Home > Destaques > Compra de carros usados sobe 14% no primeiro semestre

Compra de carros usados sobe 14% no primeiro semestre

Sem promoções atraentes, os consumidores estão optando por adquirir carros usados. O levantamento realizado pela B3 (Bolsa, Brasil e Balcão) mostra que o financiamento de veículos usados cresceu 14% no 1º semestre e o de novos caiu 4% em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, foram financiados 2,42 milhões de carros, motos e caminhões. Do total, 845,2 mil foram veículos novos e 1,58 milhão foram usados.

A pesquisa apontou ainda que em maio a procura pelo zero-quilômetro cresceu 12,6% a demanda por carros de 4 anos ou mais foi de 25%. E a procura por veículos de 9 a 12 anos aumentou 52%.

Top 10 dos carros usados mais vendidos jun/2017

Gol Volkswagen
Uno Fiat
Palio Fiat
Celta Chevrolet
Corsa Chevrolet
Fiesta Ford
Fox Volkswagen
Siena Fiat
Classic Chevrolet
10º Corolla

Toyota

Fonte: Fenabrave

Segundo o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg) – órgão filiado a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) –, Glênio Leonardo de Oliveira Júnior, um dos motivos para esse aumento é o valor dos automóveis novos que ainda está alto.

Ele afirma que o mercado dos carros seminovos é o que mais cresceu, mas esses veículos tem algumas peculiaridades. “Muitas marcas e modelos são procuradas pelo consumidor, mas eles, em sua maioria, ainda estão com garantia de fábrica, tem baixa quilometragem e o valor em relação ao novo é grande”.

No entanto, o presidente ressalta que a procura por carros novos está voltando a crescer gradativamente, após um longo período de estagnação. “O que tem ajudado tanto os carros novos quanto os seminovos é a baixa na taxa de juros e os bancos estão com uma maior flexibilidade na aprovação do crédito”.

Para ele, no segundo semestre, com a injeção do 13° salário é possível que haja uma retomada nas vendas. “Com o final de ano, as concessionárias poderão atrair os clientes com as promoções e, até mesmo, com a valorização do usado na troca do veículo”.

A autônoma Andressa Rodrigues comprou o seu segundo carro neste ano. Ela se enquadra no índice de pessoas que optaram por comprar veículos de 4 anos ou mais. “Pesquisamos pela internet e encontramos o carro em uma concessionária. Eles facilitaram o pagamento, dei uma entrada e dividi o restante em 48 parcelas decrescentes”.


 Dica: Antes de comprar, consulte a tabela FIPE para saber o valor de mercado do veículo, clicando aqui.


Cuidados

O mecânico Wesley Mendes Gomes diz que o consumidor deve observar a estrutura do carro, para saber se ele já foi batido, principalmente, na frente e na traseira, pois os veículos vem de fábrica com um emborrachado que é tipo um lacre. “Se tiver alterado pode suspeitar que o carro foi batido”.

Outra questão é a numeração do motor e o número do chassi no documento. “Às vezes, o motor foi trocado e não cadastrado”. Ainda, em relação ao motor, Gomes destaca que a maioria só observa a pintura e detalhes estéticos do veículo. “O motor é uma parte essencial, pois pode vir uma grande decepção”.

Gomes aponta que o chassi e a suspensão devem ser checados. Ele ensina que esses elementos podem ser observados debaixo do carro e, por dentro abaixo dos carpetes. Ele ainda destaca: “nunca compre um carro com base nas aparências. Sempre leve um mecânico de confiança para ajudá-lo e antes de fechar negócio faça um test drive, pois com ele em movimento, é possível perceber melhor se há defeitos. E isso vale até para carros de concessionárias”.