cidade Administrativa, corre solto que o atual prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando de Oliveira (PV), é um homem público íntegro, de boa índole e tudo mais. Seu único defeito é aceitar a interferência excessiva da irmã, Maria Cecília Oliveira. Bem ao estilo Aécio Neves (PSDB), com sua irmã Andréa Neves. Cruz credo, gente!

Velhinhos no batente

Ao participar de um debate na TV Cultura, a médica Ana Paula Quintana Arantes disse que está na hora do poder público começar a desenvolver uma política que incentive o retorno dos aposentados ao mercado de trabalho. Para ela, fica muito mais fácil uma ação oficial ao invés de investimentos pesados na área de saúde e assistência às pessoas da terceira idade.

Enfrentando dificuldades

Para a jornalista Cristiana Lôbo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) cria tantos fatos novos que, em determinado momento, ficará difícil até para ele se sustentar nessa onda. Ou seja, o seu esquema de comunicação direta por meio de frases bombásticas pode falhar.

Prática covarde

Advogados mais sérios da área trabalhista e setores policiais andam preocupados com uma prática que começa a se tornar comum. Com seus clientes acuados por reclamações trabalhistas, vai se disseminando a estratégia de alguns advogados de entrar com denúncias criminais contra os reclamantes, tentando, com isso, influir na decisão na esfera trabalhista.  Não são raros os casos de funcionários, com muitos anos de empresa, sendo denunciados por supostas irregularidades cometidas no exercício de sua atividade profissional. Essas irregularidades, estranhamente, não são detectadas antes da ação trabalhista. Em alguns casos, as empresas podem estar ganhando tempo com essa estratégia a fim de se esquivarem de possíveis indenizações.

Vale, Aécio e outras

Até pouco tempo circulavam informações junto à imprensa de Brasília de que o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) era um político forte para a indicação de nomes para a direção da Vale. Coincidentemente, no momento, tanto o nome da Vale quanto o de Aécio estão na lama. Que ironia do destino, não é mesmo, gente!?

Redes sociais, o problema

Especialistas em informática dizem abertamente que as autoridades devem ficar atentas aos acontecimentos relativos às redes sociais. “Não existe a segurança completa quando o assunto é internet. Sempre há possibilidade de espertalhões levarem vantagens. Quem não acredita nisso acaba tendo mais problema”, comenta o apresentador e jornalista Marcelo Tas.

Balançando o poder

“As invasões dos celulares das autoridades federais terminaram por dar uma sacudida no poder público brasileiro. E isso não é bom. Mostra fragilidade do nosso esquema de segurança nacional”, avaliação do historiador Leandro Karnal.

Atuação em BH

Por enquanto, o retorno do vice-prefeito Paulo Lamac (Rede) à convivência com o núcleo do prefeito Alexandre Kalil (PSD) ainda não está consolidado. Tanto assim que não foi dada a ele a tarefa de atuar junto às lideranças da periferia da cidade. Ou seja, está sem o poder de decisão que chegou a ter no início da administração.

Quem pagou a conta?

O assunto relativo à invasão dos celulares dos ministros e de outras autoridades de Brasília foi a pauta da semana. Na opinião do jornalista Gerson Camarotti, depois de vários contatos, a investigação, a partir de agora, irá se concentrar prioritariamente em saber quem financiou a tão complexa tarefa. Boa sorte aos investigadores!

Mudança de ares

Depois de anos dando prejuízo, a Petrobras contabilizou lucros de R$ 50 bilhões nos últimos 12 meses. Os especialistas garantem que, apesar de expressivo, o montante ainda não é suficiente para cobrir o rombo da empresa.

Comentário. Analistas econômicos como o jornalista João Borges, entendem que essa realidade pode ser um sinal de melhoria na performance de nossa economia.

Eleitores decepcionados

“Já existem eleitores decepcionados com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) diante de tanta fala sem nexo. Ocorre que eles estão com vergonha de assumir essa realidade, mas isso vai aparecer lá na frente. A não ser que esse quadro de falação sem sentido mude”, Opinião do conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo Dimas Ramalho, durante debate na TV nacional.

Coaf sem sentido

“Não faz sentido ter o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) se ele não pode mais obter informações e enviá-las às autoridades e ao próprio Judiciário. Aí, nesse caso, perderia completamente o motivo de sua existência. Pode fechar as portas”. Opinião do cientista político José Álvaro Moisés.

Privatizações necessárias

O noticiário econômico nacional está louvando a iniciativa do governo federal de privatizar empresas ligadas à Petrobras, como a Petrobras Distribuidora, sob a argumentação de que, a partir disso, o combustível no Brasil tende a ficar mais barato. É aguardar para conferir…

Mortes anunciadas

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do cigarro. Conforme os dados, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabagismo. Ao todo, mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas. Ave Maria, gente!