Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

CLUBE DO CHORO

Na foto, Acir Antão e Paulinho Pedra Azul animaram a Feijoada do Clube do Choro realizada no Automóvel Clube de BH.

MENSAGEM DE NATAL
Mais um ciclo está se fechando em nossas vidas, mais um ano acrescentamos em nossa jornada e o otimismo de que bons projetos virão. Com esperanças renovadas, todos vivem o Natal na expectativa de que 2020 será melhor e que o Brasil encontrará seu rumo para que tenhamos uma sociedade mais justa e digna. Este colunista que vos escreve agradece a gentileza das cartas, sugestões, críticas e convites de todos os leitores que sempre colaboraram para abrilhantar essa coluna semanalmente. Desejo a todos vocês e seus familiares um Natal abençoado e um feliz e próspero Ano Novo. Obrigado!

MP EXTINGUE TAXAS DO ECAD EM QUARTOS DE HOTEL
Recentemente, o governo federal editou a Medida Provisória 907/19, que prevê uma série de alterações relacionadas ao setor do turismo. Uma das principais mudanças trazida pela MP é a extinção da taxa cobrada pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) sobre direitos autorais pela retransmissão radiofônica em quartos de hotéis, motéis, restaurantes, cabines de embarcações turísticas, como navios de cruzeiro, e outros locais de frequência coletiva. Segundo informações do Ministério do Turismo, o objetivo é corrigir a dupla taxação que o ECAD vinha realizando ao cobrar taxas das áreas comuns e privadas, pois quando se aluga uma diária de apartamento em um hotel ou navio, ele passa a ser considerado como uma propriedade privada. No entanto, a norma manterá a cobrança da taxa de direitos autorais em áreas de uso coletivo dos hotéis, como recepção e restaurantes. Essa MP atende uma reivindicação antiga da cadeia produtiva do turismo.

CANAL ABERTO

MG adere ao Certificado de Registro de Veículo digital. A partir de agora, proprietários de automóveis registrados em Minas Gerais poderão acessar, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) na versão eletrônica. A ferramenta é fruto de uma parceria entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Atualmente, 21 estados já aderiram ao CRLV eletrônico. Para acessar o documento digital é necessário apenas informar o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam) e o número de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV). O aplicativo é disponibilizado gratuitamente para smartphones compatíveis com os sistemas Android e iOS (iPhones). Uma boa medida do governo porque, às vezes, o motorista está com os documentos do veículo regularizado, mas ao ser abordado em uma blitz pode ser multado devido à falta do documento impresso naquele momento.

País registra crescimento nas buscas por viagens para 2020. O Brasil está entre os três principais destinos emergentes do mundo para o ano que vem. É o que aponta o relatório global Tendências de Viagens 2020 do Skyscanner, líder mundial. O país registrou 27% de crescimento nas buscas globais no comparativo para o próximo ano em comparação com a procura registrada para 2019. Ainda reforçando a popularização do Brasil para viagens em 2020, São Paulo aparece em sexto lugar na lista de destinos emergentes elaborada pelos Estados Unidos, tendo como foco a gastronomia local da cidade. O país também é uma das principais opções de destinos em 2020 para os viajantes brasileiros. A região Nordeste continua liderando com três cidades (Salvador, Recife e Fortaleza) e Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte fecham o ranking. O aumento do fluxo de visitantes contribui muito para a economia, ou seja, para a geração de divisas, emprego e renda. Além disso, a cadeia produtiva do turismo também é beneficiada. (Fonte: Ministério do Turismo)