Home > Vigílias > Vigílias – 12 a 19 de abril de 2025

Vigílias – 12 a 19 de abril de 2025

Forças de Segurança

Tendo o deputado Sargento Rodrigues (PL) como indutor, as Forças de Segurança de Minas Gerais prometem cada vez mais hostilidade contra a administração do governador Romeu Zema (Novo). É aguardar para conferir.

 

Mercado Central e a imprensa

Ao longo dos anos, o Mercado Central de Belo Horizonte sempre contou com a simpatia da imprensa. No entanto, depois que a atual administração resolveu mudar o nome da instituição para Mercado Central KTO, a mesma mídia está evitando tanta badalação, por entender que se trata de um projeto meramente comercial, ao invés de se manter como um tradicional ponto de gastronomia e cultura. Agora, o espaço também é um local de aposta esportiva.

 

Sucessão na AMM

Na recente disputa pela eleição da Associação Mineira de Municípios (AMM), quando da escolha do novo presidente, Luiz Eduardo Falcão, houve atuação de lideranças políticas pedindo votos para ambos os lados. Por parte de Dr. Marcos Vinícius, candidato à reeleição, atuou firme o secretário de Governo, Marcelo Aro (PP). Diante dessa presença, um grupo político, sob a liderança do senador Rodrigo Pacheco (PSD) e do ministro Alexandre Silveira (PSD), também decidiu pedir votos.

 

Dobradinha importante

Fontes de Brasília garantem ser cada vez mais forte a aproximação do novo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), com o senador mineiro e ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Essa ligação pode estar ainda mais afinada por ocasião da eleição de 2026.

 

Deputado sem ação

O abastado deputado federal Hercílio Diniz (MDB), uma espécie de dono de Governador Valadares e região, é respeitado por lá, como um dos poderosos de Minas Gerais. Enquanto isso, a população local desconhece os denominados grandes projetos do ilustre político. Ninguém se atreve a reclamar ou questioná-lo sobre qualquer assunto, por medo de represália.

 

Incoerência da ACMinas

Por quase 50 anos, a Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas) funcionou na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH. Recentemente, mudou-se para um prédio de luxo na região da Savassi, deixando seu antigo endereço abandonado à própria sorte. Apesar disso, a entidade continua pregando a revitalização do Hipercentro da capital mineira.

 

Diretoria da Faemg

Empresários e produtores rurais dizem que o atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o fazendeiro Antônio de Salvo, antes um cidadão simples, agora dirigente de uma entidade importante, já não pensa em deixar o poder tão cedo. “Gostou de ser presidente”, ironizam.

 

Tentativa frustrada

Ao perceber que seria o primeiro nome a ser demitido pelo prefeito de BH, Álvaro Damião (União Brasil), o então chefe de gabinete, Daniel Messias, tentou sensibilizar o seu padrinho político, o ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia, com um diálogo para a sua continuidade no posto.

 

Transporte sem apoio

Havia uma aproximação efetiva de lideranças empresariais do setor de transporte com o então prefeito Fuad Noman. Agora, entendidos no assunto apostam que tudo vai carecer de uma reestruturação com novos atores públicos na Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Silêncio do ex-ministro

Nas administrações passadas do presidente Lula (PT), um dos ministros era o mineiro Luiz Soares Dulci, então chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Na atual gestão, o político sequer aparece nas reuniões de cúpula do PT. Algo complicado deve ter acontecido.

 

Curso superior no Brasil

Dados oficiais do governo, divulgados na semana passada, constatam o que já era propalado pelos especialistas. Atualmente, apenas 18% da população adulta no Brasil possuem curso superior, enquanto esse percentual nos países desenvolvidos é da ordem de 30%.

 

Crime organizado

Comentaristas de TV e especialistas em segurança pública analisam a seguinte situação. “O crime organizado no Brasil tem presença marcante junto aos poderes constituídos, perpassando por uma faixa mais nobre da sociedade. Já a violência, pequenos furtos e roubos nas ruas das maiores cidades acontecem por conta dos criminosos comuns, ou seja, o crime desorganizado”.

 

Proteção chinesa

“Não foi muito inteligente a decisão do presidente americano, Donald Trump, em estabelecer essa verdadeira guerra comercial com o mundo inteiro. Isso vai levar uma centena de países, e possivelmente, o próprio Brasil, a buscar a proteção da China, que no médio prazo pode ficar mundialmente mais fortalecida”. Opinião do economista Antônio Correa de Lacerda.

 

Liderança de Bolsonaro

Para os jornalistas da crônica política de Brasília, Jair Bolsonaro (PL) já percebeu o fim do seu projeto em busca da reeleição. Os atos públicos protagonizados pelo ex-presidente visam nomeá-lo cada vez mais líder do grupo da direita radical do Brasil.

 

Lula em Montes Claros

Quando esteve em Montes Claros, para incremento de uma fábrica de insulina, o presidente Lula (PT) fez vários acenos políticos. Inclusive, junto ao prefeito da cidade, Guilherme Guimarães (União Brasil), sinalizando precisar de seu apoio nas eleições do próximo ano.