Home > Vigílias > Vigílias – 22 a 29 de março de 2025

Vigílias – 22 a 29 de março de 2025

Deputado rejeitado

No passado, o deputado federal Stefano Aguiar e o parlamentar estadual Leandro Genaro, eram filiados ao PSB. Eles deixaram a sigla e se filiaram ao PSD. Agora, ambos querem voltar ao partido de origem, por conta da expectativa de uma votação menor. De acordo com informações, o antigo ninho só teria lugar para Aguiar. Nestas circunstâncias, Genaro teria de encontrar outro espaço. Coisas da política mineira.

 

Atendimento da Copasa

Para o consumidor ser atendido pelo sistema de comunicação virtual da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é um desafio gigantesco. Às vezes, são horas aguardando e sem sucesso. As pessoas se dirigem ao atendimento presencial, mas a média de espera na fila é de seis horas. Um horror.

 

Política estadual

Entre as muitas especulações relacionadas à sucessão estadual no próximo ano, amigos e pessoas próximas defendem que o secretário de Governo, Marcelo Aro (PP), seja o candidato a vice na chapa encabeçada por Mateus Simões (Novo). A ver.

 

Prestígio do deputado

De volta ao parlamento mineiro, Adalclever Lopes (MDB) já se movimenta com desenvoltura, relembrando os velhos tempos quando era o todo-poderoso presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

 

Política no Vale do Aço

Filiada ao mesmo partido do prefeito Gustavo Nunes (PL), a deputada federal Rosângela Reis tem deixado claro que não abre mão do apoio do chefe do Executivo para tentar disputar a eleição local. Ufa.

 

Presidente X Governador

O governador Romeu Zema (Novo) tem declarado apoio ao seu vice Mateus Simões na disputa ao Governo de Minas. Agora, outro parceiro de Zema, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, também é lembrado para pleitear o posto. Resta saber como serão acomodadas essas duas forças no mesmo projeto político.

 

Eleição na AMM

A eleição para a nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) vai acontecer em abril. Em Belo Horizonte, não tem havido muitos comentários, mas o tema toma conta das rodas políticas no interior do Estado.

 

Leônidas, federal?

Avaliado como um dos mais proativos, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, tem feito tanto sucesso em suas atribuições que o seu nome já é mencionado para disputar uma vaga à Câmara Federal. Ele não comenta nada a respeito do tema.

 

Intriga de Brasília

Para concluir as investigações contra o general Braga Netto, a Polícia Federal (PF) fez inúmeras investigações, inclusive em Minas Gerais. Nesse processo surgiu o nome do empresário Walter Teixeira, segundo fontes, ligado ao setor de educação. Mas, depois, a própria PF entendeu que não havia nada de concreto sobre essa suposição.

 

Atos de 8 de janeiro

Relativamente aos atos de 8 de janeiro de 2023, o cientista político Mauro Paulino reforça: “o pessoal do atual governo quer pressa no processo sobre o assunto. Já os bolsonaristas, com o objetivo de tumultuar o pleito eleitoral do próximo ano, almejam um adiamento da conclusão das denúncias em poder do Supremo Tribunal Federal. Um verdadeiro cabo de guerra”.

 

Aécio X Vasconcelos

Quem quiser deixar o publicitário Paulo Vasconcelos irritado, basta fazer ilação de seu sucesso a uma suposta ligação dele com o deputado Aécio Neves (PSDB). Dizem que eles estão distanciados. Será?

 

Donald Trump

Ao avaliar o cenário internacional, a economista Carla Benin arremata: “essa guerra comercial entabulada pelo presidente americano, Donald Trump, pode trazer instabilidade tarifária em todo mundo. Ele está jogando para o alto a história de mais de 200 anos de pacificação, como um país conciliador e líder desse segmento. É uma falta de bom senso dele”, vaticinou.

 

Comunicação do governo

Em tom de ironia, o apresentador Marcelo Tas comentou que o governo federal fez mudanças na comunicação social para aumentar sua popularidade, porém, se esqueceu de dizer que a embalagem do produto é a mesma. As chances desse projeto dar certo são mínimas”.

 

Tribunal Militar

Autoridades de todo o país dão boas-vindas à nova presidente do Superior Tribunal Militar, a mineira Maria Elizabeth Rocha. É a primeira vez que uma mulher assume esse posto na instituição.

 

Parque da Gameleira

Fontes bem categorizadas apostam que o governo mineiro está com tudo pronto para entregar à iniciativa privada a administração do famoso Parque da Gameleira, localizado na Zona Oeste de Belo Horizonte. A conferir.