Home > Vigílias > Vigílias – 4 a 11 de maio de 2024

Vigílias – 4 a 11 de maio de 2024

Visita de Bolsonaro
Uma lista enorme de compromissos políticos, incluindo o lançamento de Bruno Engler (PL) como pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, fazem parte da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Minas Gerais no dia 11 de maio.

Ex-presidente em Minas
Ainda sem confirmação, mas um evento paralelo está sendo organizado em BH para o ex-presidente Bolsonaro. Ele poderá receber uma espécie de homenagem dos maiores empresários do Estado.

Comunicação de Fuad
Patinando em sua popularidade junto aos eleitores na capital, o prefeito Fuad Noman (PSD) terá que dar uma “apertada” em seu grupo de marketing.

Tramonte ou João Leite?
Embora lideranças políticas nacionais estejam conversando com a cúpula do PSDB para que João Leite seja candidato a vice na chapa de Fuad Noman (PSD), informações indicam que o pré-candidato Mauro Tramonte (Republicanos) seria o nome ideal, devido à sua capilaridade junto ao povão da periferia de BH.

Sucessão em Juiz de Fora
Segundo informações locais, caso o presidente estadual do PSB, deputado Noraldino Júnior, resolva participar da peleja, o jogo pode começar tudo de novo. Também não há detalhes a respeito da possível candidatura do ex-prefeito Alberto Bejani, pois o político ainda teria problemas pendentes no Judiciário.

Montes Claros
Frequentadores do famoso Café Galo, no Centro de Montes Claros, dizem que o deputado federal Délio Pinheiro (PDT) já estaria tentando diálogo com Paulo Guedes (PT). Ambos são pré-candidatos à sucessão deste ano e esse possível acordo poderia fazer parte de um eventual segundo turno do pleito.

Política em Betim
O nome do ex-presidente do Jornal O Tempo, jornalista Heron Guimarães, caminha para ser o candidato do grupo do prefeito Vittorio Medioli. Se o pleito fosse hoje, suas chances de vitória seriam reais.

Sucessão na Assembleia
Relativamente à sucessão para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nada há de concreto quanto a possíveis nomes. Esse é um assunto proibido junto aos atuais membros da cúpula da Casa.

Tribunal de Contas
Outro tema melindroso diz respeito à escolha do futuro Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), vaga deixada pelo Dr. José Alves Viana. O nome mais avaliado para o posto é o do deputado Alencar da Silveira (PDT).

Política em Pará de Minas
Candidato a prefeito em Pará de Minas, o mega empresário e ex-deputado estadual, Inácio Franco, está a todo vapor em sua campanha, embora seus adversários digam que o político ainda terá que acertar contas com a Justiça Eleitoral.

Zema com Lula
Semana passada, o governador Romeu Zema (Novo) não compareceu ao evento para inauguração de uma fábrica de insulina em Nova Lima, com a presença do presidente Lula (PT). A imprensa especulou que foi uma orientação dos bolsonaristas, mas segundo a coluna apurou, o chefe do Executivo mineiro foi pressionado a se ausentar do ato pela cúpula do Partido Novo.

Burocracia pública
As pessoas têm horror quando carecem de algum atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal e outros órgãos, por conta da burocracia. O problema também chegou ao governo de Minas e no âmbito da Assembleia Legislativa, onde alguns funcionários se julgam os verdadeiros donos do poder.

Banheiros da rodoviária
A imprensa divulgou uma entrevista com alguém comentando que a privatização da Rodoviária de Belo Horizonte foi um ótimo negócio. Mas, quando se indagou quanto aos benefícios, disseram que os banheiros do espaço estão bem cuidados.

Poder do Lira
O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), deixou claro que a maioria dos seus colegas deputados só falam em liberação de verbas quando vão ao gabinete de Lula (PT). Poucos comparecem para discutir projetos para os seus respectivos estados. Ufa.

Romênia no Brasil
Na Romênia, lá no continente europeu, está entrando em vigor uma lei nacional exigindo que políticos ocupantes de cargos legislativos sejam submetidos ao detector de mentiras. Bem que esse processo poderia vir para o Brasil.

Impulsionamento pelo Google
A jornalista Vera Magalhães avalia que a decisão do Google, sobre não permitir o impulsionamento de conteúdos políticos, pode mudar completamente o destino e os resultados práticos nas eleições municipais deste ano. Será?

Exército bate pesado
A cúpula do Exército resolveu implementar um freio e não mais permitirá que suas redes sociais fiquem discutindo temas que não dizem respeito à instituição.

Senado X Governo
Na avaliação do jornalista Gerson Camarotti, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, age sempre de maneira dúbia ao se posicionar no relacionamento com o Senado Federal, aumentando o tensionamento entre os poderes.

Crescimento do PSD
Para o cientista político Sérgio Fausto, o PSD, comandado nacionalmente pelo presidente Gilberto Kassab, deverá ser o grande vitorioso na quantidade de prefeitos e vereadores eleitos no pleito deste ano. “E um partido que não tem radicalismo político e disseminação de ódio em suas bandeiras”.