Home > Vigílias > Vigílias – 20 a 27 de janeiro de 2024

Vigílias – 20 a 27 de janeiro de 2024

Zema com os poderosos

A aproximação do governador Romeu Zema (Novo) com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, tem provocado ciúmes em outras lideranças do segmento produtivo, como no titular da Federação da Agricultura e Pecuária, Antônio de Salvo, e também no presidente da Federação do Comércio, empresário Nadim Donato. “Quando ambos querem falar com o chefe do Executivo mineiro, precisam entrar em uma fila de espera”, dizem no Café Boca de Pito.

 

Magalhães, o retorno

Nas periferias da capital mineira, comentários indicam que o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Wellington Magalhães, tem circulado com desenvoltura nessas localidades e propalado o nome de sua irmã, Arlete Magalhães, como pré-candidata a vereadora. De acordo com a lei, ele está impedido de concorrer ao pleito.

 

Quem é quem no MDB?

Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), uma indagação sem resposta chama a atenção. “Atualmente, quem tem mais força junto aos diretórios do MDB mineiro: o presidente do partido, deputado federal Newton Cardoso Jr., ou secretário-geral da sigla e presidente da Casa, Tadeu Martins Leite”?

 

Política em Ipatinga

Uma análise feita por conhecedores dos bastidores da política de Ipatinga, denominada capital do Vale do Aço, aponta que o prefeito Gustavo Nunes, por ser um dos líderes mais jovens do país, deveria ter se cercado de assessores mais experientes para evitar as enrascadas ao qual foi submetido no final do ano passado.

 

Clésio e Rubens Lessa

Nos meandros empresariais, a informação é que a pretensão do ex-senador Clésio Andrade, em eleger o empresário mineiro Rubens Lessa como presidente da influente Confederação Nacional do Transporte (CNT), está indo por água abaixo. Isso porque um grupo de pessoas de São Paulo seria contra essa tese. A conferir.

 

Construção pesada

Nos últimos anos, o ex-poderoso Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot-MG) está imerso em um vazio sem tamanho. Para mudar esse quadro, algumas pessoas entendem que o ideal seria o retorno do ex-presidente Alberto Salum.

 

Candidato virtual

Na porta do Café Nice, frequentadores do local procuram saber quais são os planos do pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte, o deputado Bruno Engler (PL). Foi quando um deles atalhou: “Ele não precisa de plano de governo, pois vai ser o candidato turbinado pelas redes sociais. Os quase três milhões de moradores da cidade terão que colocar as barbas de molho”.

 

Publicitário de prestígio

Na década passada, o publicitário mineiro Marcos Valério ocupou um grande espaço nesse mercado. Com o seu afastamento, agora quem tem prestígio em Minas Gerais, no Brasil e até no exterior é o bem-sucedido empresário Paulo Vasconcelos.

 

Sucessão na Grande BH

Ninguém desmentiu até agora sobre a possível candidatura do jornalista Heron Guimarães à sucessão do prefeito de Betim, Vittorio Medioli. Em Contagem, consolida-se a liderança de Marília Campos (PT). Já em Lagoa Santa, são intensificados os contatos do pré-candidato Genesco Aparecido.

 

Política em Sabará

Depois de 30 anos no poder, o atual prefeito de Sabará, Wander Borges, ficará sem mandato a partir deste final de ano. Ele não pode concorrer ao pleito, pois já está em sua reeleição. Coisas da política mineira.

 

Educação e problemas

Em Brasília, as Forças de Segurança e o Planalto fazem varredura, para saber quem são os empresários mineiros que estariam envolvidos em problemas no setor de educação particular. Ufa.

 

Oposição a Zema

Tão logo o Plenário da ALMG volte a funcionar, os deputados de oposição irão questionar o governo mineiro, sobre a doação de um terreno de 3 mil metros quadrados à iniciativa privada, cuja operação envolveu a prefeitura local, segundo denúncia da imprensa.

 

Obra polêmica

Os bolsonaristas estão usando as redes sociais para valer no sentido de criticar o prefeito Fuad Noman (PSD), em relação à obra de revitalização da Avenida Afonso Pena. Em ano político, a tendência é que esse tipo de embate seja cada vez maior.

 

Eles estarão de volta

Aécio Neves (PSDB), Eduardo Azeredo (PSDB) e Fernando Pimentel (PT) estão sendo lembrados para voltarem à cena política para disputar cargos majoritários. É aguardar para conferir.

 

Crime organizado

A imprensa do mundo inteiro já vaticina: “O crime organizado está migrando do Rio de Janeiro para comandar a região da Amazônia, com tentáculos em outros países de fronteira, especialmente a Venezuela”. Santo Deus, gente.

 

Saúde de Lula

Quem quiser deixar os assessores do Palácio do Planalto irritados, é só questionar a respeito do estado de saúde do presidente Lula (PT).

 

Fim do mundo?

Marginais pressionaram a Prefeitura do Rio de Janeiro a pagar sob ameaça a cifra de R$ 500 mil para deixar o Executivo local realizar as obras da construção de uma praça. O episódio demonstra que os delinquentes cariocas não estão para brincadeira.

 

Comunicado importante

Por equívoco, editamos uma matéria destacando a premiação de desportistas do time Villa Nova, de Nova Lima. A reportagem iria ser veiculada sem a devida autorização de seus autores. Imediatamente, ao sermos questionados, tomamos a providência de remover o conteúdo. O material é do Portal Villa Nova e o texto de Nathan Sacchetto Madureira. Pedimos desculpas pelo ocorrido.