Menin, o influente
O título de campeão de votos no pleito à Prefeitura de BH foi do prefeito Fuad Noman (PSD), ao ser reeleito para o cargo. Contudo, nos meandros políticos, um dos nomes mais influentes de Minas, Rubens Menin, tem muito o que comemorar. Conforme constatado, o empresário teve completo envolvimento com os bastidores da campanha eleitoral desse ano.
Governo endinheirado
Em Brasília, informações indicam que o recente acordo de repactuação, assinado com o objetivo de compensar os danos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, vai aumentar o volume de dinheiro no caixa do governo mineiro. Assim, segundo análise, o governador Romeu Zema (Novo) teria mais cacife político em 2026.
Mateus Simões
Lançado por Romeu Zema ao governo de Minas na sucessão de 2026, o atual vice-governador Mateus Simões (Novo) terá o seu primeiro grande desafio: a formação de aliança para viabilizar a sua pré-campanha. Isso porque o seu partido continua pequeno no Estado, sem a menor possibilidade de sustentar uma candidatura de forma isolada.
Odelmo Leão e Mateus Simões
Em Uberlândia, cogitou-se a probabilidade de uma aliança política, com Mateus Simões (Novo) na disputa ao governo de Minas, e o atual prefeito da cidade, Odelmo Leão (PP), para o Senado.
Adeus, PSDB
Continua existindo uma corrente política defensora do nome de Aécio Neves (PSDB) para disputar o Senado no próximo pleito majoritário. Vale lembrar que a sigla elegeu alguns prefeitos nos grotões do Estado, mas sem um resultado positivo em cidades importantes.
Política em Divinópolis
Incomodado em seu partido, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), caso o pleito fosse hoje, teria como alternativa o PL, por sua reconhecida ligação com o bolsonarismo. Em Divinópolis, origem política do parlamentar, seu confronto direto será com o deputado federal Domingos Sávio, atualmente presidente do Partido Liberal.
Oposição em BH
Semana passada, já aconteceu a primeira reunião entre os vereadores eleitos do Partido Liberal em Belo Horizonte. Eles dizem que a oposição ao prefeito Fuad Noman (PSD) será cruel.
Eleição em Araxá
No segundo turno da eleição em BH, o governador Romeu Zema (Novo) declarou que não iria participar da campanha do candidato Bruno Engler (PL), mas votaria nele. Só que no dia do pleito, Zema estaria em Araxá, onde é eleitor. Coisas da política mineira.
Milhões de viciados
De acordo com pesquisas dos órgãos oficiais, uma gama de 80 milhões de pessoas são viciadas em jogos eletrônicos. É uma verdadeira epidemia a desafiar o governo federal que não sabe como sair dessa situação.
Sem fundamentalismo
A experiente jornalista Bianca Santana vaticinou: “é um erro dos políticos trazer o fundamentalismo religioso para os meandros da política. Isso pode ser um problema sério no futuro”.
Inteligência artificial
O filósofo Mario Sergio Cortella questiona as mais de mil adulterações constatadas no Brasil em relação à plena atuação da inteligência artificial. A quem recorrer para dirimir essas dúvidas?
Aço chinês
O setor mineral brasileiro tem a China como seu maior parceiro comercial. No entanto, os chineses são uma pedra no sapato no outro lado do setor produtivo. Os produtores de aço vivem reclamando da concorrência desleal do país asiático.
Reforma tributária
O historiador Marco Antônio Villa está otimista com a aprovação da tão esperada reforma tributária. “Se não for agora, o tema vai cair no esquecimento dos políticos”, comentou