Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Briga de gigantes

Recentemente, o governo do estado anunciou os primeiros passos para a construção do propalado rodoanel, com mais de 100 km de extensão, cuja finalidade será desafogar o atual anel rodoviário da capital, palco de constantes acidentes. O traçado da futura obra ainda é motivo de animosidade. Neste sentido, a prefeitura de Contagem e Betim tentam barrar o projeto para discutir um novo desenho. Ou seja, uma briga de gigantes.

General, passado e presente

Então candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL), o general Braga Neto, no ano passado, chegou ao evento de encontro dos prefeitos mineiros, no Expominas, e teve de ficar em uma sala VIP, por conta da quantidade de cidadãos que queriam cumprimentá-lo. Em 2023, no mesmo evento, o pobre general estava acompanhado por algumas pessoas, além do seu segurança pessoal.

Política em BH

Existem pesquisas apontando que 80% da população de Belo Horizonte avaliam que a prefeitura da cidade é bem administrada. O desafio agora é tornar o prefeito Fuad Noman (PSD) mais conhecido.

MDB em frangalhos

Nas últimas eleições, o resultado nas urnas em relação ao MDB mineiro foi um verdadeiro fiasco. De uma mega estrutura do passado, atualmente, possuem apenas dois deputados federais e dois estaduais. Antigos emedebistas comentam a respeito da falta de prestígio e habilidades do presidente da sigla, Newton Cardoso Jr. Mesmo assim, ele deverá ser reeleito ao posto devido à falta de outro concorrente competitivo.

Adeus, Reynaldo Ximenes

O judiciário mineiro lamenta o falecimento do desembargador Reynaldo Ximenes Carneiro. Ele, além de sua longa carreira no magistério do estado, também foi presidente da Associação dos Magistrados de Minas Gerais (Amagis). Seu sepultamento ocorreu depois de ter sido velado na sede da entidade dos magistrados.

Mercado Central

Frequentadores do Mercado Central reclamaram à coluna que, até o início deste mês, o preço para usar os banheiros do local era de R$ 1,50. Mas, de repente, passou a custar R$ 2. Muitos usuários acharam caro.

Aécio em campanha?

A crônica política de Brasília já detectou um projeto em andamento, com a finalidade de alavancar o nome do tucano Aécio Neves ao governo de Minas. Ele teria sinalizado com os bolsonaristas o seu interesse pela aproximação, deixando o grupo do Palácio do Planalto solto para buscar outro nome capaz de unir os governistas, inclusive o PT.

Coitado do senador

Na porta do Café Nice, Centro da capital, comentou-se que a candidatura do senador Carlos Viana (Podemos) à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é uma piada mal resolvida. “Se ele for à periferia da cidade, não deve ser reconhecido por meia dúzia de pessoas”, afiançam.

Casas populares

Na primeira versão do governo do PT, a MRV, leia-se Rubens Menin, entrou firme na construção de casas populares, especialmente do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Agora, produzindo imóveis mais sofisticados, a firma pode não ter mais interesse neste segmento popular.

Patrus, conselheiro

Ex-presidente da ALMG, deputado estadual de vários mandatos, Agostinho Patrus, agora conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), segundo amigos, ainda não se adaptou ao novo posto. O tempo resolve isso, excelência.

Batendo no ministro

Com 40 anos de profissão, o jornalista global Valdo Cruz afirmou nunca ter visto um ministro da Casa Civil da Presidência da República ser tão criticado, como está acontecendo agora com o titular da pasta, Rui Costa (PT).

Tratado comercial

O economista e cientista político Ricardo Sennes avalia como positiva a possibilidade de o Brasil assinar um contrato de livre comércio do Mercosul com a União Europeia. “Seria o caminho para a guinada rumo ao crescimento do nosso país. Estamos a 20 anos sem nenhum tratado importante neste sentido”, sentencia.

Sucessão presidencial

Simone Tebet (MDB), Geraldo Alckmin (PSB), Flavio Dino, Fernando Haddad (PT), Rui Costa (PT) e o próprio Lula (PT). Essa é a lista de presidenciáveis, em 2026, nos meandros do atual governo. Especialistas dizem que ela só tende a aumentar até o pleito.

Atendimento aos petistas

Observação do experiente jornalista Gerson Camarotti indica que a ira dos deputados com o governo federal tem razão de ser. É que, por enquanto, apenas os petistas têm sido priorizados no tangente às nomeações para cargos de segundo escalão nos estados. Essa realidade tem agitado os parlamentares, independentes e governistas.

Redes sociais

O filósofo Luiz Felipe Pondé comentou que o governo federal, assim como em outros países democráticos, está com medo de perder espaço de poder para as redes sociais.

Sucessão em Uberlândia

Dois deputados estaduais mineiros, Arnaldo Silva (União Brasil), e Leonídio Bouças (PSDB), almejam candidatura à Prefeitura de Uberlândia no próximo ano, mas esperam a decisão do atual prefeito Odelmo Leão (PP).

Sucessão em MOC

O atual prefeito de Montes Claros, o veterano político Humberto Souto (Cidadania), já avisou que não quer discutir sobre nomes que possam receber o seu apoio no pleito vindouro à sucessão local. “Isso, por enquanto, visto que o tema irá tomar as ruas neste segundo semestre”, avaliam lideranças políticas.

Sucessão em Ipatinga

Embora seja titular do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Silveira sempre é consultado a respeito da sucessão em Ipatinga, sua região de origem política.