Home > Vigílias > Vigílias – 14 a 21 de setembro de 2024

Vigílias – 14 a 21 de setembro de 2024

Fuad sem comunicação
Durante mais de um ano como prefeito da capital, Fuad Noman (PSD) foi levado por assessores, acreditando que fazer comunicação apenas pelas redes sociais era suficiente para torná-lo conhecido na cidade inteira. Ele quis competir com os jovens políticos, como Bruno Engler (PL), tido como dominador na comunicação virtual. Agora, sua luta como candidato à reeleição é alcançar a popularidade junto ao povão neste curto espaço de tempo.

Desafiando o Exército
O quarteirão da Rua Gonçalves Dias, no Barro Preto, em Belo Horizonte, tem uma enorme placa de estacionamento proibido, por ser área de segurança. Mesmo assim, o local se tornou ponto de parada de carros de aplicativos.

Religião e política
Dois candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte têm ligação direta com as igrejas evangélicas: Carlos Viana (Podemos) e Mauro Tramonte (Republicanos). Já o petista Rogério Correia ensaia uma aproximação mais incrementada com setores da Igreja Católica.

Sucessão em Betim
Nas últimas semanas que antecedem às eleições, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, determinou a sua assessoria: sua agenda tem prioridade máxima a acompanhar o seu candidato à sucessão, Heron Guimarães (União Brasil), que começou a subir de popularidade nas pesquisas.

Eleição em Ouro Preto
Para os matemáticos da política mineira, o projeto do ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior, atualmente candidato à Prefeitura de Ouro Preto, tem muitas chances de dar errado. É aguardar para conferir.

Sobre Rodrigo Pacheco
Na manifestação de bolsonaristas no dia 7 de setembro, na Praça da Liberdade, três nomes eram mencionados a todo instante e de maneira pejorativa: Lula (PT), Alexandre de Moraes e Rodrigo Pacheco (PSD). Foi quando um manifestante comentou: “esse grupo já está com medo de enfrentar o presidente do Senado em 2026, na disputa pelo Palácio Tiradentes”, vaticinou.

Azevedo contra Fuad
O presidente da Câmara de BH, Gabriel Azevedo (MDB), avisa que vai jogar pesado contra o atual prefeito Fuad Noman (PSD). Ele tem uma série de denúncias, não apenas em relação ao setor de transportes. Ufa.

Sucessão em Montes Claros
Nos meses de março e abril, os comentários eram da possibilidade do apresentador de TV, Délio Pinheiro (PDT), ser um possível concorrente forte contra a candidatura de Guilherme Guimarães à Prefeitura de Montes Claros. Mas agora, no Café Galo, dizem que Pinheiro é uma espécie de “cavalo paraguaio”, porque se perde logo depois da largada.

Zema nos bairros
Deve ser uma anedota a informação indicando que o governador Romeu Zema (Novo) não aceita ir a qualquer bairro popular para pedir votos para o seu candidato à Prefeitura de BH, Mauro Tramonte (Republicanos). A realidade é que o chefe do Executivo mineiro não conhece quase nada da capital mineira.

Minas e Bahia
Tido como um dos abastados nomes entre os mineiros, Antônio Luciano Filho está investindo pesado na área de lazer no Sul da Bahia, chegando a adquirir o direito de uso exclusivo de comercialização em uma praia de Itacaré.

Estratégia contra Lula
Parlamentares de oposição tem uma nova estratégia. Eles não querem mais falar em cassação do mandato de Lula (PT), pois seria melhor desgastá-lo até o final do governo, com o propósito de facilitar a vida do possível candidato do grupo à presidência da República, o governador paulistano Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Macaé e a oposição
Os deputados governistas na Assembleia Legislativa estão adorando o afastamento da parlamentar Macaé Evaristo (PT) para ocupar o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em Brasília. É que como se trata de uma pessoa muito preparada, a deputada era uma “pedra no sapato” dos representantes do Palácio Tiradentes.

Advogado X Economistas
Parafraseando o ex-ministro Delfim Neto, o advogado e ex- -ministro do governo federal, João Santana, afirmou: “os economistas em geral são ótimos, porque sempre acertam na análise depois dos fatos acontecidos e consumados”.

Dominando o mundo
“Depois do episódio envolvendo o governo brasileiro com a proibição da atuação do “X” no Brasil, ficou claro que há um interesse das grandes plataformas dominarem o mundo”. Opinião do apresentador de TV Marcelo Tas.

Liderança nacional
Na antessala do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP), ouviu-se a seguinte frase: “o presidente Lula (PT) quer lapidar o nome de Guilherme Boulos (Psol), atual candidato à Prefeitura de São Paulo, como uma futura liderança de esquerda no cenário nacional”. A ver.

Dramas venezuelanos
Para o comentarista Gerson Camarotti, as atrocidades praticadas contra cidadãos comuns pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, vão terminar mobilizando o mundo, por conta da necessidade de preservar o mínimo dos direitos humanos.