A cidade de Curvelo, na região Central de Minas, vai receber a 15ª edição do “Grande Sertão 2024”, uma competição de Mountain Bike (MTB) – Cross Country Maratona (XCM). O evento será no dia 25 de fevereiro, e o percurso terá trechos de asfalto, estradões, estradinhas e trilhas.
O local de largada e chegada será no Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo. A competição terá 50 categorias no total, sendo 26 no percurso principal (pró) e 24 no percurso reduzido (sport). Serão 200 atletas participantes, e o evento será aberto ao público de forma gratuita.
Todos os competidores que completarem a prova irão ganhar medalhas. Na premiação geral, ao todo, serão R$ 4.100 divididos entre os cinco primeiros colocados dos atletas masculino e feminino. Não haverá premiação em dinheiro entre as categorias.
Bruno Ribas, idealizador e organizador do “Grande Sertão”, revela que a competição é um evento que gera inúmeros empregos temporários e colabora na manutenção de vagas permanentes. “Ajuda a alimentar o comércio de bicicletas, peças e acessórios, além de fomentar o setor de prestação de serviços”.
“O ‘Grande Sertão’ está em seu 15º ano e só não aconteceu durante a pandemia, sendo um evento importante do mountain bike mineiro. Para os atletas, a relevância é que é uma prova localizada próxima à região metropolitana de Belo Horizonte, atingindo um público significativo da categoria”, complementa.
Maratona
As provas vão acontecer por estradas abertas ao trânsito normal de veículos. O competidor deve estar atento e trafegar sempre em sua mão de direção, respeitando as leis de trânsito. Ao longo do percurso, haverá equipes de apoio da organização composta de motos, carros e caminhonetes de resgate.
As categorias e percursos pró serão de 61 quilômetros, tendo participantes de equipes feminina, masculina e master. Já a sport terá 45 quilômetros, com a participação de atletas variados.
Histórico
Ribas conta que a maratona teve início em 2008, com o nome de “Copa Grande Sertão”, pois eram realizadas três etapas ao ano. “Há cinco anos, a competição passou a se chamar ‘Grande Sertão’ e começou a ser realizada em etapa única”.
Ele explica também o motivo de escolher Curvelo como cidade- -sede. “Já estivemos em outros municípios, como Inimutaba, Morro da Garça, Cordisburgo, Caetanópolis, Lagoa da Prata e Felixlândia. Nos últimos anos, as provas estão sendo realizadas em Curvelo por ter uma estrutura hoteleira ampla, restaurantes, um comércio robusto e o mais importante, inúmeras trilhas adequadas para o MTB”.
O coordenador finaliza dizendo que não considera a modalidade do ciclismo valorizada no Brasil. “Acho que a mídia em geral, principalmente a televisão, tinha que dar mais destaque para o esporte, sobretudo pelo expressivo número de praticantes no país”.