Home > Destaques > Odelmo Leão e Nikolas Ferreira devem disputar o Senado em 2026

Odelmo Leão e Nikolas Ferreira devem disputar o Senado em 2026

Foto: Bruno Spada-Câmara dos Deputados/ Divulgação

 

Os vitoriosos na eleição municipal do dia 6 de outubro já iniciam entendimentos com vistas a jornada majoritária de 2026. Até porque, os nomes com possibilidade de contar com o apoio popular já são conhecidos. Na Região Metropolitana, alguns estão sendo referenciados, como a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), por sua super votação, vencendo o pleito para reeleição ainda no primeiro turno.

Por outro lado, há um destaque especial para João Marcelo (Cidadania), reeleito como mandatário em Nova Lima com 80% dos votos, algo jamais visto naquele município. Outras vitórias também são contabilizadas, como a de Heron Guimarães (União Brasil), eleito em primeiro turno em Betim, e a petista Margarida Salomão, eleita em primeiro turno em Juiz de Fora.

 

Destaque para Uberlândia

Líder político em todo Triângulo Mineiro, o atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), provou que sua liderança política é consolidada, a ponto de influenciar diretamente na eleição com resultado positivo, liquidando o pleito local também em primeiro turno, de seu afilhado político, Paulo Sérgio (PP).

Diante de mais essa conquista, o nome de Odelmo já começou a ser mencionado para disputar o Senado, daqui a dois anos. Só para lembrar, no próximo pleito, serão duas vagas a serem preenchidas na Casa Alta do Congresso Nacional. É interessante essa informação, pois a possibilidade desse voo político mais alto do prefeito acontece em conexão com o influente segmento do agronegócio, que tem um preponderante grau de importância na região, assim como em quase todo o território mineiro.

No pleito do dia 6 de outubro, o chefe do Executivo demonstrou força junto à população de sua cidade, ao contribuir para a derrota de seus adversários e consagrando a vitória do seu atual vice-prefeito, Paulo Sérgio, ainda no primeiro turno.

Em Uberlândia, Belo Horizonte e em Brasília, Odelmo Leão é conhecido por sua história de sucessivos triunfos. Como líder classista, começou como presidente do Sindicato Rural de sua cidade, chegando depois ao comando da Federação da Agricultura do Estado. Como político, tem em sua ficha sucessivos registros de resultados positivos, incluindo deputado federal por várias legislaturas, presidente de partido político nacional, prefeito por inúmeras vezes em seu município e agora, (nunca perdeu uma disputa), estendendo o seu prestígio, através da consagração do novo prefeito Paulo Sérgio.

O cenário do momento, a nível de Senado é: as duas vagas a serem preenchidas em 2026, estão atualmente sob a batuta dos senadores Rodrigo Pacheco (PSD) e Carlos Viana (Podemos). O presidente da Casa já sinalizou que disputará o governo de Minas ou tomará outra decisão naquela oportunidade, ou seja, possivelmente, não tentaria um novo mandato para o mesmo posto.

Já Carlos Viana, com o pífio resultado de um 1% como candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, dificilmente seria encorajado a pleitear mais oito anos de mandato como senador. Se efetivamente Leão aceitar o desafio para entrar nessa peleja majoritária, provavelmente enfrentará, como adversário, o hoje deputado federal Nikolas Ferreira (PL).