Home > Cultura e Turismo > Exposição revela os desafios de pessoas em situação de rua

Exposição revela os desafios de pessoas em situação de rua

Foto: Daniel Márcio

 

A provocativa exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, assinada pelo artista Daniel Márcio, ocupa o hall do Shopping Contagem, na região metropolitana de BH. A mostra fotográfica, que ficará disponível até 7 de março, chama atenção da população, assim como das autoridades, para a realidade das pessoas em situação de rua, enfatizando a falta de políticas públicas para esse grupo. O acesso ao trabalho inédito é gratuito, e a classificação é livre.

A mostra, que conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, nasceu da urgência em retratar a realidade de pessoas em situação de rua. Em Contagem, de acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, há mais de 500 pessoas vivendo nas ruas. O crescimento desse número está diretamente ligado aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Daniel Márcio, que também faz a curadoria do projeto, conta que a exposição, além de escancarar o problema social, é um registro documental de histórias de pessoas que frequentemente são esquecidas. “É necessário dar visibilidade a esse grupo da sociedade que, muitas vezes, se torna invisível, excluído e marginalizado”, defende o artista, que ficou surpreso com a repercussão da exposição em outro espaço da cidade. “O retorno foi tão sensacional que, com certeza, os olhares das pessoas em relação a quem está em situação de rua começou a ser transformado”.

A exposição traz diversas fotos, destacando a vida e a trajetória de seis pessoas em situação de rua. A mostra conta ainda com um QR Code que direciona os visitantes para uma série de entrevistas. A escolha dos personagens foi feita em parceria com a assistência social de Contagem. “O critério de seleção foi a diversidade e a pluralidade. O meu objetivo foi retratar pessoas em situação de rua, bem como registrar suas histórias de vida, a fim de conscientizar a população e trazer à tona questões polêmicas e muito contemporâneas sobre políticas voltadas para esse grupo de pessoas”, explica.

O professor Márcio Ferreira, que já visitou a exposição, conta que os rostos retratados não estão nos jornais, nas revistas e nem nas redes sociais, mas são vistos todos os dias por quem circula por Contagem. “São pessoas que estão nesta situação por algum motivo e não porque querem. É essencial conversar e refletir sobre a importância da garantia de direitos humanos para a população em situação de rua. E, muitas vezes, o Estado assume um papel mais punitivo e responsivo do que assistencial e cooperativo. Temos que levar em conta os aspectos psicológicos que afligem a população em situação de rua, afetada diretamente pela falta de dignidade, moradia e direitos”.

Em sua avaliação, a exposição é importante porque não apenas exibe as fotografias, mas também dá a oportunidade para os indivíduos contarem sua história de vida. “Essa população sente culpa e se enxerga como merecedora das condições em que vivem, o que gera sensação de vergonha e ansiedade, muito também pela exposição a perigos diários, como fome, frio e violência”.

No Shopping Contagem, a exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares” poderá ser conferida até o dia 7 de março. Depois, o trabalho deverá ser levado para Belo Horizonte, despertando assim outros olhares. “A expectativa é que a mostra circule e ajude a sensibilizar a população e o poder público a ter um novo olhar para as pessoas em situação de rua”, finaliza Daniel Márcio, que é produtor cultural, videomaker e fotógrafo há mais de 20 anos.