Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: Criado em 2011, o Sindicato Intermunicipal das Empresas de Bufê de Minas Gerais (Sindbufê/MG), vem se consolidando cada dia mais. Atualmente, a instituição está sob comando do competente João Evangelista Assumpção Teixeira Filho.

 

Pimentel entre outros homenageados (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

HOMENAGEM O governador Fernando Pimentel (PT) foi agraciado no dia 25, na cidade de Goiás (GO), com a medalha de Ordem do Mérito Anhanguera, no grau Grã-Cruz, a mais alta condecoração do Estado. Acompanhado de outros cinco governadores, Pimentel recebeu a homenagem das mãos do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

RANKING DE DIPLOMACIA

O Brasil caiu de 24º para 29º lugar entre os 30 países do ranking de “soft power”, conceito da diplomacia que estima o poder de influência dos países nas relações internacionais. A apreciação tem como base critérios não-militares, como cultura, penetração digital, entre outros em oposição ao “hard power” das relações baseadas na força. Vale ressaltar que o país é o único da América Latina a estar na lista. Os dados foram divulgados pela University of Southern California (USC) na semana passada.

TEMPESTADE DANIFICA PINTURAS

O Museu do Louvre informou que pinturas de seu acervo foram danificadas na tempestade que atingiu Paris no dia 8 de julho. Segundo o comunicado, manchas de água foram observadas no verniz de duas das “Quatro estações” de Nicolas Poussin (“A primavera” e “O outono”) e em “Le triomphe de Mardochée”, de Jean-François de Troy. As obras foram retiradas por precaução e a instituição aguarda um relatório dos restauradores.

HOMOFOBIA NO FUTEBOL

A homofobia no futebol é uma dura realidade e vai ser assunto de uma série no SporTV. Em um dos três episódios da trama, Richarlyson, ex-jogador do São Paulo (onde conquistou três campeonatos brasileiros e um Mundial Interclubes), dará seu depoimento como uma das grandes vítimas do preconceito. “Tenho dó dessas pessoas preconceituosas. São vazias, gente que não consegue vencer na vida e busca uma forma de menosprezar os que vencem”, diz. Não é de hoje que o jogador, agora no Guarani, sofre com isso. Em 2012, o Palmeiras manifestou interesse em contratá-lo e uma parcela da torcida protestou, estendendo, num dos jogos, uma faixa com a frase “A homofobia veste verde”.

CANAL ABERTO

Setores criticam mudanças no Pis/Confins. Uma reforma tributária fatiada, sem uma mudança radical no complexo sistema de impostos do país, desagrada empresários e representantes do setor produtivo. Para eles, começar a reforma pela unificação de impostos como PIS e Confins significa aumentar a carga tributária, que gira em torno de 35%, especialmente sobre o setor de serviços, que emprega cerca de 21 milhões de pessoas no país e equivale a 63% do PIB. Segundo especialistas, na prática, essa unificação das taxas pode aumentar o índice de desemprego. O governo por sua vez, começou a discutir o assunto com parlamentares.

Receita autoriza inclusão de nome social em CPF. A Receita Federal publicou semana passada uma Instrução Normativa que permite a utilização do nome social no Cadastro de Pessoas Física (CPF). A medida foi feita para atender travestis e transexuais e permite que eles utilizem o nome escolhido em documentos oficiais e registro da administração pública. Essa permissão foi prevista em decreto assinado em abril do ano passado, mas a regulamentação só ocorreu mais de um ano depois.

Festeja, Brasil. Depois do Rock in Rio, a cidade do Rock vai se tornar palco da música sertaneja. O motivo disso é que em outubro, a IMM e a Som Livre irão promover, o “Festeja, Brasil”. O elenco será feminino, com nomes como o da dupla Maiara e Maraisa.

Por falar em crise. Sabe a campanha Natal Sem Fome, criada em 1994, pelo grande sociólogo Herbert José de Souza (1935-1997), o Betinho? Daniel de Carvalho de Souza, filho de Betinho, retornará com a ideia para arrecadar cestas básicas para servidor públicos.

Segundamente… O “Fora Temer” já é um bordão das pessoas e dos artistas. Em shows recentes no Rio ganhou um adendo de Lenine. Em sua apresentação no Paradise Garage, em Teresópolis, no fim de semana, ele puxou um “Primeiramente, fora Temer!”, já emendando com um “Segundamente, fora Maia!”. O pessoal que lotava a casa foi à loucura.

Marina e os artistas. Marcos Palmeira, ator, convidou amigos para uma conversa com Marina Silva, em seu apartamento, no Jardim Botânico. “Eu queria que, sem compromisso, eles conhecessem as ideias de alguém preocupado com o país, e não empenhado no fora ‘Fulano ou Sicrano’”. Cássia Kiss, Eriberto Leão, Marcelo Serrado, Nelson Freitas e Estevão Ciavatta estavam lá.

Rio de Janeiro sem lei. Já falamos aqui sobre o roubo de carga de um caminhão da Coca-Cola no Grande Rio. Entre 2014 e 2016, esse tipo de crime no Rio de Janeiro cresceu de 5,8 mil para 9,8 contabilizando um aumento de 67,5%. A estimativa é que, este ano, o total chegue a 12 mil, com um prejuízo de R$800 milhões para a economia do estado. Os dados são da Federação Nacional de Seguros Gerais.