Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Disputa pela PBH

O empresário Fabiano Lopes (Pros) aceitou o desafio de ser um dos nomes a concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte e enfrentar o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD) nas urnas. Nas próximas semanas, ele deve se reunir com outras lideranças para montar um grupo robusto para essa guerra que será de gigantes!
Sucessão no Atlético
Na porta do Café Nice, no Centro de BH, onde são tratados de todos os assuntos, especialmente em relação ao futebol, continuam as informações indicando que Adriana Branco, secretária municipal da PBH, é candidata à Presidência do Atlético. No entanto, pessoas próximas a ela garantem não existir a mínima possibilidade do fato se concretizar. Adriana é indispensável na administração do prefeito Alexandre Kalil (PSD) na Prefeitura de Belo Horizonte. A conferir…
Cena única – Na avaliação de amigos do atual presidente do clube, Sérgio Sette Câmara, essa informação tem a ver com o interesse da oposição em causar algazarra na vida da atual diretoria.
Kalil e Azevedo
Depois de 3 anos afastado do prefeito Alexandre Kalil (PSD), o polêmico vereador Gabriel Azevedo (PHS) está de volta ao convívio da cúpula da Prefeitura de Belo Horizonte. Nos bastidores da Câmara, comenta-se que o vereador, ao chegar na Casa, era um verdadeiro “trator” e que agora está mais ponderado.

Sucessão em Vespasiano
Em Belo Horizonte, semana passada, o ex-prefeito e ex-deputado Carlos Murta (MDB) bateu o martelo: ele será candidato a prefeito, mais uma vez, em Vespasiano.
Cena final. Murta vai bater de frente com sua afilhada política, a atual prefeita Ilce Rocha (PSDB) que, de certa forma, goza de popularidade na cidade.

Ele não é do Norte
A deputada petista Leninha (PT) sempre foi militante política em Montes Claros, por isso faz parte da forte bancada de parlamentares do Norte de Minas. Já o deputado Virgílio Guimarães (PT) que também é relacionado pela imprensa mineira como sendo um representante do Norte, nunca foi de lá. Aliás, ele começou sua carreira política como vereador em Belo Horizonte.

Economia mundial
“Diante do episódio mundial do coronavírus, a economia pode sofrer abalos, caso os bancos centrais não permaneçam vigilantes, inclusive anunciando a redução de taxas de juros, como aconteceu com os Estados Unidos”. Essa é a opinião do jornalista e comentarista econômico João Borges.

Incerteza geral
Em São Paulo, semana passada, os debates foram intensos entre os empresários sobre a possibilidade de ocorrer uma retração da economia. Segundo a jornalista Juliana Rosa, o clima é de muita incerteza junto aos principais líderes do setor produtivo industrial, principalmente, por conta da informação sobre a diminuição do ritmo do crescimento da China.

Carnaval de BH
Na Savassi, em Belo Horizonte, ouviu-se o seguinte comentário: “Salvador, que é um dos carnavais mais tradicionais do país, reuniu cerca de 3 milhões de foliões. Aqui, na capital mineira, fala-se em mais de 5 milhões. Mas a pergunta que não quer calar é: quem foi o responsável pela checagem dos números?”. É o que querem saber as pessoas.

Saúde mundial
“Quem faz críticas ao sistema de saúde pública do Brasil é porque não conhece o sistema de saúde dos Estados Unidos. A mercantilização americana neste setor é uma realidade inquestionável”. Opinião do historiador Marco Antônio Villa.

Patrus prefeito?
Considerado um político de prestígio no cenário mineiro, o atual presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV), faz parte de uma lista de nomes lembrados para disputar a PBH no pleito de 2020. Resta saber se ele toparia deixar o cargo prestigiado para entrar em uma disputa complexa, como a sucessão na capital mineira. A não ser que fosse diante de um grande acordo político, que incluísse o atual chefe do Executivo, que é próximo de Patrus.

Redes sociais
“As redes sociais devem ser usadas para a pessoa se expressar e comunicar, inclusive, em alguns casos, com sucesso. Mas, em hipótese alguma, deve haver exagero. Esse êxito deve ser conquistado com responsabilidade, sem estripulias e disseminação de notícias falsas. Isso é abominável hoje e sempre”. Opinião do professor e cientista político da UFMG, Joscimar Silva.

Deputado irritado
Filiado ao Partido Novo, parlamentar de primeiro mandato e vice-líder do governo na Assembleia, o deputado estadual Guilherme da Cunha se irrita quando é questionado por ter votado contra o projeto do governador que concede aumento aos funcionários públicos. Sobre o tema, ele responde: “Sempre fui contra aumentar despesas, pois, na minha opinião, o importante é ter uma máquina estatal enxuta e com pagamento do pessoal em dia”.
Comentário único – Mas, a decisão Guilherme e de seu colega de parlamento Bartô, ambos do partido do governador do Estado, de se posicionarem contra matérias de interesse do Executivo deixou Romeu Zema em saia justa. Aliás, esse episódio ainda vai ser explorado politicamente por muito tempo, ora se vai.

Projeto na gaveta
De acordo com informações da imprensa especializada de Brasília, um dos motivos da irritação do ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente Bolsonaro deve-se ao fato do chefe do Executivo ter recebido o projeto de reforma Administrativa das mãos de seus ministros e ter ficado quase um mês com o ele na gaveta. Mas, isso parece ser um assunto superado, ora veja.

Imprensa e democracia
Em Brasília, como é do conhecimento da nação, a imprensa passou a ser jogada para “escanteio”. Recentemente, surgiu uma observação importante sobre o assunto: parece que membros do Palácio do Planalto, indistintamente, usam as suas redes sociais e até mesmo entrevistas para criticarem a mídia tradicional. Aí, para amenizar, vem o vovô, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), com seu estilo de general culto e de bom moço, sempre jogando panos quentes na fervura. Pode ser uma tática do grupo palaciano, ora veja.