Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Na semana passada, pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, a sala de imprensa na qual frequentam os jornalistas foi fechada a mando da mesa diretora da casa.

VAMOS PAGAR O PATO? – O presidente Temer (PMDB) se assustou quando o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, colocou na frente do prédio da federação o pato para protestar e deixar claro que o povo, novamente, foi chamado para pagar a conta da irresponsabilidade dos governantes. O executivo estaria recebendo apoio popular, se ele promovesse reuniões com o Supremo Tribunal Federal, Ministério Público Federal (MPF), Congresso Nacional, Câmara e Senado e propusesse corte de despesas para esses poderes como os auxílios de moradia, transporte, verbas de paletó e alimentação. Só isso daria ao povo brasileiro uma demonstração de que essas autoridades estariam determinadas a ajudar a diminuir a gastança. Veja o que vem acontecendo no MPF, que está propondo um acréscimo de 16% para o seu pessoal, quando a inflação que regula os aumentos de salários para todas as outras classes, baseada no índice do ano, não chegou a 4%. Outra possibilidade seria diminuir o número de nomeações via recrutamento amplo. É certo que mais de 5 mil cargos como quer o governo federal, no sistema de demissão voluntária, desapareceriam e resolveriam o problema da administração pública. Muitas outras medidas poderiam ser propostas antes de aumentar impostos para o povo.

FAZENDO GRAÇA COM CHAPÉU ALHEIO – Foi a decisão do presidente Temer (PMDB) que, ao receber integrantes das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, prometeu dar uma verba de R$ 13 milhões para que o desfile do próximo ano seja realizado, já que o prefeito Marcelo Crivella (PRB) se recusa a repassar o que foi dado ano passado para os desfiles oficiais. O prefeito, que é evangélico, bispo da Igreja Universal, já declarou que não gosta de Carnaval e prefere usar o dinheiro em obras sociais. Para ele, o evento não é festa de Deus.

DA COCHEIRA

Neste final de semana, o gostoso é visitar o Festival do Queijo Minas Artesanal, na Serraria Sousa Pinto. Uma feira bem ao gosto dos mineiros.

O Governo Temer (PMDB) comemorou, em junho, o crescimento de 15,1% na produção de veículos, em comparação ao mesmo mês do ano passado. No primeiro semestre foram produzidos 1,2 milhão de unidades, incluindo automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. Um crescimento de 23,2% na comparação com o primeiro semestre de 2016.

O historiador e escritor Luiz Fernandes de Assis visitou a ala LGBT do presídio de Vespasiano, na Grande BH. Luiz é autor de “Na Esquina do Século”, um dos livros trabalhados pelos detentos durante a última etapa do Rodas de Leitura, projeto do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e Sempre um Papo, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

Luto no jornalismo. Morreu na segunda-feira (24) o jornalista da Rede Globo Minas, Artur Almeida. Ele passava férias com a família em Portugal quando sofreu uma parada cardiorrespiratório. Artur chegou a ser atendido por médicos, mas morreu a caminho do hospital. Editor-chefe e âncora do MGTV há 20 anos, era, sem sombra de dúvidas, um dos maiores e mais competentes comunicadores de Minas Gerais. Ele deixa esposa e três filhas. O Edição do Brasil se solidariza, neste momento, com a família e colegas de profissão que conviviam com o jornalista.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 30 de julho
Radialista Rui Chaves – Rádio Itatiaia
Rosa Lambertucci – Contagem
Marco Antônio Ferreira

Segunda-feira, 31
Marlene Abreu Rocha
Jornalista Hamilton Gualberto
José Geraldo Gomes

Terça-feira, 1º
Jornalista Afonso Barroso
Cleiton Geraldo Andrade
Ex-deputado Carlos Cota

Quarta-feira, 2
Deputado Mauro Lopes
Cesar Pereira Vanucci
Gervásio Horta
Dr. José Maria Borges
Gil Cesar Moreira de Abreu
Professora Arlene – Rádio Itatiaia

Quinta-feira, 3
Cristiane dos Santos Antão Lara
Dr. Antônio Carlos Lana
Jornalista Antônio Vilaça Junior

Sexta-feira, 4
Maria Eugênia Murta Lage
Publicitária Patrícia Avelar
Radialista Renato Gonçalves

Sábado, 5
Jornalista Eujacio Antonio Silva – Edição Do Brasil
Jornalista Nilseu Ferreira
Simone Lima – mulher de João Heraldo Lima