FECHAMENTO E CRESCIMENTO
Durante a crise econômica, 1.260 agências de viagens fecharam as portas resultando na queda de 8,672 postos de trabalho, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis). Apesar das baixas, o fluxo de vendas no último ano foi 13% maior do que em 2014. Em 2015, a queda foi de quase 12%. Do montante de empresas de agenciamento, 94,6% são microempresas, 4,9% são pequenas empresas e apenas 0,5% entram na categoria de médio e grande porte.
ARTE NO PRATO GOURMET 2018
O Projeto “Arte no Prato Gourmet 2018” é um festival que mescla gastronomia, arte e cultura. O evento vai envolver uma grande estrutura com a participação de artistas da pintura, chefes de cozinha e vários músicos, que se apresentarão, simultaneamente, em diversos palcos.
SINDHORB-BH
A Vigilância Sanitária de Belo Horizonte está iniciando uma fiscalização em todos os hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, motéis, pizzarias, churrascaria e similares. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (SINDHORB), em parceria com a Alimentum Consultoria, está realizando cursos na área de higiene e manipulação de alimentos. O curso 14 a 18 de maio, das 15h às 19h, tem carga horária de 30 horas. O valor da inscrição para associados do SINDHORB é R$ 200, e para não associados R$ 240. O curso é obrigatório, exigido pela Anvisa. As aulas serão no auditório do SINDHORB – Av. Brasil, 510, 4º andar, Santa Efigênia, Belo Horizonte. Inscrição pelos e-mails: cobranca@sindhorb.org.br e tesouraria1@sindhorb.org.br ou pelo telefone (31) 3201-3144.
CANAL ABERTO
Aéreo em alta, Cruzeiros em baixa. As vendas de passagens aéreas representam o maior crescimento no período de crise, com alta de 45% em 2017. Na outra ponta, o segmento de cruzeiros marítimos foi o que mais sofreu com a retração, registrando queda de 43% no mesmo período. De acordo com a pesquisa do Ipeturis, o meio de divulgação mais utilizado pelas empresas de agenciamento de turismo é o Facebook, líder disparado com 72% das preferências, seguido pelo site próprio da empresa (64%), e-mail marketing (46%) e pelo WhatsApp e Instagram (ambos com 45%). A última posição ficou com o Youtube (5%), considerado pelos entrevistados como o meio de divulgação menos indicado entre as redes sociais.
Com 9 ou 10. Qualquer equipe de futebol que, durante a partida, estiver com 9 ou 10 jogadores e quiser ganhar o jogo deve jogar contra o time completo do Cruzeiro. É a única equipe do futebol brasileiro que não sabe aproveitar quando o adversário está jogando com menos jogadores em campo. Ah, não se esqueçam de convidar o técnico retranqueiro Mano Menezes.
Metade dos brasileiros querem o combate a corrupção. Em outubro de 2018 os brasileiros irão às urnas mais uma vez, a fim de escolher um novo representante para Presidência da República. O Serviço de Proteção ao crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) fizeram uma pesquisa sobre quais são as características desejadas para o próximo presidente e, também, a lista de prioridades para aquele que vencer a disputa. O levantamento mostra que para 47% dos brasileiros o combate à corrução deve estar na lista de principais prioridades do novo governante. Já 39% citaram o investimento na saúde e 33% o investimento na educação. Em seguida aparecem a segurança pública (32%) e a geração de empregos (29%).